Negócios

Como anunciar no Facebook Ads?

Cerca de 8 milhões de dólares em anúncios do Facebook Ads. Esse é o valor que mais de 1 milhão de empresas investem por ano nessa estratégia....

Por Francis Trauer - Dia 31 de Jul de 2020 às 00:07

Cerca de 8 milhões de dólares em anúncios do Facebook Ads. Esse é o valor que mais de 1 milhão de empresas investem por ano nessa estratégia. Achou o investimento alto? Agora imagine que as empresas que anunciam no Facebook podem ter um ROI — Retorno sobre investimento —  de até 5x ou mais sobre o orçamento aplicado, segundo especialistas.

No primeiro trimestre de 2020, o Facebook divulgou uma pesquisa que revela que atualmente há 3 bilhões de usuários ativos na rede (um recorde, já que a primeira vez que a plataforma tem esse alcance). Segundo a Social Media Trends (2019), o Facebook é a principal rede utilizada por 97.5% das empresas no Brasil.

Neste cenário, pare e pense: anunciar na internet por meio das estratégias de ADS é expor seu produto e/ou serviço para uma vitrine muito maior do que qualquer loja física poderia alcançar.

A um clique de distância, seu negócio pode chegar como uma solução para o seu próximo cliente enquanto ele navega nas redes sociais e busca por interesses relacionados à proposta do seu negócio.

Já pensou em olhar para suas metas de vendas a partir dessa perspectiva?

Se a resposta é não, você deveria ler esse artigo. Caso a resposta seja sim, leia do mesmo jeito, pois nas próximas linhas vamos abordar tudo o que você precisa saber para criar campanhas digitais estratégicas no Facebook Ads.

Você já deve ouvido por aí sobre o poder da internet para as marcas, certo? Saiba que usar o Facebook para criar seu anúncio online é uma das ações mais eficazes para a promoção de campanhas nas mídias sociais.

Porém, todo resultado surge a partir do entendimento da ferramenta para criar anúncios impactantes e bem segmentados.

Gostou do assunto? Esse mini guia sobre como anunciar no Facebook Ads é para você. Aproveite!

O que é Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios pagos do Facebook. Por meio da ferramenta, as empresas conseguem criar diversos formatos de anúncio online — de anúncios estáticos até vídeos ou propostas de anúncio no formato storie para o Instagram Ads, além do Facebook e do messenger, por exemplo.

Na prática, esse recurso permite que os anúncios sejam criados e gerenciados dentro do próprio gerenciador de anúncios do Facebook , além dos formatos variados, também conta com uma série de mecanismos que trazem muitas possibilidades de segmentação para quem deseja anunciar online, tais como:

  • Localização;
  • Interesses;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Status de relacionamento, entre outros.

Importante: o gerenciador de anúncios do Facebook Ads é uma plataforma que permite a criação de anúncios em outras plataformas além do Facebook. São elas: Instagram, Messenger, Audience Network e WhatsApp.

Ou seja, quanto mais detalhado for seu planejamento estratégico, maiores são as chances de impactar o cliente de forma assertiva. 

Imagine a seguinte situação: o WhatsApp é o canal de comunicação mais buscado pelos clientes da sua empresa na hora de tirar dúvidas ou comprar. Dessa forma, construir um anuncio no qual as pessoas possam clicar no botão de enviar uma mensagem para esse canal é algo que pode dar mais resultado. Concorda?

Independente da campanha, na hora criar um anúncio online no Facebook Ads, é essencial que você explore os canais mais utilizados pelo público que sua campanha deseja atingir.

Por isso, definir os objetivos de campanha e pensar em anúncios diversos considerando o momento de compra do seu cliente ideal e outros fatores relacionados é imprescindível.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o objetivo da plataforma, é hora de entender como anunciar no Facebook Ads. Vamos juntos?!

Por que anunciar no Facebook Ads?

Você provavelmente já foi impactado por algum anúncio criativo passando no feed e quando se deu conta estava preenchendo um cadastro ou dando uma conferida em produtos de uma loja online. Acertamos?

No recurso biblioteca de anúncios do Facebook, é possível encontrar várias inspirações para criar seu anúncio online. 

Pesquisas indicam que mais de 70% das pessoas já comprou algum produto e/ou serviço por causa dos anúncios online. Além disso, listamos vários motivos para que você invista no Facebook Ads e considere essa estratégia para vender mais ou alcançar potenciais consumidores para sua marca. Confira:

  • Dados do próprio Facebook revelam que são 3 bilhões de pessoas ativas na rede social todo mês. Ou seja, a chance de encontrar alguém interessado no que você vende ou oferece é muito alta;
  • Você pode criar anúncios personalizados a partir de metas do seu negócio e orçamento disponível;
  • Sem dúvidas, sua a marca ganhará mais visibilidade;
  • Mais pessoas podem interagir com sua página;
  • O faturamento do seu negócio pode aumentar com a internet.

Por fim, vale a pena lembrar que neste momento de isolamento social, as pessoas continuam navegando na internet e, na verdade, até mais do que antes.

Os interesses de compra online também cresceram bastante com isso. Portanto, aprender sobre como anunciar no Facebook Ads é abrir um leque para o seu negócio e ampliar as possibilidades de venda independente da  localidade.

Assim como os anúncios do Google Ads funcionam como uma vitrine para o mundo por meio de segmentações e formatos diferentes e fazem determinada empresa ser muito mais procurada, os anúncios das redes sociais também cumprem esse papel.

Gostou da ideia? Então vamos começar a brincadeira com dicas práticas para você anunciar no Facebook Ads!

Passo a passo para anunciar no Facebook Ads

Antes de criar seu próprio anúncio online no Facebook Ads é preciso que você saiba de alguns requisitos básicos para utilizar o gerenciador de anúncios. Fizemos um checklist para te ajudar. Confira:

  • Crie uma conta no gerenciador de negócios por meio do Facebook Business;
  • Crie e configure sua página do Facebook;
  • Crie uma conta comercial no Instagram e faça a vinculação no Facebook;
  • Configure sua conta de anúncios com informações como: método de pagamento, vinculação de página à conta, orçamento, etc;
  • Faça o planejamento da campanha com objetivos, formatos, estimativa de verba e planejamento estratégico.

Dica extra: para mensurar a performance da campanha de forma assertiva, lembre-se de criar e configurar um (ou mais) pixel do Facebook. O pixel é uma  ferramenta de análise que serve para medir a eficácia do seu anúncio online.

Muita informação ao mesmo tempo, né? 

Fique tranquilo (a), pois vamos detalhar cada tópico para que de fato você tenha uma imersão neste universo do Facebook Ads.

Antes de criar os anúncios, é importante seguir alguns passos. Vamos começar por eles!

1.Crie uma conta no Gerenciador de Negócios

O primeiro passo para criar anúncios online é fazer uma conta no Gerenciador de Negócios.

Você provavelmente já deve ter visto o botão “impulsionar” em algum post, certo? Não se engane. Apertar o botão não significa que você está criando uma campanha específica para o Facebook Ads.  

Pelo contrário, o impulsionamento sem uma estratégia definida pode queimar verba, limitar o alcance das publicações , comprometer a segmentação do anúncio e, consequentemente, o objetivo da ação patrocinada.

Ao criar o Gerenciador de negócios, você consegue monitorar os anúncios criados, analisar métricas, verificar os resultados de mídia paga e extrair relatórios para melhorar as estratégias de publicidade no Facebook para sua empresa.

Para criar uma conta no Gerenciador de negócios, você precisa:

  • Ter um perfil ativo nas redes sociais (com pelo menos 3 meses de uso e publicações)
  • Acessar o business.facebook.com;
  • Clicar no campo “criar conta”;
  • Preencher os dados da sua empresa, com nome e endereço corporativo;
  • Confirmar os detalhes do cadastro e enviar os dados.

Entre as principais vantagens da funcionalidade, separar as contas pessoais da sua página corporativa é uma vantagem enorme. 

Afinal, como criar um anúncio no Facebook Ads sem ter um painel que separe e detalhe todas as informações ligadas à sua empresa? Impossível né!

2. Crie sua fanpage

Não há como anunciar no Facebook Ads sem ter uma fanpage (a página da sua empresa no Facebook).

Basicamente, essa página é o centro da estratégia de qualquer marca não só para anunciar online por meio do Facebook Ads como para trabalhar com conteúdo de conexão, interagir com as pessoas que se relacionam com a marca e conectar pessoas e marcas.

Há mais de uma jeito de criar a fanpage. Vamos destacar aqui o passo a passo da criação da sua fanpage por meio do Gerenciador de Negócios  — uma forma mais prática e segura pelo fato de evitar problemas vinculação de páginas e outros problemas com o gerenciador de negócios.

Passo 1: Acesse o Gerenciador de Negócios

Passo 2: No canto esquerdo da tela, clique na aba “páginas”. Em seguida, clique em “criar uma nova página”, conforme imagem abaixo:

Passo 3: Escolha uma categoria relacionada à proposta da sua empresa ou organização. Atenção: pense bem ao fazer sua escolha, afinal, a categoria é capaz de impactar muito nos anúncios patrocinados do seu negócio.

Passo 3: Escolha um nome para sua página e personalize-a de acordo com os objetivos da sua estratégia.

Importante: uma página do Facebook é diferente de um perfil pessoal.

Considerando que um dos objetivos da página corporativa é criar campanhas patrocinadas com ADS, você precisa preencher sua página com informações relevantes sobre o seu negócio.

Assim como qualquer outro canal de marketing da sua marca, uma fanpage deve ter informações relevantes e estratégias de acordo com o perfil dos seguidores com os quais a empresa pretende se relacionar. 

Ou seja: o nome da página, a descrição dos serviços, as informações de telefone, endereço, horários, a personalização das mensagens automáticas (caso você opte por isso para gerenciar o atendimento online), o logo, a capa e outros pontos relevantes devem ser planejados com estratégias.

Uma fanpage oferece muitas vantagens para a criação de anúncios e para o posicionamento da marca nas redes sociais e pode ser um campo para que você tenha acesso à informações como relatórios, perfil do público, desempenho da página, acompanhamento de perfis da concorrência, entre outros.

Fez uma checagem em todos esses pontos relevantes para criar a sua página e decidiu investir em anúncios patrocinados?  Bingo! Agora  é hora de criar o Gerenciador de Negócios e usar o Business Manager para gerenciar sua página juntamente com a conta de anúncios de forma mais eficiente e centralizada.

3. Business Manager

Agora que você sabe o que é um Gerenciador de Negócios e qual a importância da fanpage para definir e criar uma estratégia de anúncios em uma página corporativa, vamos falar sobre os primeiros passos no Facebook Ads.

O Business Manager é outra ferramenta criada pelo Facebook que na prática, permite que você gerencie suas páginas comerciais, bem como suas contas de anúncio (no máximo 3) e outras funcionalidades como pixeis do Facebook, catálogos, entre outros.

Para agências de marketing ou empresas que atuam em mais de um segmento ou perfil, a ferramenta é uma verdadeira mão na roda na hora de criar o anúncio online, pois é prática e facilita a visualização das informações em um só lugar.

Muita atenção e calma na hora de criar a sua conta: você precisa preencher informações como a moeda de pagamento da conta de anúncios e fuso horário da localização do seu negócio. 

Essas informações não podem ser alteradas depois e isso pode impactar toda a criação de uma campanha. Portanto,  selecione o país de origem e use os recursos do Facebook Ads e Instagram Ads com mais tranquilidade no futuro.

Tudo tranquilo até aqui? Esperamos que sim. São muitas informações, mas garantimos que todas  elas serão muito úteis na hora de anunciar na internet por meio das redes sociais.

Gerenciador de negócios x Business Manager

O Gerenciador de Negócios ou Business Manager é uma uma ferramenta na qual a sua empresa poderá gerenciar todos os ativos relacionados à conta (pixels, catálogos, páginas, contas de anúncio, entre outros).

A partir dessa ferramenta, é possível criar e gerenciar suas campanhas patrocinadas, bem como definir as funções de cada profissional na criação de uma ação. Com o gerenciador, é possível adicionar membros de uma mesma equipe na aba usuários.

Veja o passo a passo abaixo:

  1. Após fazer o login no gerenciador, acesse a aba “configurações do negócio”;
  2. Clique no campo pessoas;
  3. Na sequência, selecione o botão + Adicionar;
  4. Insira o e-mail da pessoa que você deseja adicionar;
  5. Escolha a função da pessoa no negócio e na sequência, clique em avançar.
  6. Hora de escolher os ativos que a pessoa pode ter acesso e configurar as permissões de acesso.

Na dúvida sobre como distribuir as funções no seu gerenciador de negócios? Veja os detalhes de cada permissão abaixo antes de fazer a configuração na sua conta!

O analista financeiro pode visualizar todos os detalhes de transações, faturas,bem como os orçamentos e gastos da conta de anúncios tanto para o Facebook Ads quanto para o Instagram Ads. A credencial não permite que o analista edite qualquer informação.

O editor financeiro por sua vez, consegue visualizar todas as informações financeiras, mas como o próprio nome sugere, também consegue editar as informações, inserindo dados de cartão de crédito, por exemplo.

Além dessas funções, o gerenciador permite que você adicione outras pessoas como administradoras ou editoras da sua página e conta de anúncios. 

Atenção: os administradores da página podem fazer alterações na sua conta, acessar as informações e modificar toda a estrutura dos ativos vinculados à página do seu negócio. Portanto, essa permissão deve ser dada apenas para as pessoas de confiança. Fica a dica!

Como configurar a conta de anúncios

Estamos quase no passo a passo prático para que você possa criar seu primeiro anúncio online com o Facebook Ads. Antes de mergulhar nessa jornada, vamos te ensinar a configurar sua conta de anúncios no Gerenciador de Negócios.

Você pode fazer isso de três maneiras. 

No primeira opção, é possível adicionar uma conta de anúncios existente ao Gerenciador de Negócios. Para fazer desta forma, é importante que você seja o proprietário da conta de anúncios e toda a configuração precisa ser feita com o seu perfil.

Não tem acesso à conta de anúncios? Você pode solicitar permissão ao administrador do gerenciador para prosseguir. 

Ao fazer essa escolha, a plataforma exigirá o número de identificação da conta. Geralmente o código fica localizado ao lado do nome do proprietário da conta, do lado direito da tela.

Caso nenhuma das alternativas der certo, não entre em pânico. É possível criar uma nova conta de anúncios pelo seu gerenciador. Veja o tutorial abaixo:

1. Após entrar no Gerenciador de Negócios, clique em “configurações do negócio”;

2. Na sequência, clique em contas de anúncios;

3. Selecione o botão + Adicionar e escolha a opção que se encaixa no seu caso;

4. Preencha a tela seguinte com o nome da sua conta, o fuso horário local, a moeda do país do seu negócio e clique em avançar;

5. Escolha se a conta de anúncios será usada para sua empresa ou para produzir campanhas para terceiros;

6. Insira os dados do anunciante (CNPJ, CPF, endereço comercial, e-mail, razão social, entre outros)

7. Por fim, escolha a forma de pagamento mais conveniente. Hoje a plataforma aceita cartões de crédito e débito, PayPal, boleto ou pagamento manual.

Dicas importantes para configurar sua conta do Facebook Ads

Tenha muito cuidado ao selecionar a forma de pagamento, pois os anúncios do Facebook Ads e Instagram Ads precisam de saldo disponível na conta para rodar. 

Do contrário, as campanhas são pausadas e, naturalmente, a performance do seu anúncio online pode ficar comprometida. O ideal é escolher mais de um meio de pagamento, afinal, cartões de crédito podem ter o limite ultrapassado ou sofrer bloqueio por algum motivo, concorda?

Caso a conta de anúncios esteja configurada para pagamentos manuais (o boleto bancário é um exemplo) você não conseguirá cadastrar outros métodos de pagamento como cartões e formatos como o PayPal.

Por isso, faça um um planejamento financeiro para evitar problemas no meio da veiculação de uma campanha. Ao final de cada anúncio, o Facebook emite uma nota fiscal com todas as informações de faturação e valores gastos durante o anúncio. Ou seja, mais uma informação relevante para organizar o seu orçamento.

Como criar seu primeiro anúncio no Facebook Ads

Quais são os resultados que você deseja alcançar com seu primeiro anúncio no Facebook Ads? Definir os objetivos de campanha do Facebook é essencial para bater as metas!

Seleção de objetivos de campanha no modo de criação rápida

Seleção de objetivos de campanha no modo de criação normal. 

Não importa se você vai criar um anúncio no Facebook, no Instagram ou em outros canais como o WhatsApp. Independente do tipo de anúncio, é importante definir os objetivos da publicidade. Entenda:

Reconhecimento de marca

Você deseja que a sua marca tenha mais visibilidade e seja lembrada pelas pessoas? A campanha de reconhecimento de marca é indicada para sua estratégia!

A proposta desse tipo de anúncio é fazer com que o maior número de pessoas saibam o que você/sua marca fazem, além de vincular o anúncio para as pessoas que são mais propensas a lembrar da sua empresa.

Exemplo de aplicação do objetivo: você acabou de lançar um e-commerce e precisa de mais visitantes no site. Com esse objetivo, é possível despertar o desejo do público em potencial.

Alcance

O seu objetivo é fazer com que o seu anúncio seja visualizado pelo maior número possível de pessoas? A campanha de alcance serve para isso. Ao configurar um anúncio online dentro dessa segmentação, o Facebook irá exibir o anúncio para várias pessoas dentro do nicho  e perfil da campanha.

Envolvimento

Sabe aquela página que precisa de mais curtidas e interação nas publicações ou mais seguidores?

Uma campanha de envolvimento pode impulsionar esse resultado que você tanto espera. O objetivo desse anúncio é trazer mais engajamento diante do público que interage com a sua marca nas redes sociais.

Além das páginas, uma campanha de envolvimento também pode ser usada para envolver e engajar as pessoas na participação de um evento ou adesão a um aplicativo.

Tráfego

Quer aumentar o tráfego da sua landing page, site ou loja virtual? O anúncio de tráfego serve para isso. Você também pode direcionar as pessoas para uma ação em outros links externos como o WhatsApp, por exemplo.

Digamos que você tem uma loja online de produtos para animais e o objetivo é fazer com que as pessoas conheçam o site e, consequentemente, criem uma relação com a marca. Ao anunciar no Facebook Ads de forma criativa e atraente, você pode cumprir esse propósito com mais eficiência.

Instalações de aplicativo

Convencer as pessoas a baixarem um aplicativo é sempre um desafio e tanto. Porém, existe um anúncio específico somente com esse objetivo. Ao escolhê-lo, você pode enviar as pessoas diretamente para a Google Play ou App Store e influenciar o aumento dos downloads do seu app.

Visualização de vídeos

Grandes marcas apostam na combinação do storytelling com produção de vídeos para gerar uma conexão com o público nas campanhas publicitárias. Anúncios criados com o objetivo de visualização de vídeos podem potencializar ainda mais esse tipo de material e aproximar muito mais as pessoas da sua marca.

Geração de cadastros

Ao anunciar na internet, a maioria das empresas tem um objetivo em comum: gerar leads qualificados para o negócio e conquistar mais clientes. Com  essa modalidade, você pode criar um formulário no anúncio para que as pessoas preencham informações como:

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Informações de contato.

Empresas do setor educacional e marcas que apostam no relacionamento com os clientes por meio de estratégias como marketing de conteúdo podem ser beneficiadas com esse formato.  

Ao criar um e-book e disponibilizá-lo gratuitamente em uma landing page em troca de um cadastro, você pode usar experimentar esse objetivo para criar seu anúncio online.  Nesse caso, o anúncio direciona o lead para a página de captura.

Conversões

A conversão é o estágio mais cobiçado do funil de vendas. 

O objetivo desse tipo de campanha é direcionar as pessoas para a compra em si, seja por meio de uma campanha de retargeting de público de alto valor com base no que o público comprou nos últimos 30 dias ou  contato direto pelo WhatsApp, por exemplo.

Venda de catálogos de produtos

As lojas virtuais estão em alta e além das novidades do momento tal como o Instagram Shop e a loja virtual dentro do próprio Facebook, concorda? E se contarmos que existe um anúncio cujo objetivo é a venda direta de catálogos de produtos?

Com esse formato dinâmico, você  tem múltiplas vantagens: um alcance maior de pessoas interessadas na compra de produtos do seu catálogo,além da exibição de produtos em uma vitrine que pode ser vista pelo tempo que você quiser para quantas pessoas a sua marca deseja alcançar.

Visitas ao estabelecimento

Para quem deseja integrar as estratégias entre mundo offline e online, o objetivo de visitas ao estabelecimento pode ser uma boa alternativa. Neste caso, o Facebook exibe os anúncios para as pessoas que estão mais perto do seu negócio com o objetivo de gerar vendas.

Sua loja possui apenas uma loja física? Investir em uma campanha de alcance é uma estratégia complementar que pode otimizar seus resultados. 

Atenção: a recomendação do Facebook é válida somente para anunciantes que tenham uma marca própria. Ou seja, se você tem uma rede de lojas espalhadas em vários pontos da cidade, criar um anúncio com o objetivo de gerar visitas não será tão eficaz.

Como segmentar o público da campanha e atingir as pessoas certas 

Agora que você conhece todos os objetivos de campanha dos anúncios do Facebook Ads e Instagram Ads, temos uma dica ainda mais valiosa: a segmentação do público. 

Atrair as pessoas certas, na hora que elas mais precisam do seu produto ou serviço é a cereja do bolo de qualquer campanha de sucesso. Portanto, precisamos falar sobre como fazer a segmentação do público para de fato, encontrar as pessoas interessadas e trazer o retorno desejado.

Você pode criar um público para sua campanha a partir de fatores como: planejamento estratégico, objetivos de campanha, persona da marca e metas do anúncio. A partir da base de dados do seu público e do Facebook Audience Insights, é possível separar dados como:

  • Localização;
  • Idade;
  • Sexo;
  • Interesses;
  • Nível de escolaridade e muito mais.

Ao segmentar uma campanha com tantos requisitos, você tem chances de ter resultados muito melhores e de fato, exibir seus anúncios online para as pessoas que realmente podem se interessar pela marca. 

Quanto melhor a segmentação, mais refinada a campanha. Por isso, temos algumas dicas adicionais para te ajudar a cumprir seus objetivos. Confira:

1. Crie um público personalizado

2. Importe listas de contatos existentes para a plataforma na hora de construir o público

3. Use os dados de tráfego do seu site para segmentação

Neste caso, é necessário instalar o pixel do Facebook.

Dicas matadoras para criar anúncios online atraentes

Criar anúncios online que impactam o consumidor e convertem é fundamental para o sucesso de uma campanha. Afinal, como se destacar entre as diversas marcas que chegam aos consumidores acessam o mundo na palma da mão?

Não basta criar um layout gráfico bonito. É preciso desenvolver peças que chamam a atenção e oferecem uma boa experiência para o usuário, seja no smartphone, no desktop ou em outros dispositivos móveis.

Em um cenário no qual, muitas pessoas odeiam anúncios e podem (no caso do Facebook) selecionar a opção “não quero ver isso”, estudar os melhores formatos para ofertar seu produto ou serviço é essencial. 

Sabe o ditado clichê que diz que a primeira impressão é a que fica? Acredite nele quando for criar seu próximo anúncio online!

Escolha um formato que valoriza o seu anúncio

Na dúvida sobre qual formato escolher para sua campanha? Fizemos um resumo para você entender como funciona esse universo de possibilidades.

Carrossel

O objetivo da sua campanha é valorizar uma série de produtos? O carrossel é um formato que pode atender essa proposta. Na prática, é possível escolher até 10 imagens sequenciais para criar esse tipo de campanha. 

O interessante desse formato é que você pode criar uma narrativa para falar de um produto ou serviço, um catálogo, uma sequência criativa ou até mostrar os detalhes do produto a partir de vários ângulos.

Experiência instantânea

O seu produto tem um enorme potencial visual? Aposte na experiência instantânea. Na prática, esse formato exibe o seu anúncio em tela cheia para a pessoa que clicar nele. 

A coleção é um tipo de anúncio bem semelhante. Assim como a experiência instantânea é um formato mais interativo e permite que o consumidor possa ter uma visualização imersiva do que você está anunciando.

Apresentação multimídia

Já pensou em falar sobre um produto ou serviço da sua marca contanto uma história? Com a apresentação multimídia é possível. Semelhante ao vídeo, esse recurso permite que você utilize imagens, fotos, sons e outros recursos.

Vídeo

Os vídeo é o rei do engajamento. Não é à toa que esse formato é o queridinho da plataforma e da internet. Estudos indicam que até 2022, o vídeo será o formato mais usado.

Além de ter mais chances de impactar o consumidor de forma criativa e direta, produzir uma campanha de vídeo no Facebook Ads pode custar até 5 vezes menos em comparação às imagens estáticas.

Tá esperando o que para testar?

Não há uma receita de bolo de como anunciar na internet e qual é o formato que trará mais resultado. Porém, existem algumas dicas que podem facilitar a sua vida na criação de uma campanha. São elas:

  • Use imagens coloridas e aposte em fotos originais do produto;
  • Não insira mais que 20% de texto na imagem (além de prejudicar a performance do anúncio, ultrapassar esse limite pode fazer com que o Facebook não aprove sua campanha);
  • Verifique as dimensões de cada formato antes de subir o anúncio;
  • Faça títulos atraentes e cumpra a promessa no conteúdo;
  • Invista em uma linguagem persuasiva, com técnicas de copywriting para encantar desde a primeira linha

Além dessas dicas, não se esqueça do mais importante: use imagens com a taxa de proporção compatível ao posicionamento dos seus anúncios. Sem isso, seu anúncio pode ser rejeitado e não cumprir o objetivo. 

Veja abaixo um gráfico do próprio Facebook que resume as boas práticas para escolher proporções de anúncios.

A Nerdweb preparou um guia completo com tamanho de imagens e vídeos para redes sociais como Facebook e Instagram. Acesse o material e salve o link na aba dos conteúdos favoritos na hora de criar seu anúncio.

Outra ferramenta criada pelo próprio Facebook para verificar se os textos que vão nas imagens ultrapassam o limite dos 20%.

Quanto custa anunciar no Facebook Ads?

Se você chegou até aqui decidido a anunciar na internet pelas redes sociais, deve estar se perguntando sobre quanto investir em uma campanha, certo?

A resposta não é tão direta assim. Tudo depende da sua verba disponível e das projeções para o retorno desse investimento. Você pode investir um valor e fazer a divisão do dinheiro por quantos dias quiser ou pode criar um orçamento vitalício.

Os especialistas em mídia paga da Nerdweb fazem as estimativas de investimento para as campanhas, considerando fatores como:

  • Alcance do público desejado;
  • Duração da campanha;
  • Preço do CPM ou orçamento necessário;
  • Orçamento e preço do CPM atual.



Outra equação de sucesso para descobrir quanto custa anunciar no Facebook Ads é estruturar a meta de vendas, com o orçamento necessário para alcançar as metas.

Está começando agora? Separe um valor de teste para anunciar na internet e faça os testes A/B  do Facebook Ads. 

Você pode criar um conjunto de anúncios, uma campanha sazonal ou uma campanha com maior periodicidade de veiculação, variar os formatos criativos, testar segmentações diferentes e analisar o que dá mais resultado. 

No próprio gerenciador de anúncios é possível selecionar essa opção.

No final de cada campanha, não se esqueça de extrair os relatórios e analisar métricas como: Custo por Clique (CPC), CTR (taxa de cliques por anúncio) e frequência de visualização dos anúncios.

Uma campanha com bom desempenho costuma gerar boas visualizações na página de destino conforme os objetivos da campanha. Inclusive, temos um artigo sobre como reduzir os custos com Facebook Ads de forma inteligente.

A equação para fazer esse cálculo funciona da seguinte forma: CPC = Custo total/número de cliques. 

Na mesma linha de raciocínio, anúncios que aparecem com frequência no feed do mesmo usuário e não geram nenhuma ação podem indicar a necessidade de melhorar a estratégia, com ações que vão da segmentação do público a reformulação dos criativos da campanha ou proposta de valor do anúncio em si.

Por outro lado, é necessário um tempo para a campanha performar, da mesma forma que a decisão de compra do consumidor é construída em etapas. Como há diversos perfis de consumidor e jornadas distintas para comprar ou não um produto, um anúncio pode impactar as pessoas de forma diferente.

Dicas para analisar sua campanha

Os relatórios de campanha (disponíveis na conta de anúncios) permitem que você faça análises detalhadas sobre a veiculação e o desempenho dos seus anúncios.

Para criar seu próprio relatório, você deve abrir o gerenciador de anúncios e selecionar os campo “Mensurar”. Na sequência, basta clicar em “relatórios de anúncios” e escolher a campanha ou conjunto de anúncios que deseja analisar. A ferramenta permite que você crie um relatório personalizado e exporte suas métricas e detalhamentos da campanha.

Outro recurso interessante do gerenciador de anúncios é visualizar o desempenho de uma campanha específica a partir da aba detalhamentos localizada no conjunto de anúncios.

É possível detalhar os dados da campanha nas seguintes categorias:

  • Veiculação: nesta opção, você saberá mais sobre as pessoas para as quais seu anúncio foi exibido. É possível ter acesso a dados como idade, localização, país, entre outros;
  • Ação: como o próprio nome diz, esse detalhamento permite que você entenda as ações executadas pelas pessoas que visualizaram o seu anúncio. No formato carrossel, por exemplo, é possível saber quantos cliques cada card recebeu;
  • Duração: a categoria exibe detalhes dos anúncios de acordo com desempenho por dias, semanas ou meses.

Há muitos detalhes envolvendo a parte analítica das campanhas no Facebook Ads, mas calma. Nossos especialistas estão aqui para te auxiliar e tirar suas dúvidas.

Tudo pronto para anunciar na internet?

Da criação de uma página corporativa ao uso das principais funções do Gerenciador de Negócios e da conta de anúncios do Facebook Ads, esperamos que esse conteúdo tenha agregado valor à sua jornada enquanto anunciante de primeira viagem.

Tudo pronto para criar seu anúncio online e vender mais com o Facebook Ads? 

É hora de colocar as mãos na massa e fazer testes. Lembre-se que estratégia é teste e a performance é algo que pode ir melhorando conforme a experiência com a criação de campanhas.

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Precisa de ajuda para fortalecer suas estratégias, na prática? Converse com os especialistas em mídia paga da Nerdweb e entenda o que pode funcionar de acordo com o perfil do seu negócio!

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