O que é psicologia das cores e como aplicar no marketing?
Compreender a psicologia das cores é essencial para artistas, designers, profissionais de marketing, estilistas e todos os profissionais que traba...
Compreender a psicologia das cores é essencial para artistas, designers, profissionais de marketing, estilistas e todos os profissionais que trabalham com produtos e serviços visuais. Em essência, a psicologia das cores pode ser definida como um estudo que contempla os significados e efeitos que as cores podem provocar no cérebro humano.
Se você já ouviu algo como “azul transmite tranquilidade” ou “amarelo remete a prosperidade e dinheiro”, saiba que essas apostas fazem muito sentido e, mais do que isso, as cores podem repelir, aproximar, despertar sensações e até mesmo influenciar no desejo de compra de um produto.
Não é à toa que especialistas renomados na área do marketing como Neil Patel afirmam, a partir de pesquisas, que a cor representa 85% do motivo pelo qual o consumidor faz uma compra. Curioso não é mesmo?!
Se você quer se aprofundar mais no conceito de psicologia das cores e aprender como aplicá-la no marketing, este artigo é para você. Nas próximas linhas, vamos trazer um resumo com as informações mais relevantes. Leia mais!
O que é psicologia das cores?
Psicologia das Cores é um conceito que compreende diversos estudos e análises sobre a influência das cores na percepção humana. Assim como existe a Teoria de Gestalt que traz ensinamentos sobre o logotipo, existem pesquisas muito relevantes sobre as cores que começaram entre os séculos XVII e XVIII e duram até hoje.
Isaac Newton, cientista renomado na história, é um dos nomes envolvidos no assunto, já que ele ficou conhecido pela descoberta de vários tons após fazer o experimento da passagem da luz branca por um prisma. Além dele, outros estudiosos como Goethe se destacam no assunto.
O cientista e escritor alemão publicou a Teoria das Cores em 1810 (são mais de 200 anos) e um dos marcos das suas investigações foi ter sempre defendido que as cores provocam efeitos sensoriais diferentes em cada pessoa.
De lá pra cá, vários acadêmicos, artistas e pesquisadores refletem sobre o assunto e, naturalmente, existem visões distintas e complementares sobre a Psicologia das Cores, mas há uma visão unânime neste contexto: o significado das cores pode ser mais complexo do que se imagina.
No livro “A Psicologia das Cores: como as cores afetam a razão e emoção”, a psicóloga Eva Heller traz um resgate completo sobre como as cores se relacionam com os sentimentos, percepções, sensações e desejos humanos.
Além da bagagem teórica, a autora entrevistou 2 mil pessoas na Alemanha para melhor compreensão dos significados das cores. Separamos abaixo conclusões bem interessantes da obra que, por sinal, também dialogam com outras referências sobre o impacto da psicologia das cores. Confira!
- A cor vermelha é associada a sentimentos de amor e paixão. Detalhe: há 105 tons de vermelho;
- Tons como azul, verde, vermelho, preto e amarelo estão na lista das cores preferidas de muitas pessoas;
- O significado das cores é diverso. Há tons que remetem desde paz até mesmo a cor do amor secreto e da velhice;
- Existem cores específicas para cada tipo de sofrimento.
Fez sentido para você? Pare e pense um pouco. Alguma vez na vida, você associou uma cor a algo ruim ou a uma sensação muito boa? Já esteve em um local que remetia a um determinado sentimento por causa da cor? Como você escolhe as cores das suas roupas?
Responder essa pergunta não é algo simples, até porque cada ser humano tem percepções muito particulares e pode sentir de um jeito diferenciado. Porém, a psicologia das cores lança luz sobre uma nova perspectiva para trabalhar com produtos, campanhas, materiais e ações a partir do significado das cores e dos seus impactos subjetivos.
Por que esse estudo é importante para o marketing?
Já deu para entender que as cores podem ter relação com a nossa tomada de decisões, certo? E o que é o marketing senão um método para influenciar o público-alvo a tomar a decisão de compra?
Bons estrategistas de marketing sabem disso muito bem e, na hora de aprovar uma campanha, avaliam também a relação de cores e tons que fazem parte da mensagem visual atrelada ao produto ou serviço que está sendo vendido.
Com base em dados, estudos e levantamentos, é possível entender a relação entre as cores e as mensagens que se deseja passar. É por isso que uma campanha de sabonetes para bebês, por exemplo, pode ser feita usando tons pastéis de cores como azul, rosa, verde e amarelo. É muito improvável que você encontre um produto desse tipo sendo divulgado em tons escuros de preto e roxo, por exemplo.
Sempre que você se deparar com um anúncio visual, observe a paleta de cores que foi escolhida e veja como as marcas concorrentes podem usar tons semelhantes.
Como aplicar a Psicologia das Cores no marketing?
Evidências científicas não nos deixam mentir: as cores compõem os fatores decisivos para escolha de um produto. Satyendra Sigh, pesquisadora da Universidade de Winnipeg, chegou a algumas conclusões por meio de seus estudos sobre a psicologia das cores:
- O consumidor toma a decisão de compra nos primeiros 90 segundos após interagir com o produto*;
- Há outros aspectos que interferem na conversão, mas para uma parcela dos clientes (entre 62% e 90%), o julgamento de um produto é feito a partir da cor.
Diante disso: é: como aplicar a psicologia das cores no marketing a fim de despertar o amor dos futuros clientes à primeira vista? Não temos uma receita de bolo para você, mas separamos algumas dicas matadoras que vão te ajudar a elaborar estratégias com grandes chances de sucesso. Atenção nos tópicos a seguir!
1. Avalie a performance das cores e escolha a que mais agrada
Você não deve escolher uma cor somente porque ela é bonita. É importante conhecer o significado das cores, a conexão dos tons com a identidade visual que representa a sua marca e escolher as que provocam as melhores reações do seu público.
Em materiais como landing pages ou em uma estrutura de e-mail marketing, por exemplo, é essencial realizar testes A/B e avaliar os resultados. Na prática, estes testes permitem que você monte sua estratégia de marketing com mais de uma opção de formato, conteúdo, layout e, no caso dos botões ou CTAS, texto e escolha da cor.
2. Trabalhe com uma paleta de cores que remetem à sua marca
A escolha de uma cor é muito importante para a construção do branding de uma empresa. Pense um pouco: quando você se lembra de marcas famosas como a rede de Fast Food Mcdonald 's, quais são as cores que você lembra? É provável que ao fazer esse exercício, a recordação não seja apenas da composição cromática que mescla o vermelho e amarelo como a imagem do logotipo também esteja nítida na sua cabeça!
Acertamos, né? Se você refletir um pouco mais sobre outras marcas globais, vai notar que todas elas, independente do segmento, usam as cores de forma estratégica. Afinal, mais do que o significado comum, a paleta cromática de uma marca reforça as lembranças da empresa, além de gerar uma conexão emocional com as pessoas.
3. Considere a experiência do usuário
Além de entender o significado das cores, outra estratégia de marketing simples e eficiente é utilizá-las para destacar informações importantes nos materiais de comunicação e ações da sua marca.
Considerar a experiência do usuário é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing e para a própria associação dos consumidores a sensações boas. Vamos para um exemplo prático? Se você vai construir um e-mail marketing para sua marca, por exemplo, vale redobrar a atenção aos seguintes cuidados:
- Priorize cores que facilitam a leitura e a tornam menos cansativa;
- Entenda quais são as cores preferidas da persona do seu negócio;
- Nada de colocar cores que dificultam a leitura;
- Atenção para tons agressivos: há cores que literalmente fazem os olhos doerem;
- Se tiver dúvidas, use e faça testes.
Captar a atenção do usuário não é uma tarefa fácil em meio ao universo de conteúdos da internet, mas ao seguir essas dicas você pode tornar a experiência do usuário mais gostosa e influenciar suas ações de forma positiva.
4. Pesquise sobre cores que convertem e avalie seu público
Independente da técnica de marketing escolhida, bons profissionais de marketing sabem que conhecer os hábitos e preferências da persona do negócio já é metade do caminho na conversão. Para a sua alegria, há estudiosos que os relacionam à psicologia das cores.
Uma pesquisa da Quick Sprout sobre o assunto traz revelações importantes sobre a relação da psicologia das cores aplicada ao marketing. São elas:
- Anúncios de mídia paga com cores diversas performam melhor do que versões em preto e branco;
- Para 89% dos clientes, a cor é associada a uma marca;
- Há diferenças na interpretação do significado das cores por parte de homens e mulheres. Mulheres associam azul, roxo e verde aos tons preferidos enquanto homens preferem verde e preto, por exemplo;
- Compreender o significado das cores é algo que literalmente pode mudar sua estratégia;
- Testes A/B são super necessários. Uma cor diferente no CTA pode alterar de forma significativa a taxa de cliques e conversões.
Para cada nicho, produto à venda ou estratégia, há alterações nos fatores que podem provocar uma desistência ou potencializar a chance de conversão de um material de marketing por causa das paletas de cores. Por isso, fica a dica: faça testes sempre para avaliar o que dá certo e o que precisa melhorar!
Entendendo o significado das cores
Desde o início do artigo, estamos reforçando que o significado das cores pode ser profundo. Não vamos falar sobre cada um deles aqui, até porque cada cor pode ter múltiplos tons, mas selecionamos algumas cores e seus significados para que você entenda a amplitude deste significado na prática.
Azul
Frequentemente, o azul é associado a sentimentos como tranquilidade e paz. Na interpretação de "Psicologia das Cores”, Eva Heller define o azul como uma cor que transmite um ar de intelectualidade, inteligência e concentração.
O azul também é considerado um tom mais frio e, portanto, contrasta com cores muito vibrantes e apaixonantes. Há muitas tonalidades de azul e os artistas impressionistas costumavam usá-los bastante em suas obras de arte.
Vermelho
O vermelho é uma cor marcante. Daquelas que chamam atenção e provocam a intensidade. Não é por acaso que a cor vermelha é associada à cor de todas as paixões, do perigo e do poder. Pare e pense na figura de reis e pessoas com alto poder de influência e hierarquia na sociedade: é comum elas usarem vermelho, certo? Há variações do significado de acordo com o tom. Estima-se que existam, no mínimo, 105 variações de vermelho. São muitas subjetividades envolvidas, pode apostar!
Amarelo
Quando se trata da análise do amarelo, o significado das cores pode ter bastante diversidade. Há quem diga que o amarelo representa otimismo e prosperidade, enquanto outros estudiosos defendem que o tom é contraditório e dependendo da tonalidade, a interpretação pode ser de contradição e ciúmes.
Laranja
O laranja é uma cor com personalidade. Exótica, penetrante e forte. Costuma transmitir bastante energia, entusiasmo e sentimentos de recreação.
Violeta
A cor violeta ou púrpura é muito associada ao feminino, aos sentimentos de magia, ao movimento feminista e ao movimento LGBTQIA+. É uma cor que traz consigo muitos significados que vão do poder à beleza.
A psicologia das cores aplicada ao marketing e vendas
Conhecer a teoria por trás da psicologia das cores é importante para, a partir disso, conseguir criar estratégias para conquistar a confiança do público e, claro, elaborar uma boa campanha de marketing e vendas.
Para que um negócio faça sucesso, é preciso caprichar em todos os aspectos, desde o branding. Criar uma linguagem visual que tenha a ver com a personalidade da marca e que consiga captar a atenção do público é fundamental.
É preciso fazer e responder algumas perguntas básicas para saber como usar as cores a seu favor:
- Qual é a imagem que a sua marca deseja passar?
- Quem é seu público-alvo?
- Seu produto/serviço é algo luxuoso, simples, criativo?
Analisar esses aspectos é o básico para criar boas estratégias de implementação no mercado. Aproveite para observar as campanhas e o comportamento dos seus concorrentes — veja quais peças fizeram sucesso e quais foram menos notadas.
A escolha das cores para o seu negócio, aliada à mensagem principal da sua marca, precisa falar com o público mesmo em uma imagem sem qualquer tipo de texto. Você consegue fazer isso?
Escolha as cores que mais afetam o emocional do seu público. Estude estratégias de marketing e se esforce para que sua identidade visual esteja presente no imaginário das pessoas.
Qual é a cor certa para um e-commerce?
As lojas virtuais têm vantagens interessantes para o empresário, como a facilidade de gerenciar estoques, a agilidade na compra e no pagamento, a quantidade de produtos que podem ser oferecidos e por aí vai.
Seu e-commerce deve ser atraente e trabalhar com as cores de acordo com o nicho principal. Dados divulgados pelo Quick Sprout mostram, por exemplo, que uma marca consegue 80% a mais de reconhecimento no mercado quando escolhe as cores corretas.
As cores que fazem menos sucesso com o público feminino são cinza, laranja e marrom, e as cores que os homens gostam menos são marrom, roxo e laranja.
Há também as cores que têm relação com o valor dos produtos. Preto e roxo, por exemplo, estão associadas com itens de luxo. O laranja, por outro lado, faz lembrar produtos mais em conta.
No quesito sentimentos, sabe-se que o cinza costuma despertar sensações negativas, como solidão e tristeza, e que o marrom causa aborrecimento em quem vê.
A cor ideal para um e-commerce depende, portanto, do tipo de produto ou serviço vendido e, claro, do público da marca. Leve em consideração as informações acima na hora de pensar em sua paleta!
Conclusão
Esperamos que ao longo deste artigo, você tenha entendido um pouco mais sobre a Psicologia das Cores. Escolher os tons certos e transmitir mensagens que condizem com a sua marca ou campanha é um desafio, mas ao aprender sobre o significado das cores e seus impactos na mente humana, você terá muito mais chances de acertar na estratégia de comunicação da sua marca.
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