Criação de Logo: 5 princípios da Gestalt que devem ser considerados no design
Uma imagem vale mais do que mil palavras e os princípios da Gestalt podem provar isso. Na criação de logo ou em outro conteúdo visual, é funda...
Uma imagem vale mais do que mil palavras e os princípios da Gestalt podem provar isso. Na criação de logo ou em outro conteúdo visual, é fundamental estabelecer uma conexão com o receptor para que a mensagem transmitida tenha sucesso.
O que é Gestalt e quais são os princípios que devem ser considerados no design?
Neste artigo, vamos discorrer sobre o assunto para que você entenda o que é a teoria e como ela pode transformar a forma como sua empresa se comunica.
Seja em conteúdo visual por imagens, infográficos, e-books, peças gráficas ou no processo de criação de logo e identidade visual — a base para qualquer material — pensar na teoria de Gestalt, criada pelo psicólogo Max Wertheimer é entender como o cérebro humano funciona e qual é a forma mais interessante para atraí-lo.
A criação de logo é um exemplo muito claro do que pode chamar atenção do público de forma imediata.
Ao pensar em uma marca famosa como o McDonald’s, qual é a imagem que vem à sua mente? Além da rede de fast food, vale fazer um exercício com outras empresas e serviços.
Por que uma logo pode funcionar melhor do que outra? Quais são as melhores cores e formatos para utilizar em uma peça? Para responder esses questionamentos, separamos 5 princípios da Gestalt que devem ser considerados no design.
Criação de logo x princípios de Gestalt
Não há como falar dos princípios de Gestalt sem entender o que diz essa teoria. Com origem alemã, a palavra Gestalt quer dizer figura ou forma.
Em 1920, Berlim efervescia com o movimento da Psicologia da Gestalt que tinha como principal objetivo analisar o processo da percepção humana.
Ou seja, a psicologia é uma área que ajuda os criativos a entenderem o que influencia a decisão de uma compra, o que atrai, o que repele ou quais são os sentimentos e efeitos que um conteúdo visual pode despertar.
Por isso, o processo de criação de logo e outros materiais fica mais assertivo a partir dessa teoria. Os princípios Gestalt que podem ser considerados no design são:
- Proximidade.
- Similaridade;
- Fechamento;
- Continuidade;
- Simplicidade.
Lei de Prägnanz: o que é e qual é a relação com Gestalt?
Do alemão, Prägnanz significa “boa figura”. Essencialmente, essa lei afirma que todos os objetos e figuras são vistos da forma que enxergamos porque foram confeccionados de forma harmoniosa.
No entanto, se pegarmos uma lupa e observamos de perto cada figura, logotipo ou outro objeto, é possível perceber que há várias formas, linhas e texturas que juntas compõem uma unidade.
Por isso, se uma figura gráfica é boa, certamente foi cumprida a lei de Pragnanz. E harmonia tem tudo a ver com os princípios de Gestalt que devem ser considerados no design.
Princípios Gestalt que devem ser considerados no design
Para que fique mais claro o que cada princípio representa. Veja os exemplos a seguir.
1. Proximidade
Entre os princípios Gestalt que devem ser considerados no design na criação de logo e outras peças gráficas é a proximidade. Segundo a teoria, elementos próximos criam uma sensação maior de harmonia e isso reforça a leitura no cérebro humano.
Imagem: 4ED
É por isso que profissionais que trabalham com design podem usar esse recurso para a criação de logo, identidade visual e tipografia. Veja um exemplo que traduz esse princípio:
Imagem: Logo Unilever
O logotipo da Unilever tem forma de U e apesar da diversidade dos elementos, o conjunto é harmonioso.
2. Similaridade
A similaridade é um dos princípios mais aplicados no design. Como o próprio nome diz, essa técnica consiste na união de elementos similares, em fatores como:
- Cor;
- Tamanho;
- Textura;
- Orientação;
- Fonte.
Imagem: 4ED
Quando os itens são agrupados, a criatividade pode ser melhor explorada em determinadas peças.
Imagem: Logo Red Bull
Em uma logotipo, por exemplo, a convergência entre o formato da ilustração ou símbolo e a fonte é algo que traz uma sensação visual mais agradável aos olhos do consumidor. Em uma imagem criada a partir de uma forma, é possível criar outras imagens de forma harmoniosa e isso chama atenção.
3. Fechamento
Você sabia que o nosso cérebro pode concluir formas, mesmo que elas estejam inacabadas? O fechamento é um dos princípios Gestalt que comprova essa afirmação.
Imagem: 4ED
Você não precisa ver todas os elementos para conseguir enxergar a peça inteira e isso ocorre por causa dos padrões sensoriais que formam a mente humana.
Imagem: Logo Carrefur
Você consegue ver a letra C?
Quando esse princípio é aplicado na criação de logo ou em outros conteúdos visuais, o resultado pode ser bem interessante.
4. Continuidade
O título é quase autoexplicativo. A continuidade é um sistema dentro dos princípios da Gestalt que afeta a percepção humana em relação à harmonia na visualização das linhas, formas, cores e planos.
Imagem: 4ED
Exemplo: ao visualizar uma logo, você provavelmente não perceberá as linhas fechadas e formas que a compõem. A tendência é enxergar a sequência de cores e a composição de modo ininterrupto.
Imagem: Logo Amazon
Isso só acontece quando a peça criada tem uma boa continuidade. É importante destacar que tanto a sequência segue uma linha de fluidez visual neste caso.
5. Simplicidade
Por fim, a lei da simplicidade diz que independente da forma, todo estímulo visual de uma peça é identificado a partir do elemento mais simples.
Imagem: A mente Maravilhosa
Ao visualizar um banner que destaca o desenho de uma casa, por exemplo, é natural que o receptor veja o todo primeiro em vez dos detalhes como os vidros de uma janela ou a maçaneta de uma porta.
O mesmo princípio defende que as figuras mais complexas precisam de um tempo maior para análise do receptor.
Agora que você já conhece os 5 princípios da Gestalt que devem ser considerados no design, é possível recapitular uma das reflexões iniciais do artigo. Por que uma logo pode funcionar melhor do que a outra? Quais são as melhores cores, formatos e elementos para destacar em uma peça?
Ao usar a lei da simplicidade para criar uma logo, por exemplo, o designer pode fazer uma combinação mais criativa dos objetos (ícones, letras, formas e desenhos) sem “poluir” a peça e chamar atenção por apresentar algo “fora da caixa”.
A proximidade e o agrupamento dos itens visuais com a tipografia facilitam a leitura de uma logotipo e isso é essencial para que uma marca seja fixada na cabeça do consumidor.
No caso da similaridade, a combinação de cores e elementos parecidos, de forma criativa chama atenção e ao mesmo tempo não deixa a peça “carregada”.
Por fim, são muitas possibilidades, mas conversar com um profissional de design é a melhor solução para entender as particularidades do seu projeto e aplicar o princípio da Gestalt mais estratégico.
...
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o universo do design gráfico? Acesse nosso blog e confira outros artigos. Aproveite também para tirar dúvidas com os especialistas da Nerdweb!
-
SEO03 de Dec de 2020
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing03 de Dec de 2020
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing03 de Dec de 2020
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO03 de Dec de 2020
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.