SEO

Mobile First: o que é Google AMP e como configurar seu site para ser mais rápido

A internet é mobile. Pesquisas de 2017 já apontavam que 75% dos acessos à rede mundial de computadores são feitos via celular. Segundo o Google...

Por Atendimento - Dia 18 de Nov de 2019 às 19:11

A internet é mobile. Pesquisas de 2017 já apontavam que 75% dos acessos à rede mundial de computadores são feitos via celular. Segundo o Google, 44% dos usuários de smartphones utilizam o aparelho pelo menos uma vez por semana para realizar alguma busca.

Isso nos leva à seguinte realidade: se você tem um site e espera obter sucesso com ele, então seu pensamento deve ser mobile first. A otimização do conteúdo para dispositivos móveis é uma das principais formas de obter posições mais altas nos mecanismos de busca e a tecnologia AMP é parte importante desse processo.

O que é Google AMP?

AMP é uma sigla em inglês para Accelerated Mobile Pages, ou seja, páginas aceleradas para dispositivos móveis. A ideia desta iniciativa do Google, em parceria com o LinkedIn, o Pinterest e o Twitter, é que os sites ofereçam versões otimizadas para usuários que acessam o conteúdo a partir de celulares e tablets.

Como forma de valorizar o interesse dos desenvolvedores em aprimorar esses quesito, as páginas com essas características ganham mais pontos no ranking do Google e têm prioridade nas buscas. Ao atribuir a tecnologia AMP às suas páginas você aumenta as chances de obter melhores resultados nos mecanismos de busca.

Em termos técnicos, uma página AMP tem a sua arquitetura dividida em três itens: AMP HTML, AMP JS e Google AMP Cache. Isso significa um código HTML diferente, uma renderização mais rápida das páginas e o armazenamento em cache das páginas AMP nos servidores do Google, melhorando automaticamente o desempenho.

Como utilizar o Google AMP para melhorar as suas páginas?

Inicialmente a tecnologia AMP foi pensada para uso do grandes portais de notícia, mas desde que o projeto começou a ser implantado, em 2015, praticamente todos os tipos de página já puderem se beneficiar dessa tecnologia, incluindo e-commerces.

Em teoria, a implantação da tecnologia AMP em websites é algo relativamente simples, porém é importante que você tenha alguns conhecimentos básicos de edição de páginas.

Se a sua empresa utiliza o WordPress como plataforma, então o processo se torna mais simples graças à utilização de plug-ins. Outra forma é encontrar uma agência especializada em tecnologia para otimizar o seu site ao máximo.

Configurando o AMP via WordPress

No passo a passo a seguir, vamos mostrar como adicionar e configurar um plugin WordPress para AMP. É importante ressaltar que você precisa ter privilégio de administrador da página para realizar esse procedimento.

Passo 01: Acesse o painel de controle WordPress do seu site.

Passo 02: No menu da lateral esquerda, localize a opção “Plugins” e selecione “Adicionar novo”.

Passo 03: No campo de buscas, procure pelo plugin “AMP for WP – Accelerated Mobile Pages” e instale-o.

Passo 04: Depois, acesse a página de configurações do AMP e selecione a opção “Analytics”. No campo “Google Analytics”, insira o código de acompanhamento da sua conta Analytics.

Passo 05: Em seguida, configure o visual das suas páginas como desejar. Vá em “Design” e escolha “Launch Post Builder”.

É importante ressaltar que a configuração de design de um site WordPress requer um certo conhecimento técnico. Portanto, é recomendável deixar essa tarefa para a sua equipe de marketing digital ou para os responsáveis pela edição do seu site.

Depois disso, há o processo de validação do AMP HTML. Acesse a ferramenta The AMP Validator e insira o link da página acrescentando “/amp” ao final da URL. Se as configurações do código estiverem corretas, a mensagem “pass” será exibida.

Por fim, vale lembrar que as páginas AMP ganham um URL específicas nas buscas. Você poderá acompanhá-las diretamente no seu Google Analytics.

AMP: melhorando sua posição no Google

Submeter as suas páginas à tecnologia AMP é fundamental para obter melhores posições nos mecanismos de busca, especialmente se o seu site é acessado majoritariamente via smartphones. 

Embora o processo de implantação do código AMP seja relativamente simples, é importante contar com o auxílio de profissionais especializados para realizar essa tarefa. A equipe de especialistas em marketing digital da Nerdweb está à sua disposição para essa e outras implementações técnicas no seu site que possam ajudar a alavancar o seu negócio.  

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.