5 tendências de e-commerce para 2019
O e-commerce segue em franco crescimento no Brasil. Dados de Relatório Anual de E-Commerce no Brasil, publicado pela E-Commerce Foundation, aponta...
O e-commerce segue em franco crescimento no Brasil. Dados de Relatório Anual de E-Commerce no Brasil, publicado pela E-Commerce Foundation, apontam tendências claras de aumento no volume de vendas e no número de usuários que se utilizam desse meio para as suas compras.
A penetração da internet no Brasil aumentou de 68% para 74% entre 2017 e 2018. Nesse período, a receita de e-commerce no país saltou para US$ 21 bilhões, numa estimativa que pelo menos 60 milhões dos 210 milhões de habitantes do país tenham feito compras online em algum momento. Chama a atenção o uso de smartphones – que já representam 25% das compras.
Abaixo, listamos algumas das tendências para 2019, apontadas pelos especialistas de marketing digital como os principais fatores a serem observados pelos empresários e profissionais que atuam diretamente nesse segmento.
1. Vendas via redes sociais devem aumentar
O Facebook é a rede social com maior alcance no Brasil, chegando a 61% da população. Em seguida vêm o Instagram e o Twitter, com 7% cada. Todas elas devem estar no seu radar para 2019. Uma das tendências para o ano é o crescimento das vendas geradas a partir de links postados em redes sociais.
O impacto é ainda maior para as pequenas e médias empresas. Um bom plano de comunicação permite transformar marcas desconhecidas em influenciadoras digitais poderosas, com um investimento relativamente baixo. Encontrar o tom certo para se comunicar com o público e interagir verdadeiramente com os seus consumidores são as principais portas de entrada para aumentar as vendas.
2. Aprende a reter seus consumidores
Se você pesquisar dicas na internet sobre como vender mais online, é bem possível que você encontre centenas de textos com sugestões bastante úteis. Esse é um tema muito debatido pelos especialistas e há um amplo leque de estratégias que podem ser adotadas. Porém, pouco se fala sobre a retenção de consumidores, ou seja, com manter por perto aqueles que já foram atraídos para as suas redes.
É justamente essa uma das tendências de 2019: observar quais são os mecanismos mais eficientes para fazer com que o consumidor esteja mais tempo em contato com as informações que sua empresa publica. Programas de fidelidade, ofertas diferenciadas, newsletters personalizadas e canais de diálogo constantemente abertos com os clientes são pontos fundamentais para melhorar seus índices nesse quesito.
3. Aprimore o check-out via smartphones
Não é de hoje que a presença dos smartphones tem se tornado mais relevante na internet. Responsáveis pela maior parcela no volume de acesso dos sites, os celulares no Brasil respondem por 25% das compras online – e o número segue crescendo. Isso significa que uma a cada quatro compras é fechada pelo smartphone.
O grande problema é que muitas lojas ainda não têm sites preparados para isso. Embora ofereçam boas experiências via desktop, ainda não contam com uma interface tão amigável quando se trata de finalizar uma compra pelo celular. O resultado é que muitos desistem no meio do caminho. Nunca fez tanto sentido pensar em desenvolvimento “mobile first” como agora. Invista nesse quesito e garanta a melhor experiência possível.
4. Experiência de usuário customizada
Não basta ter uma boa interface, produtos atrativos e ofertas interessantes: é preciso entregar ao consumidor aquilo que ele espera. Porém, como fazer isso “em massa” se nenhum cliente é igual a outro? A personalização da comunicação nunca esteve tão em evidência como agora.
Usando big data e ferramentas de inteligência artificial, é possível ser mais assertivo em suas predições. Para isso, coletar informações relevantes dos clientes, cruzar dados e combiná-los com produtos com os quais eles realmente tenham algum tipo de afinidade é que fará a diferença. É possível diminuir o volume de comunicados e aumentar a conversão deles. Estude mais e dê tiros mais certeiros no alvo.
5. Omnichannel: com o cliente onde ele estiver
As empresas aprenderam a ser multicanal: estão presentes em lojas físicas, em loja online, via aplicativo no celular e nas redes sociais. Contudo, ainda há uma tendência muito grande de usar as plataformas sociais para direcionar o consumidor para uma das lojas. O usuário é coletado no Facebook e encaminhado para a loja virtual, por exemplo, para saber mais sobre os produtos.
A nova tendência é facilitar a conversão. E para isso, não é mais preciso “levar” o consumidor de um lado para outro. A venda pode – e deve – ser finalizada mesmo pela rede social. Seu cliente não precisa sair do Facebook e ir para sua loja para comprar algo: ele pode fazer tudo dentro do Facebook ou do Instagram.
Essa mudança de mentalidade é fundamental para compreender qual é o papel do e-commerce moderno: estar com o cliente, onde o cliente estiver, e não apenas estar onde o cliente estiver para levá-lo para outros lugares.
Tenha bem claro em mente esse conceito na hora de conversar com a sua equipe de marketing digital. Nós da agência Nerdweb estamos preparados para atender pequenas, médias e grandes empresas de todo o Brasil. Entre em contato!
Fonte: Repricer Express, ConnectPOS, CPC Strategy, PagBrasil e Power Retail
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