Marketing

Marketing de Nicho: como se tornar uma autoridade em seu negócio

Marketing de nicho ou marketing de segmento é um conceito que defende a personalização das estratégias de marketing com o objetivo de impactar ...

Por Francis Trauer - Dia 11 de Feb de 2021 às 00:02

Marketing de nicho ou marketing de segmento é um conceito que defende a personalização das estratégias de marketing com o objetivo de impactar um determinado público de forma direcionada.

Philip Kotler, um dos especialistas mais renomados do mundo na área de marketing, afirma em sua obra “Administração de marketing” que nicho é um grupo definido e limitado que busca um mix de benefícios diferenciados. Em outras palavras, os nichos são áreas mais especializadas e por isso,atraem um público fiel e não concorrem com as empresas que trabalham em um mercado mais geral e concorrido.

Pare e pense: se os nichos existem para atender as demandas específicas de um determinado público, é necessário dialogar com essa audiência de uma forma diferenciada. Esqueça tudo o que você já aprendeu sobre fórmulas mágicas de como conquistar qualquer cliente, pois o foco do marketing de nicho é outro: ter uma estratégia personalizada. 

Gostou da ideia? Continue lendo e entenda as vantagens práticas que o marketing de nicho pode trazer para sua empresa!

O que é marketing de nicho?

O marketing de nicho é um conceito que defende o uso das estratégias de marketing de forma direcionada para um público extremamente especializado, em áreas muito segmentadas. 

Você provavelmente já deve ter ouvido uma frase emblemática por aí que diz o seguinte: quem fala com todo mundo, não fala com ninguém. Sim ou não? Independente da resposta, saiba que essa máxima tem conexão total com a proposta do marketing de nicho. 

marketing de nicho

Ao contrário das estratégias de marketing generalistas, o marketing de nicho pode trazer mais resultados para o seu negócio. Sabe por quê? Listamos as principais características dessa estratégia:

  • O marketing de nicho é especializado, ou seja, conta com estratégias assertivas para alcançar quem procura pela sua solução;
  • O marketing de nicho tem como propósito gerar uma conexão próxima com as pessoas;
  • Empresas que trabalham com marketing de nicho investem em soluções diferenciadas para atender um público. Isso inclui a elaboração do produto, as estratégias de divulgação, o formato do atendimento, do suporte pós-venda, etc.

Em resumo: explorar o marketing de nicho a partir de um bom planejamento estratégico e conhecimento aprofundado e construção da persona (ou personas)  do seu negócio é parte do caminho das pedras para você conquistar autoridade no seu nicho de mercado.

Dessa forma, as estratégias de comunicação e relacionamento naturalmente dão mais retorno. Ou seja, fazer marketing de nicho é literalmente “falar a língua” do seu público

Exemplos de estratégias a partir do marketing de nicho

Para melhor compreensão do que é marketing de nicho, separamos alguns exemplos de estratégias que podem te inspirar a pensar nas suas futuras ações.

No Destro: uma loja virtual para canhotos

O grande diferencial do marketing de nicho é a concentração de todos os esforços necessários para atender as necessidades de um grupo de pessoas que não conseguiriam encontrar o produto ou serviço em uma loja comum.

A No Destro é uma loja virtual de objetos projetados especialmente para pessoas canhotas. 

Em entrevista à Veja SP, o fundador da empresa, Ricardo Silva, revelou que o empreendimento surgiu em 2015 com inspirações na vida real. Ele conviveu com uma pessoa próxima que era canhota e tinha dificuldades para descascar frutas, usar utensílios domésticos, entre outras situações e não encontrava produtos que facilitassem sua vida.

Se Kotler conhecesse o e-commerce No Destro, provavelmente ele diria que o empresário obteve êxito ao construir um negócio de nicho. De acordo com o “pai do marketing”, trabalhar com soluções especializadas é compreender que algumas pessoas possuem hábitos e necessidades diferentes e explorar isso com uma oferta que agrega valor à vida delas. 

Uma das consequências dessa poderosa combinação é a possibilidade de crescimento do negócio que atrai e fideliza clientes.

Alimentação especializada: marcas de comida para intolerantes a glúten

Você provavelmente conhece uma pessoa que não pode comer determinados alimentos e precisa de uma dieta diferente, certo? A intolerância ao glúten, por exemplo, é uma condição de saúde que causa a doença celíaca. 

As pessoas que são diagnosticadas com esse quadro não podem consumir pães, massas, doces e alimentos que possuem glúten que é um veneno para o organismo nessa situação - as pessoas podem sofrer com inflamações de intestino, incapacidade de absorção de nutrientes  e assim, desenvolver outras enfermidades como osteoporose, câncer, etc.

De olho neste cenário, cada vez mais surgem marcas que apostam na produção de alimentos saudáveis. O estudo Top 5 Trends in Health and Wellness, publicado pela Euromonitor International revela que a consolidação dos alimentos “Livres D” (sem glúten e lactose) é uma tendência que veio para ficar no mercado durante os próximos anos.

Você deve estar se perguntando sobre como esse exemplo pode se relacionar ao marketing de nicho, certo?  Essa é uma oportunidade para restaurantes e empresas alimentícias que apostam na alimentação saudável para atender esse público que não pode consumir industrializados.

Inclusive, existem serviços de assinatura de caixas de alimentos somente com produtos zero glúten e lactose, sabia? A Allps Alimentos é uma empresa que faz marketing de nicho e tem esse foco. Assista o vídeo e entenda:

 

Clubes de assinatura de livros

O setor literário é outro segmento com muitas possibilidades para explorar as estratégias de marketing de nicho. Assim como no exemplo anterior, o setor também está inovando atualmente e os clubes de assinatura mensal são cada vez mais usados para fidelizar os leitores e fazer o dinheiro girar neste nicho de mercado.

Um levantamento da Betalabs, divulgado no portal O Globo,  revela que houve um crescimento de 60% neste modelo de negócio em 2020 e os clubes de assinatura de livros estão entre os queridinhos dos consumidores.

Há 7 anos no mercado, a TAG- Experiências Literárias é uma das empresas mais lembradas quando o assunto é fazer marketing de nicho para leitores. A proposta do clube consiste no envio de caixas personalizadas para os leitores, com livros, mimos literários, marcadores de página e revistas. 

Mas, os atrativos não param por aí, já que o serviço também oferece ao assinante a opção de participar de uma comunidade literária virtual, com eventos exclusivos e outras surpresas personalizadas para quem ama ler. As ações estão dando certo, já atualmente são mais de 50 mil assinantes do clube, distribuídos em 2300 cidades segundo o site da TAG.

Como fazer marketing de nicho?

Gostou das inspirações? Agora é hora de colocar as mãos na massa e fazer marketing de nicho para o seu negócio, concorda. Veja algumas dicas que preparamos especialmente para te ajudar nessa jornada!

1. Antes de tudo, reflita sobre o propósito do seu negócio

O passo mais importante para ter sucesso no marketing de nicho é definir muito bem qual é a proposta do seu negócio. Como você pretende impactar a vida das pessoas? Por que seus produtos e serviços são direcionados para um público especializado?

Tudo isso precisa estar muito bem delineado para que as estratégias sejam construídas. Por isso, é essencial estudar sobre a sua empresa, as personas que você deseja atingir e realizar pesquisas de marketing aprofundadas.  Somente depois de tudo isso, é hora de usar as dicas de marketing digital dadas por especialistas para iniciar o trabalho de construção da identidade do seu negócio.

2. Estude as tendências de mercado e acompanhe as novidades

Empresas inovadoras estão em constante evolução. Com as mudanças do comportamento do consumidor, negócios que não aprendem com as transformações podem estagnar e perder espaço para concorrentes que analisam as demandas do momento e conseguem desenvolver um bom trabalho para se consolidar.

Você quer ser autoridade em seu negócio? A principal dica que podemos te dar é: estude muito. Busque referências de marketing de nicho, acompanhe as tendências de marketing digital, invista na qualidade da experiência do consumidor e você perceberá que terá muito mais ideias para tornar-se cada dia melhor.

3. Encontre o que você faz de melhor e mostre isso

Os clientes não se tornam fiéis quando você fala bem do seu produto, mas sim quando a sua marca de fato proporciona uma experiência incrível. No caso do marketing de nicho, precisa ser inesquecível, pois o consumidor espera encontrar na sua empresa o que ele não encontraria em qualquer negócio.

Gal Barradas, publicitária e empreendedora experiente, resume muito bem o espírito da coisa com uma frase apenas: “o consumidor tem disponibilidade para dialogar com marcas que ele percebe que o entendem”.

E como lidar com esse desafio? De que forma sua empresa pode tornar-se uma autoridade a partir do marketing de nicho? Não existe fórmula mágica. A construção da autoridade de uma marca é um trabalho atingível sim, mas com anos de dedicação e com uma estratégia integrada para entregar o melhor para o cliente. Você pode começar refletindo com pequenas ações como:

  • Ouça o seu cliente para entender do que ele precisa e como você pode ajudá-lo;
  • Trabalhe duro para ser referência no seu nicho (estudos, qualificações, parcerias especializadas são ações muito válidas);
  • Promova melhorias contínuas no seu produto;
  • Posicione-se a partir do seu nicho;
  • Invista em conteúdo relevante para seu público e promova ações educativas que atraiam as pessoas que você deseja atingir;
  • Estude sobre as tendências e mudanças do seu nicho de mercado para aperfeiçoar o negócio sempre.

Conte com a Nerdweb

Por fim, esperamos que esse artigo tenha sido útil para você compreender o potencial do marketing de nicho e como aplicar essa estratégia para seu negócio prosperar.

Se você nunca trabalhou com marketing especializado, fique tranquilo (a) pois todo mundo começa de algum lugar e refletir sobre os objetivos do seu negócio e ler conteúdos sobre esse assunto é um bom começo, sem dúvidas.

 

...

Dúvidas sobre a aplicação do marketing de nicho na sua empresa? Nós podemos te ajudar. Fale com a Nerdweb!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.