Mobile First: o que é Google AMP e como configurar seu site para ser mais rápido
A internet é mobile. Pesquisas de 2017 já apontavam que 75% dos acessos à rede mundial de computadores são feitos via celular. Segundo o Google...
A internet é mobile. Pesquisas de 2017 já apontavam que 75% dos acessos à rede mundial de computadores são feitos via celular. Segundo o Google, 44% dos usuários de smartphones utilizam o aparelho pelo menos uma vez por semana para realizar alguma busca.
Isso nos leva à seguinte realidade: se você tem um site e espera obter sucesso com ele, então seu pensamento deve ser mobile first. A otimização do conteúdo para dispositivos móveis é uma das principais formas de obter posições mais altas nos mecanismos de busca e a tecnologia AMP é parte importante desse processo.
O que é Google AMP?
AMP é uma sigla em inglês para Accelerated Mobile Pages, ou seja, páginas aceleradas para dispositivos móveis. A ideia desta iniciativa do Google, em parceria com o LinkedIn, o Pinterest e o Twitter, é que os sites ofereçam versões otimizadas para usuários que acessam o conteúdo a partir de celulares e tablets.
Como forma de valorizar o interesse dos desenvolvedores em aprimorar esses quesito, as páginas com essas características ganham mais pontos no ranking do Google e têm prioridade nas buscas. Ao atribuir a tecnologia AMP às suas páginas você aumenta as chances de obter melhores resultados nos mecanismos de busca.
Em termos técnicos, uma página AMP tem a sua arquitetura dividida em três itens: AMP HTML, AMP JS e Google AMP Cache. Isso significa um código HTML diferente, uma renderização mais rápida das páginas e o armazenamento em cache das páginas AMP nos servidores do Google, melhorando automaticamente o desempenho.
Como utilizar o Google AMP para melhorar as suas páginas?
Inicialmente a tecnologia AMP foi pensada para uso do grandes portais de notícia, mas desde que o projeto começou a ser implantado, em 2015, praticamente todos os tipos de página já puderem se beneficiar dessa tecnologia, incluindo e-commerces.
Em teoria, a implantação da tecnologia AMP em websites é algo relativamente simples, porém é importante que você tenha alguns conhecimentos básicos de edição de páginas.
Se a sua empresa utiliza o WordPress como plataforma, então o processo se torna mais simples graças à utilização de plug-ins. Outra forma é encontrar uma agência especializada em tecnologia para otimizar o seu site ao máximo.
Configurando o AMP via WordPress
No passo a passo a seguir, vamos mostrar como adicionar e configurar um plugin WordPress para AMP. É importante ressaltar que você precisa ter privilégio de administrador da página para realizar esse procedimento.
Passo 01: Acesse o painel de controle WordPress do seu site.
Passo 02: No menu da lateral esquerda, localize a opção “Plugins” e selecione “Adicionar novo”.
Passo 03: No campo de buscas, procure pelo plugin “AMP for WP – Accelerated Mobile Pages” e instale-o.
Passo 04: Depois, acesse a página de configurações do AMP e selecione a opção “Analytics”. No campo “Google Analytics”, insira o código de acompanhamento da sua conta Analytics.
Passo 05: Em seguida, configure o visual das suas páginas como desejar. Vá em “Design” e escolha “Launch Post Builder”.
É importante ressaltar que a configuração de design de um site WordPress requer um certo conhecimento técnico. Portanto, é recomendável deixar essa tarefa para a sua equipe de marketing digital ou para os responsáveis pela edição do seu site.
Depois disso, há o processo de validação do AMP HTML. Acesse a ferramenta The AMP Validator e insira o link da página acrescentando “/amp” ao final da URL. Se as configurações do código estiverem corretas, a mensagem “pass” será exibida.
Por fim, vale lembrar que as páginas AMP ganham um URL específicas nas buscas. Você poderá acompanhá-las diretamente no seu Google Analytics.
AMP: melhorando sua posição no Google
Submeter as suas páginas à tecnologia AMP é fundamental para obter melhores posições nos mecanismos de busca, especialmente se o seu site é acessado majoritariamente via smartphones.
Embora o processo de implantação do código AMP seja relativamente simples, é importante contar com o auxílio de profissionais especializados para realizar essa tarefa. A equipe de especialistas em marketing digital da Nerdweb está à sua disposição para essa e outras implementações técnicas no seu site que possam ajudar a alavancar o seu negócio.
-
SEO05 de Jan de 2024
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing05 de Jan de 2024
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing05 de Jan de 2024
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
-
SEO05 de Jan de 2024
Google atualiza algoritmo do buscador a partir de março de 2024
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.