Marketing

Automação de marketing e a humanização de marcas

Quando falamos em automação de marketing, naturalmente associamos esta estratégia a uma redução de trabalhos manuais e ao aumento do uso de te...

Por Francis Trauer - Dia 07 de Feb de 2023 às 00:02

Quando falamos em automação de marketing, naturalmente associamos esta estratégia a uma redução de trabalhos manuais e ao aumento do uso de tecnologias para cumprir tarefas e atividades ao longo de uma campanha, certo?

Pois bem! De fato, a automação de marketing proporciona isso na prática, porém, não significa dizer que suas ações sejam completamente mecânicas e que não trabalhem com a humanização de sua marca.

Pelo contrário, é completamente possível associar as duas coisas e, sim, automatizar suas atividades com o uso de sistemas avançados e, ao mesmo tempo, garantir uma abordagem mais pessoal e humanizada a partir de boas estratégias.

Quer saber mais? Então, continue aí, que a gente te conta melhor. Boa leitura!

O que define automação de marketing e humanização de marcas?

Para ficar mais fácil de entender a relação dessas duas ideias, primeiro de tudo é importante conhecer um pouco mais sobre ambos os conceitos. Então, vamos lá!

Como bem resumimos, a automação de marketing é todo o processo de automatizar os mecanismos e tarefas de uma campanha de marketing digital. E para isso, há inúmeras ferramentas específicas que, literalmente, permitem “fazer todo o trabalho” que uma equipe teria que fazer manualmente e em grande escala.

Já a humanização de marcas se refere a uma tendência global de aproximar, ao máximo, empresas e clientes, muito além de uma simples impressão de negócio e consumidor.

Ou seja, a ideia é, de fato, criar uma relação mais humanizada entre essas partes e fazer com que a marca se torne uma referência constante e próxima das necessidades de seus leads.

E qual a relação direta entre essas duas ideias?

Talvez para muitos, as ideias de automação de marketing e de humanização de marcas soem como antagônicas, tendo em vista que a primeira visa justamente “repassar” as atividades para sistemas tecnológicos, enquanto a segunda parece depender exclusivamente de pessoas para o seu funcionamento.

No entanto, podemos garantir que é um erro pensar assim! Afinal, por mais que a tecnologia permita automatizar e, em alguns casos, até mesmo substituir as atividades humanas, a ideia de “humanização” não está, necessariamente, atrelada a pessoas, mas sim a experiências, sensações e emoções.

homem usando chatbot para entrar em contato com uma empresa

Por exemplo, quem nunca se encantou com uma simples mensagem de uma marca lembrando a sua data de aniversário ou com um atendimento perfeito e imediato de alguma compra? 

Pois bem! Pode ter certeza que, muitas vezes, nada disso é feito por pessoas reais e, muito provavelmente, tem uma “mãozinha” ali de Inteligência Artificial ou de sistemas de automatização de marketing.

Mas mesmo assim, esse tipo de abordagem não deixa de ser humanizado e reflete positivamente a percepção do cliente sobre a marca, entendeu?

Como unir então essas duas estratégias na prática?

Tendo entendido que é completamente possível unir a automação de marketing e a humanização de marcas, podemos pular para algumas dicas práticas sobre como implementar isso no dia a dia de um negócio.

Então, vamos a algumas sugestões:

Personalize suas ações

A automação de marketing não significa que a “máquina” fará tudo por sua empresa. Pelo contrário, ela servirá apenas como uma ferramenta para automatizar as estratégias que a sua equipe pessoal vai elaborar.

Sendo assim, busque usufruir ao máximo das possibilidades da ferramenta, em especial, no que se refere a coleta de dados  e a elaboração de campanhas mais personalizadas e direcionadas por perfil de leads.

Invista nas redes sociais

Por mais comercial que seja o seu perfil profissional, as redes sociais permitem tipos de interações muito mais humanizadas e próximas aos seguidores, inclusive, transmitindo uma imagem mais pessoal e próxima da marca.

Por isso, invista em conteúdos relevantes ao público, interaja frequentemente e se comunique adequadamente por esse canal.

Capriche na linguagem usada

Já percebeu que muitas marcas, até mesmo as mais tradicionais, têm quebrado certos paradigmas em relação a linguagem nas redes? Pois bem! Isso não se trata apenas de uma adequação aos novos tempos, como também é uma excelente estratégia para tornar seus atendimentos e comunicação mais humanizados, pessoais e próximos ao perfil de cada público.

redator trabalhando na linguagem de um texto publicitário

Por isso, é fundamental realizar esse tipo de ação, mas que seja coerente com seus leads, justamente para evitar algo forçado ou mesmo sem muito a ver com a realidade de sua marca.

Elabore bem suas ações e estratégias

Unir automação de marketing e humanização de marcas é algo que precisa ser feito com competência e muito cuidado para se evitar falhas e erros comuns no meio do caminho, o que pode impactar negativamente sua campanha.

Por isso, como dica, busque trabalhar sempre com agências especializadas e experientes, que ofereçam equipes capacitadas e com a devida infraestrutura e ferramentas adequadas para definir e elaborar suas melhores estratégias.

Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre como trabalhar adequadamente duas ideias fundamentais para o sucesso de um negócio atualmente: automação de marketing e humanização de marcas.

E se você curtiu e quer saber como fazer isso tudo na prática, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça os diferenciais da agência Nerdweb. 

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