Design

Pantone anuncia a paleta de cores de 2021: Ultimate Gray e Illuminating

Finalmente, a paleta de cores pantone 2021 foi revelada: Ultimate Gray e Illuminating. Os tons escolhidos pelo Pantone Color Institute ganharam ate...

Por Francis Trauer - Dia 03 de Dec de 2020 às 00:12

Finalmente, a paleta de cores pantone 2021 foi revelada: Ultimate Gray e Illuminating. Os tons escolhidos pelo Pantone Color Institute ganharam atenção e destaque, afinal, são tons raramente selecionados para representar um ano.

Em entrevista ao jornal The New York Times, a vice-presidente da organização, Laurie Pressman explica que a escolha tem um simbolismo muito forte diante de um ano tão atípico, marcado por episódios históricos mundiais. As cores representam força, otimismo, esperança e bons sentimentos para 2021.

Não é à toa que nas palavras de Laurie, a divulgação foi marcada pela seguinte fala: “Todos nós percebemos que não podemos fazer isso sozinhos. Todos nós temos uma compreensão mais profunda de como precisamos uns dos outros e de apoio emocional e esperança”, destacou.

A paleta de cores Pantone 2021 tem uma composição especial já que são cores diferentes que unidas formam uma combinação ímpar. Quer saber mais sobre como essas tendências vão refletir na comunicação, no design e nas tendências visuais para a nova década? Continue lendo e saiba mais!

Paleta de cores Pantone 2021: uma combinação poderosa

A visão dos especialistas, sobretudo artistas e designers sobre a paleta de cores Pantone 2021 é unânime: são combinações poderosas. Separadas, as duas cores possuem significados distintos e potencial para diferentes combinações em paletas e elementos.

No entanto, a união dos tons cinza e amarelo é envolvente, vibrante e proporciona esse sentimento de força e positividade. O amarelo iluminado é uma cor alegre e bastante viva. O cinza, por sua vez, é mais discreto e versátil, porém não menos sofisticado.

A combinação das duas paletas é poderosa e, ao que tudo indica, vão inspirar várias criações  bastante simbólicas intuitivas, além de inspirar novos conceitos, regeneração e outros insights.

Paleta de cores Pantone 2021: quais são?

As cores do ano são Ultimate Gray (17-5104) e Iluminating (13-0647), mas o Pantone Color Institute criou 5 paletas de cores a partir destes tons. Você sabia? A temática da natureza e seus elementos foi uma grande inspiração para esta aposta que inspira as mais diversas tendências em áreas como:

  • Decoração;
  • Comunicação;
  • Design;
  • Moda;
  • Publicidade;
  • Mobiliário e muito mais.

Vale destacar que a escolha da paleta de cores da pantone é fruto de um processo bastante cuidadoso. Os especialistas da Pantone estudam tendências, influências de cores e áreas como design, além de aspectos socioculturais e demográficos. 

A seleção é bastante impactada pelos conhecimentos globais, pelas plataformas e redes sociais e pelas tendências que surgem nestes ambientes. Essas análises são feitas por um período de 24 meses, a nível mundial. A escolha das cores é feita anualmente. 

Afinal, além do cinza e do amarelo, quais são as paletas de cores da Pantone para 2021? Segundo o instituto, foram criadas cinco paletas exclusivas, com harmonias relacionadas a cada tema ou mood (termo bastante comum entre os apaixonados pelo Instagram). Quer saber mais sobre a paleta? Confira abaixo!

Aviary

paleta Aviary

A primeira paleta de cores chama-se Aviary e traz consigo cores animadas e vibrantes. Os elementos da natureza estão muito presentes na harmonia destas cores, sobretudo porque os tons lembram penas de alguns pássaros como o marcante pavão. Confira os tons e as harmonizações a seguir.

paleta Aviary

Enlightenment

Em um misto de juventude e inovação, o tema Enlightment, ou, em português, iluminação, destaca bastante o amarelo iluminado e novas percepções a partir dele como o metálico prateado e o Lead Crystal.

paleta Enlightenment

Cada tom tem uma harmonia cromática proporcional, o que dá um toque muito especial para a paleta. 

paleta Enlightenment

Intrigue

paleta Intrigue

Assim como a paleta Aviary, a paleta de cores Intrigue é quente e cativante. Os tons nascem a partir da fusão de várias influências que juntas proporcionam bastante intensidade e confiança para a composição cromática. O cinza é brilhante e o amarelo reflete a intensidade da luz solar.

paleta Intrigue

Orbital

paleta Orbital

Os detalhes cintilantes desta paleta de cores lembram o espaço e as galáxias. São cores vivas, brilhantes, fervorosas e bastante sofisticadas. Tons que podem ser muito utilizados na moda e nas artes em geral.

paleta Orbital

Sun and Shadow

Sun and Shadow em tradução livre significa sol e sombra. Existe dupla mais simbólica para representar a principal dupla da paleta de cores Pantone 2021? É provável que não!

paleta Sun and Shadow

Novamente, precisamos reforçar que a cor Illuminating, de fato traz força, positividade e muitos raios de esperança. O cinza por sua vez, traz beleza, positividade e soma forças nesta beleza singular de uma paleta composta por tons terrosos.

paleta sun and Shadow

Após conhecer as cores de 2021, pare e pense: você já tem sua paleta preferida? Se você está buscando inspirações para trabalhar com as cores do ano, continue lendo esse artigo!

Tendências com a paleta de cores da Pantone, segundo o Pinterest

Não há como falar de tendências em recorrer ao Pinterest, umas das principais redes sociais do mundo que reúne inspirações e ideias criativas para os mais diversos nichos.

Quer saber mais sobre a aplicação do amarelo iluminado e do cinza que compõem a principal paleta de cores Pantone 2021? Separamos algumas fotos que dizem bastante por si só. Veja:

ARQUITETURA

cor do ano na ARQUITETURA

DECORAÇÃO

cor do ano na Decoração

MODA

cor do ano na moda

DESIGN

cor do ano no design

Como usar as cores da Pantone

Afinal, como usar a paleta de cores da Pantone 2021? De que forma aplicá-las no universo do marketing digital ou design gráfico, por exemplo? Vale lembrar que muito mais do que uma escala de cores, os tons da Pantone são muito difundidos e usados pela indústria gráfica. Se os sistemas CMYK e RGB estão no seu dia a dia, fica mais fácil compreender.

Para quem deseja usar as inspirações da empresa e aplicar nos materiais do dia a dia, é possível, inclusive, vincular as cores Pantone a softwares de criação e edição que fazem parte do pacote Adobe, por exemplo.

Para usar as cores em alguma inovação, lançamento ou arte da sua marca, pense nos conceitos, no propósito e no que deseja transmitir. Ao longo deste conteúdo, você percebeu o quanto as novas cores para 2021 estão atreladas a um significado de esperança, né? Fica a dica!

...

Dúvidas sobre como usar as tendências da Pantone em produtos e materiais da sua marca? Converse com os especialistas da Nerdweb. Será um prazer te ajudar!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.