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Como usar o WhatsApp em Estratégias de Marketing Digital

Como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital de forma eficiente e potencializar o atendimento aos clientes?   Em um cenário no qua...

Por Francis Trauer - Dia 02 de Sep de 2020 às 00:09

Como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital de forma eficiente e potencializar o atendimento aos clientes?  

Em um cenário no qual,  pelo menos 74% dos brasileiros já usaram o WhatsApp para interagir com marcas e 54% já compraram alguma coisa pelo app segundo a pesquisa Mensageria no Brasil e 2 bilhões de pessoas usam a ferramenta no mundo inteiro, de acordo com a própria empresa, entender essas estratégias é fundamental. 

Pare e pense: enquanto consumidor e empresário, você consegue fugir do WhatsApp para se comunicar com seus clientes e parceiros de negócios?

Se a resposta é não, está mais do que na hora de aprender como criar uma conta comercial no WhatsApp Business e utilizar os recursos  do serviço para transformar seus contatos em oportunidades.

Afinal, como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital e por que é importante fazer isso? Quais são os recursos que o WhatsApp Business oferece para as empresas divulgarem seus produtos ou serviços? Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business? 

Caso você tenha essas dúvidas, amigo (a) empreendedor (a), esse artigo é para você. Ao longo do conteúdo vamos explorar dicas práticas para te ajudar a melhorar a comunicação do seu negócio com WhatsApp Business. Leia mais!

Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business?

Como criar uma conta comercial no WhatsApp Business? É preciso pagar para usar o aplicativo com funcionalidades exclusivas? É preciso ter CNPJ para utilizar a ferramenta?

A criação da conta comercial no WhatsApp para negócios pode ser mais simples do que você imagina. O aplicativo é gratuito, não precisa de CNPJ (apenas um segundo chip) e está disponível para os sistema Android  e IOS, na Google Play Store e App Store.

Baixou o aplicativo? Hora de configurar sua conta comercial no WhatsApp. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Após baixar o aplicativo, você precisa aceitar os termos e condições de uso do aplicativo;
  2. Em seguida, é preciso inserir seu número de telefone comercial e confirmar o cadastro por SMS. Você pode usar um número de celular ou um número fixo. Caso escolha a segunda opção, a ativação do cadastro deve ser feita a partir do botão ‘me ligue’;
  3. Tudo certo? Hora de configurar o perfil da sua empresa. Na aba configurações da empresa, selecione a aba perfil e insira as seguintes informações:
  • Nome e foto de exibição;
  • Segmento da empresa;
  • Endereço comercial;
  • Horário de atendimento;
  • E-mail;
  • Site;
  • Mensagem de status.

Agora que você já tem uma conta comercial no WhatsApp Business, é muito  importante entender na prática o que dá para fazer com essa ferramenta e quais os recursos que podem torná-la uma poderosa estratégia de relacionamento, comunicação e vendas!

Vamos lá?

Quais são os recursos exclusivos do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um software que surgiu com a proposta de facilitar a comunicação empresarial. 

Agilidade. Essa é a palavra que define o que qualquer cliente espera ao entrar em contato com uma empresa com o objetivo de fazer uma compra ou solucionar um problema. Neste cenário, o WhatsApp é a ferramenta perfeita para descomplicar a vida e fortalecer a comunicação com seus clientes.

O aplicativo oferece recursos exclusivos para quem tem uma conta comercial. Ou seja, com o WhatsApp Business você pode:

  • Criar um catálogo comercial para mostrar seus produtos para os clientes;
  • Configurar respostas automáticas para agilizar o primeiro contato com o cliente;
  • Mostrar o site, o endereço e outras informações da sua empresa;
  • Analisar métricas de atendimento;
  • Classificar suas conversas com os clientes a partir de etiquetas e encontrá-las facilmente quando for necessário.

Gostou? Veja como usar essas funcionalidades na prática!

Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business

Aprender como criar um  catálogo de produtos no WhatsApp Business  é uma excelente estratégia de marketing digital para mostrar seus produtos de forma assertiva para o cliente.

O catálogo de produtos do WhatsApp Business é basicamente  uma vitrine virtual, que facilita a comunicação e te ajuda a organizar as informações de forma objetiva e atraente. Chega de trocar mil arquivos de fotos com o cliente e encher a memória do celular. Se identificou?

Veja como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business com o tutorial abaixo!

  1. Acesse o menu configurações, em seguida, clique na aba configurações da sua empresa;
  2. Selecione a opção catálogo, localizada abaixo do menu perfil comercial;
  3. Clique em adicionar um produto ou serviço;
  4. Insira as fotos do seu produto e preencha a descrição com informações de preço, nome do produto e destaques;
  5. Pronto. Para adicionar mais produtos, é só repetir o processo. Simples, viu só?

Dica extra: para criar um catálogo atraente, invista em fotos de qualidade e capriche na descrição dos produtos. Faça o exercício de se colocar no lugar da persona do seu negócio: o que ela gostaria de encontrar em um catálogo? O ditado pode parecer clichê, mas a primeira impressão realmente pode ficar!

Dicas para agilizar o atendimento com o WhatsApp Business

Por ser um canal de troca de mensagens entre o cliente e a empresa, o WhatsApp Business oferece uma série de recursos que podem e devem ser explorados a favor da sua estratégia. Abaixo, descrevemos algumas possibilidades.

Use o recurso das mensagens automáticas

No menu “Configurações da empresa”, é possível personalizar mensagens para situações diversas como: mensagem de ausência, mensagem automática para envio aos clientes caso você esteja offline, mensagem de saudação para novos clientes e respostas favoritas.

O próprio WhatsApp Business já conta com algumas sugestões, mas é possível alterar o texto, configurar os horários de envio das mensagens. No caso das mensagens favoritas, você pode criar vários atalhos  e inserir novas mensagens a partir das configurações.

Classifique suas conversas com etiquetas

Como não perder as mensagens durante as inúmeras conversas que podem ser iniciadas no WhatsApp Business, é possível? 

Para a alegria das equipes de atendimento, é sim. Ao contrário do WhatsApp tradicional, a conta comercial do aplicativo permite que você  adicione rótulos e etiquetas coloridas nas conversas e grupos.

Essa funcionalidade também pode ser ativada no menu de configurações e o WhatsApp Business já conta com 5 etiquetas iniciais.

Digamos que você precisa classificar as conversas de novos clientes, pedidos entregues ou pagamento pendente e precisa transferir esses dados para uma planilha. 

Com as etiquetas do WhatsApp Business, essa tarefa fica muito menos complicada. Basta selecionar as mensagens, clicar no símbolo de etiqueta que fica na parte superior e selecionar quais etiquetas se encaixam no caso do seu cliente.

Ao usar  essas dicas, você terá uma estratégia muito mais organizada e dificilmente se esquecerá de um caso específico do cliente.

Como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital?

Você já sabe como criar uma conta comercial do  WhatsApp Business e já entende o que dá para fazer de legal com a ferramenta. Agora é só sucesso, certo? Errado!

Assim como em qualquer outro canal de comunicação, o WhatsApp Business será mais efetivo com uma boa estratégia de marketing digital. 

O primeiro passo para elaborar boas estratégias é conhecer muito bem o perfil das personas do seu negócio e ter um manual de comunicação com tom de voz alinhado à essa persona, bem como entender de fato a necessidade de cada cliente.  

Listamos algumas ações inspirar para te ajudar a como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital. Confira!

1. Não coloque o cliente em grupos sem que ele queira

Ninguém gosta de receber conteúdos e propagandas sem permissão. Pior ainda, é ser adicionado em um grupo aleatório sem um objetivo claro. 

Se coloque no lugar do consumidor: você gostaria de acordar todos os dias recebendo ofertas, GIFs de bom dia e outros conteúdos que foram enviados para várias pessoas sem uma mensagem personalizada? Fuja dessa estratégia e evite que sua empresa seja percebida de uma forma negativa.

Dica: use as etiquetas do WhatsApp para segmentar seus clientes e crie listas de transmissão com conteúdo personalizado. O WhatsApp Business permite que você crie listas e envie para 256 contatos individualmente. 

Invista em conteúdo relevante e que de fato pode agregar ao seu público. Dessa forma, a comunicação da sua marca será percebida de outra forma.

2. Invista em atendimento humanizado

Os chatbots estão em alta nas estratégias de comunicação e podem trazer vários benefícios para sua marca. Mas, se você tem um time dedicado a cuidar dos seus clientes pelo WhatsApp Business, invista em uma comunicação humanizada. Abaixo alguns pontos importantes para te ajudar a implementar essa estratégia:

  • Entenda a dor do cliente e entregue uma solução a partir dela;
  • Demonstre empatia em relação ao problema do cliente;
  • Ouça o cliente e reúna todas as informações necessárias para trazer uma resposta efetiva;
  • Não deixe seu cliente esperando por muito tempo. Você pode não ter a solução imediata, mas informá-lo do processo e tranquilizá-lo é algo que deve ser feito desde o primeiro contato.

Ao seguir essas dicas, seu cliente ficará muito mais satisfeito e a tendência é que ele seja fidelizado. Não é à toa que a área de customer experience está crescendo. Proporcionar uma boa experiência aos clientes, integrando oferta de valor, qualidade do serviço e atendimento é sucesso na certa.

A Pwc  realizou uma pesquisa batizada como “experiência é tudo: descubra o que realmente importa para o seu cliente”.  Uma conclusão interessante do estudo é que as pessoas que são bem atendidas sentem-se ouvidas de valorizadas por uma empresa. Logo, se tornam clientes mais fiéis.

O mesmo estudo revela que 89% dos brasileiros decidem por uma compra com base nas suas experiências e quase 40% dos clientes topariam pagar mais por um produto ou serviço com a garantia de um atendimento acolhedor.

Que tal aplicar esse aprendizado na sua estratégia de atendimento do WhatsApp Business? Fica a dica!

3. Explore os recursos visuais do WhatsApp

Além do WhatsApp Business oferecer catálogo de produtos para que você monte sua vitrine virtual, é interessante que você utilize outros recursos da ferramenta para divulgar suas ações e gerar engajamento.

O status do WhatsApp funciona como o stories do Instagram e Facebook. 

Você pode gerar conteúdo para esse canal e divulgar as novidades do momento, por exemplo ou promover uma ação impactante com um CTA que direciona a pessoa para o seu site ou para uma landing page de conversão.

Também é válido criar conteúdos interativos para esse canal e compartilhar com seus clientes. Tudo a partir de um bom planejamento estratégico, claro.

Os recursos de áudio e vídeo também podem ser explorados para facilitar a comunicação e o atendimento de forma mais prática.

4. Integre seu WhatsApp com outras plataformas

Como usar o WhatsApp em estratégias de marketing digital sem integrá-lo com outras plataformas? 

Você tem um site para sua empresa, crie um botão do WhatsApp para que as pessoas entrem em contato com você por lá. 

Sua empresa está no Instagram? Disponibilize o canal do WhatsApp na bio. Você já investe em campanhas patrocinadas no Instagram e Facebook Ads? Experimente usar o WhatsApp como um CTA.

Não faz sentido criar uma conta comercial no WhatsApp e aprender como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business se os seus clientes não souberem que você disponibiliza esse canal para SAC.

Pronto para usar o WhatsApp para negócios? Let’s go!

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que há muitas vantagens em usar o WhatsApp Business  para negócios não só no atendimento ao cliente, mas também na integração das suas estratégias de marketing digital, certo?

Esperamos que essas dicas práticas te ajudem a alavancar as ações digitais da sua empresa seja no relacionamento, no atendimento ou nas vendas propriamente ditas.

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