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Plano de Marketing: Passo a passo para estruturar o seu

Ações de marketing matadoras, que realmente trazem resultados e conquistam as pessoas, não acontecem de uma hora outra para outra, no estalar do...

Por Francis Trauer - Dia 18 de Aug de 2022 às 00:08

Ações de marketing matadoras, que realmente trazem resultados e conquistam as pessoas, não acontecem de uma hora outra para outra, no estalar dos dedos. Muito pelo contrário! É essencial criar um plano de marketing estratégico para que, a partir dele, as campanhas e ações de marketing alcancem o resultado esperado. 

E é para te ajudar a saber como estruturar um plano de marketing que preparamos esse conteúdo. Acompanhe e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

O que é um Plano de Marketing?

Plano de marketing é o documento que contém todo o planejamento das estratégias de marketing de um negócio. 

O plano pode ser feito para uma ação específica — como uma campanha de Black Friday, Natal ou Dia das Mães, por exemplo — ou, então, contar com todas as estratégias para a área de marketing durante um período pré-definido.

Dentre as informações contidas no plano de marketing, destaque para o período da ação (ou das ações), objetivos, indicadores, orçamento, análises, canais, profissionais responsáveis e demais dados importantes para guiar a empresa na execução desse plano. 

Porém, seja qual for o objetivo do plano de marketing de uma empresa, o ideal é que ele seja o mais realista, efetivo e assertivo possível. Quando bem feito, ele irá orientar a empresa a tomar melhores decisões e, ainda, pode ser uma poderosa ferramenta para contribuir com o crescimento do negócio como um todo. 

- Você também pode se interessar por: 7 dicas de marketing digital para sua empresa 

Vantagens de criar um planejamento de marketing

São inúmeros os benefícios de ter um bom planejamento de marketing para a sua empresa. O primeiro deles, é que esse documento possibilita diagnosticar melhor a realidade do seu negócio. 

Esse autoconhecimento permite que você crie metas e objetivos mais realistas, que realmente podem ser alcançados e estejam de acordo com o ambiente o qual a sua empresa está inserida.

desenho de um homenzinho subindo escadas com uma bandeira vermelha no topo, indicando que ele traçou metas e está no caminho certo de alcançá-las

Outro ponto de destaque é que, ao criar um planejamento de marketing, você terá um maior controle e conhecimento sobre as atividades desempenhadas pelo seu time. Isso implica em uma melhor rotina de trabalho, em que todos fazem suas tarefas pré-definidas em busca do mesmo objetivo. 

Ademais, o plano de marketing bem feito ainda contribui para que você:

  • Compreenda onde investir mais recursos financeiros, energia, tempo e esforços
  • Saiba a melhor forma de distribuir as atividades entre equipes e profissionais, cada um com sua função definida
  • Desenvolva uma visão holística da sua empresa, enxergando-a como um grande organismo e sabendo o que cada equipe precisa fazer para seguir o plano de marketing conforme o esperado

O que um bom plano de marketing precisa ter? Passo a passo para estruturar o seu

1. Análise e diagnóstico da sua empresa

Pois bem, o primeiro passo para saber como estruturar um plano de marketing é voltar o olhar para dentro. Isso mesmo: conhecer bem a sua empresa. 

Portanto, faça uma descrição da situação atual da instituição. Anote o número de colaboradores, histórico de faturamento, volume de vendas, recursos disponíveis, posicionamento atual e os objetivos que busca alcançar. 

Além da descrição do seu negócio, faça também a conhecida análise SWOT, ferramenta para analisar os pontos fortes e fracos da empresa, assim como as ameaças e oportunidades do ambiente externo.

Esta análise interna ajuda a fazer com que o seu plano seja realista, caiba no seu orçamento e o deixe alinhado de acordo com os objetivos da companhia como um todo.

dois empresários analisando gráficos com dados da empresa

2. Análise do ambiente

Após analisar a sua empresa, é hora de analisar o ambiente de negócios. Para isso, é importante levantar dados do local em que a sua empresa está inserida e entender como essas mudanças externas impactam no seu negócio. 

Lembre-se de analisar o macroambiente, que leva em consideração dados demográficos, econômicos, tecnológicos, socioculturais e, também, o microambiente que, utilizando como base o framework das 5 Forças de Porter, leva em consideração cinco grandes tópicos: 

  1. Rivalidade entre concorrentes
  2. Poder de barganha dos fornecedores
  3. Poder de barganha dos clientes
  4. Ameaça de novos concorrentes
  5. Ameaça de novos produtos ou serviços.

Esses fatores externos, tanto os micro quanto os macros, auxiliam o empreendedor a construir três cenários para o futuro — otimista, neutro e pessimista — o que ajuda a elaborar estratégias que fortaleçam a empresa em cada um deles. 

Desta forma, o plano de marketing auxilia a antecipar possíveis fatores do ambiente de negócios, sejam eles positivos, neutros ou negativos para a empresa. 

3. Análise da concorrência 

Além de conhecer muito bem a sua empresa e o ambiente a qual ela está inserida, também é essencial saber quem são os seus concorrentes. Assim sendo, faça um estudo profundo sobre:

  • Quem são os concorrentes?
  • Quais os diferenciais entre a sua empresa e as concorrentes?
  • Como eles se comunicam com o público?
  • Qual é a forma de divulgação de produtos/serviços, entre outros?

Após essa análise, que tal pensar em formas de suprir possíveis lacunas que estão faltando para surpreender os seus clientes? Isso somente poderá ser feito após o conhecimento da concorrência. 

homem derrubando as peças do adversário em um jogo de xadrez, indicando conhecimento da concorrência

4. Definição de persona e público-alvo

Então, para quem serão direcionadas as estratégias do seu plano de marketing? É isso o que você irá definir nesse passo. 

Para isso, levando em consideração que você já conhece muito bem a sua empresa, o ambiente o qual ela está inserida e, também, os seus concorrentes, é hora de descrever e definir o seu público-alvo

Inclusive, após pontuar o seu público-alvo, é possível criar a persona ideal para a sua marca. Isso porque, enquanto o público-alvo é uma descrição genérica para fins de segmentação e posicionamento, a persona tem um perfil humano e aprofundado, ideal para guiar suas estratégias de conteúdo e relacionamento.

Logo, tendo sua persona criada, o seu plano de marketing ganhará um tom de voz específico para se comunicar. Além disso, você também saberá quais são os principais canais de marketing para utilizar na sua estratégia. 

- Complemente a leitura com: O que é persona e por que é importante criar uma para a sua marca?

5. Definição dos objetivos

Talvez essa seja a parte mais importante da estruturação do plano de marketing. Porém, é essencial passar pelas etapas anteriores antes de chegar aqui. Afinal, são os passos que vêm antes que garantem que você tenha uma base realista e muito conhecimento sobre a sua empresa para definir os seus próximos objetivos. 

Para definir os seus objetivos, uma boa dica é usar a metodologia OKR ou SMART, que é o acrônimo para as seguintes características que devem guiar os objetivos:

  • Specific (específicos)
  • Measurable (mensuráveis)
  • Attainable (atingíveis)
  • Realistic (realistas)
  • Time-bound (com prazo)

Ou seja, é essencial que os seus objetivos sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e tenham um prazo para serem alcançados. 

Seguindo esta metodologias, você saberá que não deve definir um objetivo como “aumentar o engajamento nas redes sociais” ou simplesmente “vender mais”. Estes objetivos são altamente genéricos e não trazem outras informações importantes para a sua marca.

Ao invés disso, defina prazos e ações. Por exemplo: “aumentar em 20% a taxa de engajamento nas redes sociais até o final do semestre”, ou “aumentar em 10% as vendas no próximo mês”. 

Esses objetivos são mensuráveis, específicos e contam com um prazo definido. Para saber se são atingíveis e realistas, é preciso verificar o diagnóstico da empresa para saber se os valores e prazos estipulados fazem sentido.

6. Definição das estratégias (canais de comunicação, cronograma, recursos, orçamento, profissionais responsáveis)

profissionais de marketing traçando estratégias em uma lousa

Agora é a hora de realmente definir as estratégias do seu plano de marketing. Ou seja, decidir:

  • Quais ferramentas e equipamentos serão necessários para colocar em prática o plano de marketing?
  • Qual o valor que precisará ser investido para cada estratégia?
  • Sua equipe atual conseguirá alcançar os resultados esperados ou será necessário contar com novas contratações?

Alguns custos que você pode ter na hora de colocar em prática o seu plano de marketing estão relacionados à aquisição e à contratação de ferramentas e colaboradores, assim como o treinamento desses profissionais. Além disso, se a sua estratégia contar com campanhas de mídia paga, esse valor também deve estar programado no seu orçamento. 

Por outro lado, você pode optar por contratar uma empresa especializada para fazer o seu plano de marketing funcionar conforme o esperado.Que tal conhecer melhor a Nerdweb

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Fonte(s): 

Atom Digital, Exame, Rock Content e Sebrae.

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