WhatsApp para negócios agora possibilita que você fale diretamente com seu público-alvo
Com mais de 1 bilhão de usuários, o WhatsApp é hoje uma das mais importantes ferramentas de comunicação que existem no mundo. No Brasil, não ...
Com mais de 1 bilhão de usuários, o WhatsApp é hoje uma das mais importantes ferramentas de comunicação que existem no mundo. No Brasil, não é diferente e além das mensagens que trocamos no dia a dia com os amigos o WhatsApp para negócios vem crescendo a passos largos.
Vendo que esse é um filão recheado de oportunidades, a equipe de desenvolvimento do Facebook, empresa proprietária do WhatsApp, está trazendo mais alguns benefícios e melhorias para o recurso WhatsApp for Business na sua versão para Android. A ideia é disponibilizar essa opção também em “call to actions” no Facebook.
Confira quais são os recursos que o WhatsApp for Business está trazendo para os usuários:
1. Gerenciamento de conversas em grande escala
A primeira novidade é a API do WhatsApp for Business. Graças a ela, marcas e empresas podem implementar novidade no atendimento ao cliente, centralizando as ações de comunicação no WhatsApp. Assim, qualquer pessoa que iniciar uma conversa com a sua empresa via aplicativo aparece em uma central de mensagens, mais fácil de ser gerenciada pelos operadores.
Além disso, a API permite customizar o envio de mensagens personalizadas e traz alguns recursos extras como confirmação de envio, lembrete de hora marcada ou mesmo horário para retirada de produtos. O melhor de tudo: essas mensagens não têm cobrança extra por leitura.
Para aqueles mais ágeis outra vantagem: se a resposta for dada em menos de 24 horas também não há cobrança. Os encargos incidem apenas sobre aqueles que demorarem mais do que esse prazo para responder aos seus clientes. Ou seja: todos ganham.
No Brasil, esse recurso vem sendo testado por algumas empresas já há alguns meses. Companhias como B2W, Wish, Uber e MakeMyTrip são exemplos. A avaliação, segundo o Facebook, tem sido positiva por parte dos usuários, pois o serviço se mostra ágil e confiável.
Ainda segundo informações do Facebook, em outros países algumas empresas transformaram o WhatsApp em sua maior fonte de tráfego. É o caso da empresa Sale Stock, da Indonésia, que descobriu ainda que 90% dos clientes leem as mensagens enviadas.
“O uso do WhatsApp teve um grande impacto em nossa empresa e em nossos clientes, restando ainda muito potencial a ser explorado. A taxa de entrega, o envolvimento e a facilidade de integrações não podem ser comparados a outros canais”, destaca Wahyu Saputra, diretor de produtos da Sale Stock.
2. Anúncios do Facebook integrados ao WhatsApp for Business
Para tornar a integração entre as ferramentas Facebook e WhatsApp ainda maior, a rede social liberou um recurso nos anúncios que permite direcionar os usuários para o WhatsApp for Business de maneira bastante simples. A solução encontrada foi criar um botão “call to action” chamado “Enviar Mensagem”, cujo destino é o WhatsApp.
Quem utilizar esse recurso terá acesso ainda a opções específicas de métricas no Gerenciador de Anúncios, podendo avaliar melhor a eficácia das campanhas. Entre as novas opções estão as estatísticas do número de conversas iniciadas e o número de respostas atribuídas aos anúncios veiculados.
Por fim, o recursos de “Enviar Mensagem” diretamente para o WhatsApp está liberado para que as empresas o implementem em seus sites ou mesmo na página do Facebook. Nesses casos, entretanto, não há estatísticas disponíveis relacionadas ao número de conversas iniciadas ou de respostas.
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