Google anuncia seu chatbot Bard. Qual será o impacto em SEO e no marketing digital?
Se você está por dentro das tendências de marketing e conteúdo atuais, já deve ter ouvido falar no ChatGPT. Porém, hoje vamos falar mais sobr...
Se você está por dentro das tendências de marketing e conteúdo atuais, já deve ter ouvido falar no ChatGPT. Porém, hoje vamos falar mais sobre o chatbot Bard, que vem para competir com o ChatGPT. Ainda assim, caso tenha algumas dúvidas ou não esteja por dentro do assunto, preparamos uma breve explicação para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa discussão tão em alta. Confira:
Você já ouviu falar no ChatGPT?
O ChatGPT é a verdadeira estrela do momento no que diz respeito às ferramentas de inteligência artificial conversacionais. Afinal, traz funcionalidades impressionantes e assertivas, permitindo que o usuário sinta que está conversando com um outro humano do outro lado da tela, e não com uma inteligência artificial.
Sabendo um pouco do que é o ChatGPT, podemos te explicar melhor sobre o chatbot Bard.
- Você também pode se interessar por: Marketing Conversacional: o que é, como usar no seu negócio e os benefícios da tendência
O que é o chatbot Bard?
Pois bem, o chatbot Bard foi desenvolvido pelo Google e, conforme citamos brevemente acima, busca bater de frente com o ChatGPT, utilizando um modelo de linguagem chamado de LaMDA. Essa tecnologia não é nova, mas a equipe do Google reformulou esse modelo em busca de entregar respostas rápidas, mas sem prejudicar a qualidade.
Ademais, vale reforçar que o chatbot Bard atualmente se encontra em fase de testes, por pessoas definidas pelo CEO da Google, Sundar Pichai, como “testadores confiáveis”. Também, ainda não há uma data de lançamento específico para essa ferramenta.
Como o chatbot Bard pode influenciar em SEO e no marketing digital?
Primeiramente, vale lembrar que tanto o ChatGPT quanto o chatbot Bard – e demais ferramentas de inteligência artificial que devem surgir nos próximos tempos – não vêm para substituir o trabalho humano.
Essas tecnologias, quando bem utilizadas, podem deixar o trabalho manual mais eficiente, entregando insights, conhecimentos e ideias de forma estruturada. Isso porque elas têm o potencial de oferecer respostas claras e corretas aos profissionais sobre o que os clientes em potencial estão procurando e por quê. Porém, as perguntas feitas à máquina são elaboradas por um humano, assim como toda a estruturação do conteúdo em si.
Dessa forma, as ferramentas de inteligência artificial podem dar um norte na produção de conteúdo, como auxiliar a encontrar as melhores palavras-chave para cada material, proporcionar um entendimento mais aprofundado de seu público-alvo e, desde que bem direcionado, oferecer informações variadas sobre o que seria importante para a produção do material.
Entretanto, a IA não conta a história completa, por vezes traz termos demasiadamente repetidos e, definitivamente, precisa de ajustes humanos.
Aliás, falando mais especialmente sobre o chatbot Bard, vale reforçar que ele ainda está em fase de testes.
Por isso, não é possível prever com exatidão a sua influência no SEO e no marketing digital. Porém, podemos ter uma ideia de como essa IA pode agir no que diz respeito a essas duas áreas.
- Leia mais: Como a Inteligência Artificial e o Machine Learning são usados no marketing digital?
Impacto do chatbot Bard em relação ao SEO
O chatbot Bard não deve afetar diretamente o posicionamento de sites nos resultados de pesquisa. O algoritmo do Google se concentra em avaliar a relevância e a autoridade dos sites com base em uma variedade de fatores, como a qualidade do conteúdo, a estrutura do site e o número de links de outras páginas.
Embora o chatbot Bard possa ser usado como uma ferramenta para criar conteúdo para sites, não há evidências de que isso afetará diretamente o SEO.
- Complemente a leitura com: Google anuncia mudanças nos resultados de busca para mobile. Qual o impacto no SEO?
Impacto do chatbot Bard em relação ao marketing digital
O chatbot Bard pode ser usado como uma ferramenta para criar conteúdo criativo e envolvente para as marcas. Os chatbots em geral já são utilizados em marketing digital para oferecer suporte aos clientes, responder a perguntas frequentes e oferecer promoções e ofertas especiais. O chatbot Bard pode ajudar as marcas a se destacar com conteúdo único e personalizado.
Chatbot Bard: uma oportunidade para o marketing
Por fim, pode-se enxergar com o chatbot Bard, o ChatGPT e as possíveis futuras ferramentas de IA como uma oportunidade para melhorar as ações de marketing, deixando-as mais personalizadas, assertivas e eficientes.
Porém, sempre lembrando que os materiais entregues pelas ferramentas de IA exigem bastante supervisão humana, já que é preciso que seja feita uma curadoria, edição, ajustes e organização no conteúdo produzido pelas ferramentas.
Podemos dizer que é, sim, importante ficar por dentro dessa nova tendência e manter-se atento ao que ela pode trazer de mudanças na área do marketing com o passar do tempo.
Entretanto, é difícil prever exatamente como o chatbot Bard, o chatGPT e demais ferramentas de inteligência artificial serão utilizadas no futuro próximo. Nesse momento, talvez o ideal seja buscar aproveitar ao máximo, conhecer e explorar as ferramentas possíveis, sempre em busca de melhorar a experiência do usuário, potencializar a presença da marca no ambiente digital e, por fim, melhorar os seus resultados financeiros.
E então, gostou de saber mais sobre o chatbot Bard? Está disposto a acompanhar as tendências de marketing e utilizar ferramentas de inteligência artificial nas suas estratégias?
Para conhecer outras grandes tendências da área, acesse e inspire-se: Confira 5 tendências de marketing digital para ficar de olho em 2023.
Fonte(s):
-
Cases07 de Mar de 2024
Guia completo de tamanhos de vídeos para redes sociais em 2025
-
SEO07 de Mar de 2024
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing07 de Mar de 2024
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing07 de Mar de 2024
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.