Marketing

Geração de Leads: o que é e como gerá-los

Todo negócio que investe o mínimo em estratégias de marketing digital, certamente já ouviu falar em “geração de leads”, que nada mais é ...

Por Francis Trauer - Dia 07 de Oct de 2022 às 00:10

Todo negócio que investe o mínimo em estratégias de marketing digital, certamente já ouviu falar em “geração de leads”, que nada mais é do que atrair potenciais novos clientes para a sua marca e, consequentemente, aumentar as suas conversões e vendas.

No entanto, tudo isso requer conhecimento e, claro, a implementação de algumas ações específicas e constantes em suas campanhas.

E é justamente sobre esse assunto que vamos abordar ao longo do post, trazendo dicas práticas de como gerar melhor seus leads e o que isso agrega como vantagem para o seu negócio.

Quer saber mais? Então, continue com a gente até o final e tome nota das dicas a seguir!

Boa leitura!

O que é geração de leads?

É possível considerar literalmente a geração de leads como um processo de identificação, captação e atração de potenciais novos clientes para o seu negócio através de uma campanha de marketing digital.

Mas para entender melhor, vamos começar do início, assim podemos partir para uma definição mais exata de “lead”:

Na prática, alguém que simplesmente acessa o seu site passa a ser um visitante. No entanto, se essa mesma pessoa entra em uma jornada de consumo no qual acessa ou recebe algum conteúdo específico ou realiza algum tipo de ação em páginas — como preencher um formulário, por exemplo — ela já passa a ser considerada um lead.

Em outras palavras, o lead se refere a um potencial cliente, que demonstra algum interesse ou interação através de suas ações ou consumo de publicações ou conteúdos das suas páginas, produtos e serviços.

E como descobrir quem desses visitantes é seu lead?

Isso só se torna realmente possível estrategicamente quando se há registros de eventos e ações por meio de dados que vão mostrar o que este visitante está fazendo. Neste momento, uma coisa é fundamental na sua campanha: a automação de marketing!

Ou seja, é a partir dessa prática que, de fato, se torna viável mensurar e monitorar quem realmente são os seus leads e quais são os comportamentos realizados durante as visitas em suas páginas e conteúdos.

Sendo assim, o primeiro passo para identificar o seu lead se dá a partir de uma análise e monitoramento detalhados dos acessos e interações de seus visitantes.

Como atrair e converter leads mais qualificados?

Após a identificação de leads, outro fator essencial para o sucesso de sua campanha se refere à atração e conversão de leads qualificados.

Ou seja, aqueles possíveis clientes que realmente interessam para o seu negócio e que mostram maior interesse em suas soluções.

Para isso, dentro de uma campanha de marketing digital, há uma infinidade de possibilidades a serem trabalhadas nesse quesito. Por exemplo:

1. Crie conteúdos relevantes para o lead

A criação de conteúdos relevantes está completamente ligada à geração de leads qualificados, tendo em vista que tais publicações vão permitir maior integração com o público e dialogar com uma abordagem coerente e que faça sentido para esse leitor.

redatora produzindo conteúdo em texto para o marketing de uma empresa

Além disso, um bom conteúdo, sendo ele informativo e, de fato, relevante para o lead, tende a contribuir não só no processo de atração, como também no de conversão.

2. Avalie o perfil comportamental dos leads

A automação do marketing digital é ferramenta indispensável na geração de leads qualificados.

E boa parte disso tem a ver com a possibilidade de avaliar e monitorar o comportamento deles em suas páginas.

Em outras palavras, a partir de plataformas de automação, você conseguirá entender melhor as ações dos leads em suas publicações e, assim, implementar ações mais focadas e direcionadas às reais necessidades deles.

3. Invista na otimização SEO de suas páginas

Outra forma de atrair leads qualificados para as suas páginas se refere à otimização correta de SEO das publicações, permitindo assim trabalhar melhor as palavras-chaves mais buscadas pelos clientes, melhorar o ranqueamento nas ferramentas de busca, aumentar o engajamento e atingir mais pessoas do mesmo perfil de consumo.

4. Realize boas campanhas de e-mail marketing

Fora a criação de conteúdos, o Inbound Marketing também engloba uma série de outras ações e estratégias essenciais para a geração de leads qualificados.

E uma delas é o e-mail marketing ou automação via mensageiros instantâneos, como o WhatsApp! E dentro desse vasto universo, também é possível definir e trabalhar diferentes campanhas, tais como newsletters, fluxos de nutrição, e-mails comerciais, de vendas etc.

5. Trabalhe marketing e vendas de forma integrada

Muitas empresas até conseguem atrair leads qualificados para o seu negócio, mas por diversos motivos, encontram dificuldades no processo de conversão e de venda.

E muito disso tem a ver com a falta de integração do time de vendas e de marketing na prática.

equipes de vendas e marketing trabalhando juntas

Sendo assim, busque sempre integrar ambos os times, desde a definição das campanhas, até as ações de abordagem com o cliente.

Por exemplo, em etapas em que o lead já demonstra interesse direto por determinado produto ou serviço da empresa, é hora de agir com o time de vendas. 

Como implementar tudo isso na prática?

Agora que você sabe o que é geração de leads e a importância dessa prática para o seu negócio, a primeira dica é buscar trabalhar todos esses pontos e muitos outros inerentes à sua campanha de Inbound Marketing.

E, indiscutivelmente, a maneira mais fácil e inteligente para isso é a partir de uma agência especializada.

Afinal, por meio de uma parceria desse tipo, a sua empresa passa a contar com equipes capacitadas e experientes para definir a melhor campanha conforme suas necessidades, além de agregar ferramentas e tecnologias indispensáveis para a automação de marketing.

Em outras palavras, uma agência especializada em Inbound Marketing vai definir, em conjunto a sua equipe interna, as melhores estratégias para a geração de leads qualificados para o seu negócio, criar conteúdos, implementar ações estratégicas e, por fim, monitorar e acompanhar os resultados de todas as suas práticas.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a geração de leads, sua importância prática para o negócio e, principalmente, como implementar tudo isso no dia a dia de sua empresa.

E se você curtiu e quer saber mais como gerar leads mais qualificados para a sua empresa, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheça as soluções de Inbound Marketing da Nerdweb.

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.