7 dicas de como usar o marketing digital para ajudar a vender em tempos de crise
As crises econômicas acendem alertas em relação à sobrevivência de empresas. Das menores às mais consolidadas no mercado, o temor é geral. E...
As crises econômicas acendem alertas em relação à sobrevivência de empresas. Das menores às mais consolidadas no mercado, o temor é geral. E não tem jeito, a melhor maneira de lidar com esse cenário é preparando a empresa para ele.
Isso significa que, caso ocorram momento de dificuldade, os impactos vão ser menores e a recuperação posterior é mais acelerada. Mas, durante a crise, o que empresas podem fazer para driblar os desafios?
Uma das respostas está no marketing! Confira o porquê e como aproveitar melhor as estratégias certas:
Marketing digital em tempos de crise: por que ele é indispensável?
Muitas empresas ainda subestimam o poder do marketing para o sucesso dos negócios. E, se ocorrer alguma crise ou dificuldade financeira, os investimentos em comunicação, geralmente, são os primeiros a serem reduzidos.
Porém, cada vez mais a comunicação voltada ao crescimento empresarial é reconhecido — nesse ponto, o marketing digital ganha destaque.
Com a população cada vez mais conectada, e hábitos de consumo atrelados aos meios digitais, investir em presença online pode ser a chave para reduzir prejuízos durante as crises.
Aliás, pensar em estratégias de comunicação antes dos períodos conturbados é uma forma de preparar a sua empresa — seja para enfrentar a crise, seja para conquistar o mercado.
Vale lembrar das vantagens e oportunidades que um bom marketing digital trazem aos negócios: maior presença e valorização da marca, custo de investimentos reduzido, maior alcance de público, maior interação, possibilidade de relatórios mais completos, entre outras.
Além disso, não foi só a experiência de compras que tem mudado da loja física para a compra online, pois cada vez mais as pessoas buscam identificação com as marcas e empresas. Então, uma comunicação clara e um posicionamento forte no mercado são a chave para o sucesso, inclusive em tempos de crise.
7 dicas de marketing digital para vender em tempos de crise
Durante uma crise econômica, o marketing digital pode ser um aliado na manutenção das vendas e rendimento da empresa. Para isso, algumas dicas podem ser úteis e ajudar a reduzir os impactos:
Mantenha o investimento em marketing
É comum que as crises façam as vendas cair. Com isso, o lucro reduz e as contas precisam ser reajustadas. Mas é importante não cortar absolutamente os investimentos em comunicação. Sobretudo nessa época, a visibilidade da empresa é fundamental para mantê-la competitiva no mercado.
Revise as estratégias de posicionamento
Essa é uma boa hora para fazer uma análise minuciosa das estratégias de posicionamento no Google. Alguns pontos fundamentais incluem ter presença em redes sociais, ter um blog com conteúdos otimizados, usar estratégias de SEO e investir em tráfego pago.
Vale observar se a linguagem, os títulos e as palavras-chave estão sendo empregadas adequadamente. Tudo isso tem peso para as análises de ranqueamento, podendo determinar se a sua empresa aparece na primeira ou quinta página de buscas do Google.
Para entender a importância de um bom ranqueamento, basta saber que o primeiro resultado no Google recebe, em média, 21% dos cliques, enquanto o segundo colocado recebe cerca de 10%.
Se os pontos básicos já estão alinhados, outras dicas que ajudam no posicionamento da marca são:
- Velocidade de carregamento das páginas: páginas lentas são ruins para a experiência de usuários;
- Páginas personalizadas para mobile: cada vez mais, pessoas acessam a internet por dispositivos móveis;
- Investimento em interação e promoção de engajamento: relacionamento é chave para a presença da marca;
- Atualização de conteúdos com foco em SEO: o crescimento orgânico é essencial para um ótimo ranqueamento;
- Avaliação de dados e comportamento do público consumidor: use os dados a seu favor e tenha melhores resultados.
Invista na publicidade remarketing
Criar campanhas é uma ótima estratégia para vender mais, pois elas podem ser planejadas para diferentes estágios de compra. Já pensou em apresentar uma oferta para uma pessoa que já demonstrou interesse de compra?
Essa é a proposta do remarketing, que apresenta anúncios conforme o interesse de buscas. Mas também dá para apostar em consumidores e consumidoras mais distantes da compra. Além disso, as campanhas podem ser feitas em redes sociais, como o Facebook.
Uma poderosa plataforma que permite alto grau de segmentação. Ou seja, resultados muito mais assertivos e com baixo investimento.
Aposte no Google Ads (Adwords)
Mesmo que o objetivo, durante a crise, seja reduzir gastos, alguns investimentos podem fazer toda a diferença no aumento das vendas. Ainda que o tráfego orgânico seja mais rentável se considerarmos resultados a longo prazo, para um cenário mais imediato, o link patrocinado é uma ótima escolha.
Com uma boa estratégia usando o Google Ads, e um investimento consideravelmente baixo, é possível alcançar bons resultados, pois os links e anúncios pagos vão aparecer mais vezes para um número maior de pessoas.
Com filtros bem aplicados, é fácil atingir as pessoas certas e converter em vendas.
E ele é bem versátil, permitindo anunciar vídeos, banners ou links em áreas destacadas. Além disso, permite alta segmentação e um bom controle dos investimentos. Portanto, saber melhor como o Google Ads funciona ajuda a alavancar suas vendas imediatamente.
Aposte em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo investe, principalmente, na educação do público durante todo o processo de compras. Por meio do Inbound Marketing, o foco é o engajamento e a ampliação da rede.
A vantagem dessa estratégia é ter foco em segmentação — ou seja, investir em potenciais clientes, aumentando as possibilidades de sucesso nas vendas. Tudo isso por meio da criação e promoção de conteúdos relevantes e estrategicamente planejados, visando a tomada de decisões.
Além disso, a empresa gera relacionamento com os clientes e consolida o nome no mercado.
Vale lembrar que cada vez mais o início da compra começa na internet — seja buscando informações ou pesquisando diretamente um produto. Por isso, cativar clientes desde os primeiros momentos aumenta as possibilidades de conversão.
Dê atenção para o marketing de relacionamento
Investir na fidelização de clientes é uma estratégia fundamental — tanto que, atualmente, já se fala em marketing de relacionamento.
Empresas que cativam o público e investem em um bom relacionamento com consumidores e consumidoras têm mais vantagens, pois pessoas com uma experiência de compras positiva têm muito mais chances de repeti-la.
Além disso, indicações e recomendações de pessoas conhecidas é um importante motor de vendas. E, claro, pessoas só recomendam marcas ou empresas incríveis! Ou seja, não basta um produto bom, é preciso uma experiência completa.
Para isso, aposte em redes sociais, chats, canais de comunicação e, claro, efetividade na resolução de problemas. Observe pontos como:
- As mensagens são respondidas rapidamente?
- Todas as solicitações e dúvidas são atendidas?
- Os sites e blogs são claros e informativos?
- Há canais de comunicação acessíveis?
- As plataformas são acessíveis às pessoas com deficiência?
- As reclamações e elogios são analisados criticamente?
Aproveite as oportunidades
Uma das vantagens da era digital é a oportunidade de acompanhar mais de perto o processo de busca e compra do público. Por isso, conhecer as métricas, explorar os dados e identificar oportunidades é a chave para transformar potenciais clientes e consumidores(as).
Dessa forma, é indispensável saber quando as pessoas estão prontas para uma comunicação mais direta — como um contato da equipe comercial.
Não perder as oportunidades e investir no momento correto é determinante.
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Em tempos de crise, investir em marketing digital é a uma rentável de reduzir os impactos nas vendas. Com um planejamento adequado e o apoio de serviço especializado, empresas e marcas podem driblar as dificuldades, encontrar oportunidades e minimizar os prejuízos.
Quer ver como o marketing digital pode transformar os seus negócios? A Nerdweb tem uma equipe especializada para te auxiliar. Fale com a gente!
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