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5 tendências de e-mail marketing que você deve seguir em 2019

Os últimos dois anos foram marcados, de certa forma, por uma redescoberta do uso do e-mail marketing como uma poderosa ferramenta de comunicação...

Por Francis Trauer - Dia 12 de Mar de 2019 às 12:03

Os últimos dois anos foram marcados, de certa forma, por uma redescoberta do uso do e-mail marketing como uma poderosa ferramenta de comunicação. As tendências de e-mail marketing não deixam dúvidas.

Contudo frente a algoritmos de redes sociais que resultam em entregas cada vez menores, sua efetividade passou a ser vista com bons olhos por um número maior de pessoas. Por essa razão, repensar não apenas o conteúdo, mas a maneira como você faz seus disparos e impacta os consumidores é o melhor caminho para garantir a máxima eficácia no uso dessa poderosa ferramenta.

1. Personalização ainda é o melhor caminho

O uso de tecnologias de inteligência artificial é apenas uma entre as muitas possibilidades de personalização de newsletters. É preciso entender quais são as necessidades de cada consumidor e pensar em ofertas ou conteúdos que sejam relevantes para cada perfil de navegação.

Lembre-se: apenas o disparo das mensagens deve ser feito de um só vez. Quando se trata de conteúdo, a personalização das mensagens é a forma mais efetiva de se conseguir bons resultados. E quando falamos de personalização não é colocar apenas o nome do consumidor no topo da página: é oferecer a ele algo que realmente seja relevante.

2. Mobile first: celulares estão se tornando mais efetivos

Em qual dispositivo os seus consumidores abrirão uma newsletter e de que maneira eles eventualmente concluirão uma compra? Em termos de audiência, hoje podemos dizer que o mundo é “mobile first”, com o maior volume de acessos vindo de dispositivos móveis e não de PCs ou notebooks.

Mulher lendo e-mails pelo celular.

Contudo, quando se trata de conversão, a vantagem ainda é dos PCs, embora essa diferença seja cada vez menor. Portanto, já é mais do fundamental pensar nas interações que o seu consumidor fará a partir do momento que clicar em seus links. Ele cairá em um ambiente preparado para atendê-lo no mobile?

3. Conteúdo interativo segue como grande aposta

E-mails que contenham jogos, quizzes, carrosséis de imagem ou simplesmente elementos interativos que despertem no usuário o interesse em clicar na mensagem têm mais chance de conversão. Obviamente, convém não abusar desses recursos, sob a pena de desviar demais a atenção.

Entretanto, já está mais do que comprovado que uma das melhores maneiras de proporcionar um maior engajamento é por meio de ações animadas. Esse tipo de recurso independe do seu objetivo final: pode ser para aumentar as vendas, para aumentar as taxas de retenção ou simplesmente para educar o seu público. Abrace a interatividade e veja os resultados aparecerem.

4. Prefira qualidade do que quantidade

Há empresas que tem a estratégia de enviar e-mail marketing com uma frequência alta, enquanto outras preferem elaborar mais o conteúdo para enviá-lo somente uma vez por semana. Independentemente da sua escolha, tenha em mente que quantidade não é sinônimo de qualidade e, invariavelmente, peças mais elaboradas trazem melhores resultados.

Estrada com a palavra "qualidade" em inglês e uma flecha apotando para frente, apontando a direção de e-mails de qualidade.

Não é a quantidade de e-mails enviados que fará a diferença, mas sim a qualidade do seu mailing. Crie políticas rígidas de segmentação para garantir os melhores resultados. Há muitas empresas que apostam no descuido dos usuários para optar por receber um e-mail marketing e, assim, ampliar numericamente a base.

Contudo, na prática, os melhores resultados costumam vir mesmo daqueles mailings nos quais os usuários ativamente se mostraram dispostos a receber o conteúdo.

5. Aposte em programas de fidelidade para conquistar usuários

Os programas de fidelidade já são uma realidade no mercado há muitos anos, mas cada vez mais eles estão ganhando sofisticação. Eles são a melhor maneira de coletar dados dos usuários – inclusive informações cada vez mais refinadas. Conhecendo melhor o comportamento dos seus consumidores, passa a ser possível oferecer ofertas e produtos com mais assertividade.

Um bom grupo de usuários inscritos sob a bandeira de programas de fidelidade pode garantir e-mails com índices mais alto de abertura e conversão. Trate-os como um grupo seleto de usuários, novamente não primando aqui pela quantidade pura e simplesmente, mas pela qualidade do cadastro.

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