Plano de Marketing: Passo a passo para estruturar o seu
Ações de marketing matadoras, que realmente trazem resultados e conquistam as pessoas, não acontecem de uma hora outra para outra, no estalar do...
Ações de marketing matadoras, que realmente trazem resultados e conquistam as pessoas, não acontecem de uma hora outra para outra, no estalar dos dedos. Muito pelo contrário! É essencial criar um plano de marketing estratégico para que, a partir dele, as campanhas e ações de marketing alcancem o resultado esperado.
E é para te ajudar a saber como estruturar um plano de marketing que preparamos esse conteúdo. Acompanhe e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!
O que é um Plano de Marketing?
Plano de marketing é o documento que contém todo o planejamento das estratégias de marketing de um negócio.
O plano pode ser feito para uma ação específica — como uma campanha de Black Friday, Natal ou Dia das Mães, por exemplo — ou, então, contar com todas as estratégias para a área de marketing durante um período pré-definido.
Dentre as informações contidas no plano de marketing, destaque para o período da ação (ou das ações), objetivos, indicadores, orçamento, análises, canais, profissionais responsáveis e demais dados importantes para guiar a empresa na execução desse plano.
Porém, seja qual for o objetivo do plano de marketing de uma empresa, o ideal é que ele seja o mais realista, efetivo e assertivo possível. Quando bem feito, ele irá orientar a empresa a tomar melhores decisões e, ainda, pode ser uma poderosa ferramenta para contribuir com o crescimento do negócio como um todo.
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Vantagens de criar um planejamento de marketing
São inúmeros os benefícios de ter um bom planejamento de marketing para a sua empresa. O primeiro deles, é que esse documento possibilita diagnosticar melhor a realidade do seu negócio.
Esse autoconhecimento permite que você crie metas e objetivos mais realistas, que realmente podem ser alcançados e estejam de acordo com o ambiente o qual a sua empresa está inserida.
Outro ponto de destaque é que, ao criar um planejamento de marketing, você terá um maior controle e conhecimento sobre as atividades desempenhadas pelo seu time. Isso implica em uma melhor rotina de trabalho, em que todos fazem suas tarefas pré-definidas em busca do mesmo objetivo.
Ademais, o plano de marketing bem feito ainda contribui para que você:
- Compreenda onde investir mais recursos financeiros, energia, tempo e esforços
- Saiba a melhor forma de distribuir as atividades entre equipes e profissionais, cada um com sua função definida
- Desenvolva uma visão holística da sua empresa, enxergando-a como um grande organismo e sabendo o que cada equipe precisa fazer para seguir o plano de marketing conforme o esperado
O que um bom plano de marketing precisa ter? Passo a passo para estruturar o seu
1. Análise e diagnóstico da sua empresa
Pois bem, o primeiro passo para saber como estruturar um plano de marketing é voltar o olhar para dentro. Isso mesmo: conhecer bem a sua empresa.
Portanto, faça uma descrição da situação atual da instituição. Anote o número de colaboradores, histórico de faturamento, volume de vendas, recursos disponíveis, posicionamento atual e os objetivos que busca alcançar.
Além da descrição do seu negócio, faça também a conhecida análise SWOT, ferramenta para analisar os pontos fortes e fracos da empresa, assim como as ameaças e oportunidades do ambiente externo.
Esta análise interna ajuda a fazer com que o seu plano seja realista, caiba no seu orçamento e o deixe alinhado de acordo com os objetivos da companhia como um todo.
2. Análise do ambiente
Após analisar a sua empresa, é hora de analisar o ambiente de negócios. Para isso, é importante levantar dados do local em que a sua empresa está inserida e entender como essas mudanças externas impactam no seu negócio.
Lembre-se de analisar o macroambiente, que leva em consideração dados demográficos, econômicos, tecnológicos, socioculturais e, também, o microambiente que, utilizando como base o framework das 5 Forças de Porter, leva em consideração cinco grandes tópicos:
- Rivalidade entre concorrentes
- Poder de barganha dos fornecedores
- Poder de barganha dos clientes
- Ameaça de novos concorrentes
- Ameaça de novos produtos ou serviços.
Esses fatores externos, tanto os micro quanto os macros, auxiliam o empreendedor a construir três cenários para o futuro — otimista, neutro e pessimista — o que ajuda a elaborar estratégias que fortaleçam a empresa em cada um deles.
Desta forma, o plano de marketing auxilia a antecipar possíveis fatores do ambiente de negócios, sejam eles positivos, neutros ou negativos para a empresa.
3. Análise da concorrência
Além de conhecer muito bem a sua empresa e o ambiente a qual ela está inserida, também é essencial saber quem são os seus concorrentes. Assim sendo, faça um estudo profundo sobre:
- Quem são os concorrentes?
- Quais os diferenciais entre a sua empresa e as concorrentes?
- Como eles se comunicam com o público?
- Qual é a forma de divulgação de produtos/serviços, entre outros?
Após essa análise, que tal pensar em formas de suprir possíveis lacunas que estão faltando para surpreender os seus clientes? Isso somente poderá ser feito após o conhecimento da concorrência.
4. Definição de persona e público-alvo
Então, para quem serão direcionadas as estratégias do seu plano de marketing? É isso o que você irá definir nesse passo.
Para isso, levando em consideração que você já conhece muito bem a sua empresa, o ambiente o qual ela está inserida e, também, os seus concorrentes, é hora de descrever e definir o seu público-alvo.
Inclusive, após pontuar o seu público-alvo, é possível criar a persona ideal para a sua marca. Isso porque, enquanto o público-alvo é uma descrição genérica para fins de segmentação e posicionamento, a persona tem um perfil humano e aprofundado, ideal para guiar suas estratégias de conteúdo e relacionamento.
Logo, tendo sua persona criada, o seu plano de marketing ganhará um tom de voz específico para se comunicar. Além disso, você também saberá quais são os principais canais de marketing para utilizar na sua estratégia.
- Complemente a leitura com: O que é persona e por que é importante criar uma para a sua marca?
5. Definição dos objetivos
Talvez essa seja a parte mais importante da estruturação do plano de marketing. Porém, é essencial passar pelas etapas anteriores antes de chegar aqui. Afinal, são os passos que vêm antes que garantem que você tenha uma base realista e muito conhecimento sobre a sua empresa para definir os seus próximos objetivos.
Para definir os seus objetivos, uma boa dica é usar a metodologia OKR ou SMART, que é o acrônimo para as seguintes características que devem guiar os objetivos:
- Specific (específicos)
- Measurable (mensuráveis)
- Attainable (atingíveis)
- Realistic (realistas)
- Time-bound (com prazo)
Ou seja, é essencial que os seus objetivos sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e tenham um prazo para serem alcançados.
Seguindo esta metodologias, você saberá que não deve definir um objetivo como “aumentar o engajamento nas redes sociais” ou simplesmente “vender mais”. Estes objetivos são altamente genéricos e não trazem outras informações importantes para a sua marca.
Ao invés disso, defina prazos e ações. Por exemplo: “aumentar em 20% a taxa de engajamento nas redes sociais até o final do semestre”, ou “aumentar em 10% as vendas no próximo mês”.
Esses objetivos são mensuráveis, específicos e contam com um prazo definido. Para saber se são atingíveis e realistas, é preciso verificar o diagnóstico da empresa para saber se os valores e prazos estipulados fazem sentido.
6. Definição das estratégias (canais de comunicação, cronograma, recursos, orçamento, profissionais responsáveis)
Agora é a hora de realmente definir as estratégias do seu plano de marketing. Ou seja, decidir:
- Quais ferramentas e equipamentos serão necessários para colocar em prática o plano de marketing?
- Qual o valor que precisará ser investido para cada estratégia?
- Sua equipe atual conseguirá alcançar os resultados esperados ou será necessário contar com novas contratações?
Alguns custos que você pode ter na hora de colocar em prática o seu plano de marketing estão relacionados à aquisição e à contratação de ferramentas e colaboradores, assim como o treinamento desses profissionais. Além disso, se a sua estratégia contar com campanhas de mídia paga, esse valor também deve estar programado no seu orçamento.
Por outro lado, você pode optar por contratar uma empresa especializada para fazer o seu plano de marketing funcionar conforme o esperado.Que tal conhecer melhor a Nerdweb?
Oferecemos um portfólio completo de serviços e produtos para empresas que buscam potencializar suas estratégias de marketing e alcançar melhores resultados. Tire suas dúvidas e faça seu orçamento!
Fonte(s):
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