SEO

Como o provedor de internet afeta o SEO?

Quando se trata de buscar as posições mais altas nas buscas do Google, diversos fatores influenciam: a qualidade do conteúdo, o uso de palavras-...

Por Francis Trauer - Dia 04 de Oct de 2019 às 21:10

Quando se trata de buscar as posições mais altas nas buscas do Google, diversos fatores influenciam: a qualidade do conteúdo, o uso de palavras-chave, os links externos e a autoridade do domínio. Porém, você sabia que o seu serviço de hospedagem de site pode contribuir para melhorar (ou piorar) sua posição?

Trata-se de um fator que não é considerado predominante, ou seja, ele tem um peso pequeno no final das contas. Porém, não podemos deixar de lado o fato de que o local em que seu site está hospedado influencia sim no resultado final. Vamos compreender quais são os aspectos técnicos que precisam ser levados em consideração?

Os impactos do provedor de internet no SEO do seu site

Testes realizados pelo site britânico SEO Mark indicam que há pelo menos três fatores relacionados ao provedor de internet que você utiliza que podem influenciar o ranqueamento das suas páginas nas buscas. Nem sempre é possível ter controle sobre todos esses fatores, mas é importante conhecê-los.

1. Server Downtime

O primeiro item a ser observado é um fato chamado server downtime. Ele diz respeito à quantidade de vezes que o seu site fica fora de ar dentro de um determinado período. Quanto mais estável for a sua página, mais pontos ele receberá no ranking.

Essa medição é feita por meio de spiders, robôs que o Google utiliza para visitar regularmente o seu site. Quando o spider passa pela página e a encontra off-line ele sinaliza uma pontuação negativa para o site. Por isso, é importante escolher um provedor estável e que seja capaz de proporcionar as condições técnicas adequadas para a sua página estar sempre online.

2. Velocidade de carregamento da página

Já o segundo fator tem relação com aspectos técnicos da página e do servidor no qual ela está hospedada. Desde 2010 a velocidade de carregamento de uma página é um fator que influencia no resultado final no ranking. Mensurar quanto tempo ela leva para carregar é também um trabalho dos spiders.

Esse tempo é estimado com base na leitura do código HTML. Esse é um aspecto técnico e que deve ser otimizado pela equipe de desenvolvimento do seu site. Outro fator que conta aqui é o tempo que o seu servidor leva para “responder” os spiders na hora do teste. Novamente, quanto mais otimizado, menor o tempo de resposta e melhor o resultado final.

3. Localização

Esse é um fator mais complexo para ser otimizado. Em teoria, quanto mais próximo o usuário estiver do servidor (fisicamente falando), mais rápida será a conexão entre as duas partes. Quando alguém acessa uma página, via IP o Google sabe em que local aquele usuário está.

Quando acessamos sites de fora do país, por exemplo, os servidores estão mais longe, mas há tecnologias que permitem que as páginas sejam replicadas em cache para servidores mais próximos. 

Em outras palavras, é por essa razão que as buscas são ligeiramente diferentes para os usuários em determinados termos, pois o algoritmo pode dar prioridade para conteúdos que estejam mais perto de quem os pesquisa.

O que levar em consideração na hora de escolher a hospedagem do seu site?

Antes de fechar negócio com um provedor ou mesmo para avaliar se o seu serviço de hospedagem atual é satisfatório, é preciso prestar atenção em alguns fatores. Dois deles já mencionamos anteriormente: a estabilidade do serviço prestado e a localização do servidor.

1. Estabilidade e localização

Para o primeiro item há um fator chamado high uptime guarantee. Os bons provedores atingem índices de 99,9% de tempo online – o que representa um período máximo de 9 horas por ano off-line. 

Já para o segundo, considere o seu público-alvo: se a maioria dos seus clientes está em São Paulo, é melhor que os servidores estejam localizados por lá. Contudo, há que se considerar a relação custo-benefício. Serviços internacionais são mais baratos e a diferença pode não ser tão significativa assim. Cada caso precisa ser avaliado à parte e sua equipe de marketing digital pode auxiliá-lo nisso.

2. Itens contemplados no plano

Quais são os itens que estão contemplados no plano que você está contratando? É preciso ler as linhas pequenas e verificar cada um dos itens que estão inclusos no valor da mensalidade. Itens como bakcup automático de arquivos e certificado SSL gratuito são desejáveis. Além, é claro, de banda ilimitada e possibilidade de expansão de espaço de armazenamento caso necessário.

3. Suporte técnico 24 horas

E se acontecer algum problema, o seu provedor estará disponível para ajudá-lo a resolver? Os problemas com hospedagem não acontecem apenas em horário comercial. Por isso, ter à disposição suporte técnico 24 horas por dia, 7 dias por semana, e com atendentes que falem português é um diferencial importante (a não ser que o seu responsável por esse setor seja fluente em inglês).

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Fonte(s): DINO, Minha Conexão e Klens  

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