SEO

Mobile first agora é fator determinante para ranqueamento em SEO

A indexação mobile-first é uma estratégia do Google que prioriza a versão mobile de um site para indexação e ranqueamento nos resultados de ...

Por Francis Trauer - Dia 05 de Jan de 2024 às 00:01

A indexação mobile-first é uma estratégia do Google que prioriza a versão mobile de um site para indexação e ranqueamento nos resultados de busca. Isso significa que o Google considera a versão mobile do site como a principal, e é a partir dela que ele avalia a qualidade e relevância do conteúdo para os usuários.

Quando a indexação mobile-first foi iniciada?

O Google anunciou a indexação mobile-first em 2016, e iniciou o processo de migração gradualmente. Em 2023, o processo foi concluído, e agora todas as páginas da web são indexadas e ranqueadas pelo Google a partir da versão mobile.

A indexação mobile-first tem implicações significativas para o SEO. Sites que não possuem uma versão mobile bem otimizada podem perder posições nos resultados de busca. Por isso, é importante garantir que a versão mobile do site seja de alta qualidade e relevante para os usuários.

equipe de marketing montado o layout de um site no formato mobile

Diferentemente da abordagem anterior, que se concentrava na versão desktop, a indexação mobile-first avalia o conteúdo, a usabilidade e a estrutura de um site em sua versão móvel como os principais fatores para determinar sua visibilidade nos resultados de pesquisa do Google. 

Quais são os impactos em termos de SEO?

O Google agora considera a relevância para dispositivos móveis como um fator de ranqueamento mais importante. Isso significa que os sites que são bem otimizados para dispositivos móveis são mais propensos a classificar bem nos resultados de busca.

Além disso, o layout e o design da versão mobile do site são agora mais importantes do que nunca. Afinal, os sites devem ser fáceis de navegar e usar em smartphones e tablets, assim como a velocidade deve ser compatível com as conexões existentes.

Algo extremamente relevante em países subdesenvolvidos, pois a conectividade do 4G e do 5G às vezes não tem um alcance amplo para boa parte da população.

 Ainda, com o recente anúncio, o Google está removendo as informações do rastreador de indexação na página de configurações do Search Console. Esta seção, localizada na caixa de informações, era responsável por informar quando um site havia migrado para a indexação mobile-first.

A empresa destacou que existe um "conjunto muito pequeno de sites" que não funcionam de maneira alguma em dispositivos móveis. Estes sites simplesmente não carregam e o buscador não tem como fazer com que sejam indexados pelo rastreador mobile-first. 

Portanto, o mecanismo de pesquisa continuará tentando rastrear esses sites com seu rastreador de desktop legado e planeja reavaliar essa lista algumas vezes ao ano. A intenção é reduzir ao máximo o uso do rastreador de desktop legado para esses sites.

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Dicas para otimizar um site para a indexação mobile-first

A indexação mobile-first é uma tendência que veio para ficar. Sites que não se adequarem a essa estratégia podem perder posições nos resultados de busca. Por isso, é importante garantir que seu site esteja otimizado para dispositivos móveis:

  • Certifique-se de que seu site esteja responsivo, pois este modelo se adapta automaticamente a diferentes tamanhos de tela, incluindo telas de celulares e tablets.
  • Use um layout e design otimizados: o seu site deve ser fácil de navegar e usar em qualquer aparelho.
  • O conteúdo do seu site deve ser relevante para os usuários de dispositivos móveis e fornecer informações ou serviços úteis.
  • As imagens e vídeos do seu site devem ser otimizados para carregamento rápido em dispositivos móveis.
  • Certifique-se de que o site seja rápido e fácil de navegar.

mãe e filha almoçando e navegando na internet em um celular

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Atualmente, as buscas realizadas em dispositivos móveis correspondem a 43,1% de todos os cliques orgânicos registrados pelo Google. Esse dado, proveniente de um estudo de 2023 realizado pela SEMRUSH intitulado "O Estado da Pesquisa", evidencia um crescimento significativo nas pesquisas mobile.

Essa tendência não apenas confirma as previsões do Google sobre o aumento expressivo das buscas via dispositivos móveis, mas também serve como um alerta para os profissionais de SEO. É um lembrete da necessidade de se manterem atualizados com as mudanças e inovações do motor de busca, adaptando seus conteúdos para se alinharem às tendências emergentes.

Um exemplo relevante dessa evolução é o uso de IA na busca, que chegou também em 2023 e demonstra a grande necessidade dos sites e marcas manterem informados e adaptarem suas estratégias para permanecerem competitivos nesse cenário em constante evolução.

Especializada na construção de sites com foco em mobile-first, a agência Nerdweb incorpora técnicas avançadas de SEO para garantir que seu site não apenas atenda aos padrões de indexação do Google, mas também se destaque na competição online. 

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