E-commerce

Como garantir segurança dos usuários em seu e-commerce?

Confira algumas ações essenciais para proteger os dados transacionados online e evitar que pessoas mal-intencionadas comprometam a segurança do seu negócio.

Por Nerdweb - Dia 11 de Fevereiro de 2020 às 00:02

Investir na segurança de dados do seu e-commerce é proporcionar aos consumidores a garantia de que as informações transacionadas online não serão utilizadas para outros fins. Porém, ainda há muitas empresas que não se atentam a essas especificações técnicas e colocam em risco a sua própria reputação.

Ao desenvolver um site, é preciso pensar em itens que vão além da usabilidade. Refletir sobre questões de segurança é um dos objetivos do Dia da Internet Segura, celebrado em 11 de fevereiro. A ideia é que todos os gestores de e-commerce, desenvolvedores de sites e mesmo os consumidores tenham ciência de quais são as boas práticas de segurança no comércio eletrônico.

Utilize certificados SSL

SSL é uma sigla para Secure Sockets Layer. Trata-se de uma tecnologia de criptografia que permite adicionar uma camada de segurança aos dados transacionados. Todo site de e-commerce deve ter esse tipo de certificado, especialmente nas páginas relacionadas aos pagamentos.

Do ponto de vista do consumidor, a recomendação é não inserir os seus dados pessoais, em hipótese alguma, em sites que não possuam certificados SSL. Para conferir se uma página conta com essa tecnologia, basta checar se a URL é iniciada por “https” e se há um ícone de um cadeado verde na barra de navegação.  

Mantenha o CMS e os plugins sempre atualizados

Atualizações de segurança existem não por acaso. Para o administrador de um e-commerce, é fundamental se atentar a elas, sejam no CMS ou nos plugins. Sistemas atualizados dificultam a ação de crackers, que exploram falhas de segurança para invadir sites, interceptar transações e roubar dados.

Na Nerdweb, por exemplo, os clientes têm à sua disposição um CMS próprio, o que facilita a atualização constante. Lembre-se: investir em segurança nunca é demais e quando se trata de compras online os clientes dão preferência para os sites que se mostram mais seguros. Uma falha que exponha os dados dos seus consumidores pode provocar danos irreversíveis para a reputação da sua empresa.

Deixe clara a política de compras, pagamentos e devoluções

Quanto mais informações o seu site fornece para o consumidor, mais seguro ele se sente para seguir adiante com as compras. Dessa forma, formule políticas de compras, de pagamentos e devoluções e deixa-as em um link de fácil localização. De preferência, o consumidor deve poder acessar essas informações a partir de qualquer página.

Quando isso acontece, aumenta a percepção de segurança dos clientes. Mais do que listar as suas políticas, instrua os seus atendentes para que sigam as normas impostas. Disponibilize também informações essenciais sobre a sua empresa, como endereço físico, CNPJ e telefones de contato.

Inclua um sistema de avaliação e reviews

A sua empresa deve ser transparente com os clientes e permitir que eles expressem a opinião sobre um produto após a compra. Esse tipo de interação auxilia outros consumidores a formar um conceito não apenas sobre o produto em si, mas também sobre o relacionamento com a loja e os prazos de entrega.

É importante que você tenha em seu e-commerce um sistema de avaliação eficiente, mas prime pela qualidade ao invés da quantidade. Dê peso apenas a comentários e avaliações de clientes que realmente tenham efetuado uma compra. Se possível, faça um pós-venda entrando em contato com clientes que se mostrarem insatisfeitos.

Fique atento aos Termos de Privacidade e se adeque à LGPD

Por fim, a sua empresa deve se adequar à nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nos Termos de Privacidade, o consumidor deve saber claramente como serão utilizados os dados dele – e você deve cumprir à risca tudo aquilo que prometer. A nova legislação, que entra em vigor em 2020, prevê multas altas para quem comprometer a segurança das informações dos clientes.

A premissa é que os dados de um consumidor pertencem a ele e, para utilizá-los sua empresa precisa de autorização. Por essa razão, deixe claro para ele quais informações estão sendo capturadas, como elas serão utilizadas e por quanto tempo. Além disso, ofereça mecanismos para que o cliente possa revogar essas permissões a qualquer momento.

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O seu e-commerce oferece boas práticas que garantam a segurança dos consumidores? A equipe da Nerdweb conta com especialistas em criação e gerenciamento de sites adaptados às necessidades de cada cliente. Consulte-nos e descubra como é possível garantir mais segurança para todos no seu comércio eletrônico.

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