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7 dicas de marketing digital para sua empresa

Investir em  marketing digital para empresas é uma das necessidades mais latentes do momento que estamos vivendo, independente do porte ou segmen...

Por Francis Trauer - Dia 11 de Sep de 2020 às 00:09

Investir em  marketing digital para empresas é uma das necessidades mais latentes do momento que estamos vivendo, independente do porte ou segmento da empresa.

Nas palavras do especialista em inovação e transformação, Walter Longo, “a era pós digital é o futuro como um trem bala: basta um instante para que um vulto distante se transforme em uma força que atropela em alta velocidade”.

O que essa analogia tem a ver com meu negócio? De que forma a velocidade das coisas na internet afeta minha empresa? Por que traçar um plano de ação de marketing digital? Marketing digital  para empresas dá resultado mesmo?

Se você é empreendedor e se identifica com essas questões, saiba que esse artigo é para você. Separamos 6 dicas sobre o assunto que vão alavancar seu negócio. Confira!

1. Faça um planejamento de marketing digital

Marketing digital para empresas não é mágica. Boas estratégias partem de um planejamento estratégico.

Esqueça as receitas prontas. Nenhum especialista vai trazer o retorno das suas vendas em apenas 5 dias de marketing digital.  Tampouco, os profissionais do marketing vão trazer a fórmula milagrosa para que seu negócio sobreviva em tempos de pandemia com a internet.

Não desanime. A ideia aqui não é ser pessimista. Investir em marketing digital para empresas funciona e muito. As estatísticas não nos deixam mentir. 

Você sabia que 85% dos brasileiros fazem as compras pelo smartphone segundo um estudo da Opinion Box e Mobile Time?

Antes de definir o que funciona para sua marca, é preciso estudá-la e planejar o conjunto de ações que condizem com aspectos como:

  • A proposta da sua empresa;
  • A solução que o seu serviço/produto entrega ao consumidor;
  • A persona do seu negócio;
  • Os objetivos da empresa.

As estratégias de marketing digital não se limitam a pura e simples ‘divulgação’ de uma marca. É preciso acompanhar as tendências, estudar a concorrência e entender o que funciona melhor para o seu nicho de mercado.

É certo que em um momento de isolamento social, o planejamento estratégico precisa ser adaptado. 

Afinal, a forma de consumir, vender e se relacionar com as pessoas também mudou bastante e muitas empresas estão começando a entender a importância do marketing digital agora.

Segundo uma pesquisa da eMarketer, a expectativa é que os gastos com mídia digital por parte das empresas da América Latina aumentem em 5,0% para US$ 9,33 bilhões até o final do ano.

Em resumo: covid-19 trouxe à tona a necessidade dos negócios adaptarem suas formas de existir e sobreviver em meio à crise. 

Sua empresa está preparada para passar por esse novo momento? Se a resposta é não, calma. Temos dicas práticas para te ajudar a planejar os próximos passos a seguir.

2. Crie um site

Cerca de 100 bilhões de buscas são feitas no Google mensalmente. 

Desde o início da quarentena então, as buscas pela internet e respectivas compras por e-commerce aumentaram bastante. 

Com mais tempo em casa, os consumidores criam novos hábitos com a internet e se a sua empresa não tem um site, temos uma notícia para você: talvez ela não exista mais para o seu cliente, pelo menos neste momento que estamos enfrentando. 

De acordo com dados da pesquisa E-commerce Quality Index (EQI) de Preço e Disponibilidade de Estoque  — a primeira do Brasil que avalia a qualidade do e-commerce no Brasil — dentre as 7 categorias que monitoram cerca de 5.000 produtos em mais de 100 e-commerces do país, as prateleiras virtuais tiveram um aumento de 6.93% na ruptura da disponibilidade desde o início da pandemia.

Abaixo uma tabela que mostra mais detalhes sobre as compras realizadas por sites e lojas virtuais:

As variações de estoque continuam e a empresa responsável pela pesquisa criou uma plataforma na qual as marcas podem conferir os dados em tempo real.

Diante desse cenário, não há como fugir da criação de um site. Além de proporcionar credibilidade para sua empresa, um site é um canal que traz mais visibilidade para sua empresa e há diversas formas para divulgar seu site de forma inteligente.

3. Invista em SEO

Sabe aquele ditado clichê que diz que o que não é visto não é lembrado? Vale para o seu site e suas redes sociais. Ao criar um site ou loja virtual, você precisa investir em SEO para gerar tráfego e receber mais acessos nesse canal.

Quem se destaca na internet é quem aparece no Google e o SEO (Search Engine Optimization) é uma sigla que se refere a um conjunto de estratégias que devem ser realizadas para que o seu site seja rankeado no Google. 

Há mais de 200 fatores que influenciam como fazer a otimização dos sites, mas  contar com especialistas no assunto e uma boa estratégia de conteúdo e outras técnicas que dão resultado, você terá mais sucesso de ser encontrado por quem precisa da sua empresa. Fica a dica!

4. Ofereça conteúdo de valor ao seu público

Bill Gates disse uma vez que o conteúdo e rei e acredite: errado ele não está. Dados da Content Trends de 2019 revelam que mais de 97% das pessoas consome conteúdo online.

Ter um bom conteúdo é fundamental toda e qualquer estratégia de marketing digital para empresas por diversos aspectos. 

O marketing de conteúdo é um universo de possibilidades que renderia uma série de artigos como esse que você está lendo, mas fizemos uma lista com as principais vantagens de criar conteúdo para sua empresa:

  • Conteúdo de qualidade reforça a autoridade da sua empresa no nicho de mercado dela;
  • Investir em conteúdo de valor é algo que agrega valor à vida do seu público e ainda gera resultados, seja no aumento do tráfego do site, em mais visitas ao seu perfil, entre outras;
  • O marketing de conteúdo pode se encaixar em várias estratégias de comunicação da sua empresa em diferentes formatos (WhatsApp, e-mail, marketing, blog, redes sociais);
  • Com conteúdo relevante, seu site ganha autoridade e relevância para os mecanismos de busca;
  • O marketing de conteúdo pode ser usado para educar, ensinar, ajudar, vender, tirar dúvidas e muitos outros objetivos.

Em tempos nos quais, as pessoas passam mais horas conectadas, pare e pense no impacto de oferecer conteúdo de valor.

Uma das top 10 tendências do consumidor global de 2020 segundo a Euromonitor International é o conteúdo de valor. Os consumidores querem conteúdo autêntico, personalizado e acessível e desejam que as empresas e marcas forneçam isso de forma atraente e simples.

5. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Empresas cadastradas no Google Meu Negócio são encontradas com mais facilidade. Na prática, essa ferramenta permite que você crie um perfil detalhado da sua empresa com informações como:

  • Telefone;
  • Endereço;
  • Site;
  • Recomendações de clientes;
  • Fotos e muito mais.

O Google Meu Negócio funciona como um indexador dos comércios e por meio da geolocalização melhora a visibilidade da sua empresa não só na internet como nas visitas à loja física (o recurso também é integrado às pesquisas do Google Maps).

O cadastro é gratuito. Comece agora!

6. Esteja nas redes sociais 

Marcar presença nas redes sociais é fundamental para qualquer marca hoje em dia. 

Não basta criar uma fanpage, estar no Instagram comercial ou ter uma página no LinkedIn , é preciso acompanhar as tendências, oferecer conteúdo relevante e explorar os recursos das redes sociais para se relacionar com seu cliente.

Neste momento, a comunicação nas redes sociais deve ser adaptada para que gerar a conexão com os clientes. Por isso, como dicas extras para você se aprofundar neste assunto, recomendamos a leitura de como adaptar suas estratégias de marketing e ser mais eficiente nestes canais:

7. Ofereça um atendimento eficiente aos seus clientes

A forma de fazer negócios mudou, mas há algo que nunca muda: os clientes querem ser ouvidos e valorizados. Invista em atendimento humanizado para atender os seus. 

Entre as estratégias de marketing digital para as empresas neste sentido, há muitas possibilidades tanto no SAC via redes sociais também conhecido como Social Listening quanto nas estratégias de comunicação via WhatsApp e outros meios usados por quem precisa tirar dúvidas sobre seu produto e/ou serviço.

Preparado (a) para explorar ações de marketing digital?

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que falar de marketing digital para empresas envolve um universo. 

O consumidor muda, as estratégias mudam e a velocidade da internet para se relacionar, vender, se posicionar, criar oportunidades de negócios e gerar venda é algo impressionante.

Esperamos que essas dicas ajudem você iniciar suas ações de marketing ou adaptar suas estratégias atuais para obter melhores resultados.

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