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Mídia OOH: inovação e criatividade na sua estratégia de marketing

É papel do marketing digital impactar o seu público-alvo quando ele está navegando na internet. Porém, o que fazer quando ele está offline, pa...

Por Francis Trauer - Dia 24 de Jan de 2020 às 00:01

É papel do marketing digital impactar o seu público-alvo quando ele está navegando na internet. Porém, o que fazer quando ele está offline, passeando em um shopping ou se dirigindo para o trabalho? É aí que entra em cena a chamada mídia OOH.

É por meio das soluções de mídia exterior – ou Digital Out of Home – que as empresas conseguem programar ações que visam impactar os consumidores quando eles não estão conectados. Vamos entender como funciona a Mídia OOH e quais são os possibilidades que ela oferece para a sua empresa.

O que é Mídia OOH?

Mídia OOH é uma sigla para “Out of Home”, ou seja, “fora de casa”. Esse grupo compreende as mídias que impactam os consumidores quando eles se deslocam, seja no caminho para o trabalho, para a universidade ou mesmo em momentos de lazer. Espaços público, como parques e shoppings também entram nesse pacote.

Antigamente, outdoors e painéis eram praticamente as únicas possibilidades de mídia exterior para contratação por parte das agências e empresas. Hoje, o número de alternativas cresceu significativamente. São front-lights, top sides, totens e monitores em elevadores e estabelecimentos comerciais que oferecem mensagens ao consumidor, servindo como uma espécie de complemento a todas as informações que ele já recebe por outros canais.

Quais são as principais vantagens de investir em mídia OOH?

Antes de tudo, há que se compreender que as mídias OOH em geral não são utilizadas como a única parte de uma estratégia de marketing. Elas funcionam como um complemento a outras ações e visam impactar os consumidores em situações em que eles normalmente não estariam expostos ao marketing digital.

Historicamente, as mídias OOH cresceram a partir do momento em que os consumidores passaram a ficar mais tempo fora de casa. Hoje, embora exista uma tendência inversa – muito graças ao home office –, essa mídia complementar segue em alta, pois representa um diferencial que se destaca em meio ao grande volume de informações que recebemos pelos canais online convencionais. 

Alto poder de impacto

Pelo fato de ela não ser direcionada, a mídia OOH é considerada de alto impacto, pois atinge muitas pessoas. Pense, por exemplo, em quantas pessoas pegam elevador todos os dias em um grande edifício comercial. Todas elas, sem exceção, serão impactadas de alguma forma pelas mensagens que serão exibidas na tela.

Enquanto muitos consumidores utilizam bloqueadores de propagandas em seus navegadores ou mesmo pagam assinaturas mensais de serviços visando remover as publicidades, o OOH se revela uma opção para reforço de marca e manutenção de um produto ou serviço vivos na mente do consumidor.

Eficiente para estratégias de divulgação em massa

Observe quais são as marcas que anunciam com maior frequência em mídia exterior. Na maioria dos casos você encontrará empresas de médio e grande porte e cujos produtos ou serviços precisam impactar um grande volume de pessoas. Operadoras de telefonia, instituições financeiras e bebidas são alguns dos exemplos mais comuns.

Para essas empresas, a lembrança permanente na mente do consumidor é muitas vezes mais importante do que o impacto direto na caixa de e-mail de um cliente em especial. Já para aqueles que trabalham com nichos de mercado, essa pode ser uma forma de apresentar um diferencial significativo perante os concorrentes.

Cases: conheça estratégias de mídia OOH que deram certo

A combinação de práticas de mídia OOH com ações de marketing digital é uma constante na comunicação das grandes empresas. Embora os cases mais chamativos tenham sido obtidos com investimentos altos, isso não significa que essa estratégia esteja limitada às gigantes do mercado. Empresas de médio porte têm condições de fazer ações similares, mas com impacto local.

Para entender melhor as possibilidades, vale a pena conhecer a campanha “A Vida de Robson”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Out of Home. A ação repercutiu bastante nas redes sociais, mostrando potencial de impacto que a mídia exterior têm no dia a dia dos consumidores.

Com criatividade, o KitKat também conseguiu espalhar sua mensagem pelo mundo apenas usando a criatividade em uma ação de OOH. A empresa deixou alguns outdoors pela metade espalhados por algumas cidades. A imagem viralizou, mas mesmo com o slogan cortado pela metade, e sem referências diretas à marca, todos souberam do que se tratava. A ação, inclusive, gerou diversas outras inspiradas nessa ideia.

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A sua empresa já faz ações de mídia exterior ou sabe como integrar o marketing digital com as estratégias de mídia OOH? A equipe de especialistas da Nerdweb está à sua disposição para orientá-lo na realização de ações que possam causar impacto junto aos seus clientes, servindo como um complemento para os seus investimentos em marketing digital.

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