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Engajamento: O que é, como calcular e como aumentar nas redes sociais da sua empresa

Aproximadamente 4,9 bilhões de pessoas usaram a internet ao redor do globo em 2021. Destacar-se neste montante é, de fato, um grande desafio. Por...

Por Francis Trauer - Dia 09 de Jun de 2022 às 00:06

Aproximadamente 4,9 bilhões de pessoas usaram a internet ao redor do globo em 2021. Destacar-se neste montante é, de fato, um grande desafio. Por isso, o engajamento surge como uma possibilidade de conseguir visibilidade nas redes. Seja por meio de comentários, curtidas e outras ferramentas, o importante é conseguir adesão do público para não passar despercebido pelo feed das pessoas.

Por mais simples que a métrica possa parecer, ela conta com cálculos, estratégias e parâmetros que precisam ser levados em consideração. O ponto de partida, no entanto, é saber quem são os receptores do outro lado da telinha. Nas linhas a seguir, confira detalhes de como aumentar o engajamento nas redes sociais da sua empresa.

O que é engajamento?

O termo está em alta nos últimos tempos e pode ser empregado em diversos aspectos, desde os voltados para pautas sociais até aqueles que envolvem o universo da internet. No final das contas, a palavra remete a um alinhamento a uma ideia/causa ou empenho neste sentido.

Dentro da dinâmica da web, o engajamento tem como objetivo fazer com que um seguidor interaja com o conteúdo publicado. Dessa forma, é preciso que grande parte dos posts tenha um número significativo de interações para além de uma simples visualização. 

usuário de redes sociais interagindo com as páginas

Para facilitar a compreensão, vale pensar que ter uma base de usuários engajada, é como ter seguidores comprometidos com a marca. Assim, o conteúdo ajuda a manter o contato com os que já conhecem a empresa e passa a alcançar pessoas próximas àquelas que já seguem o perfil. Vale mencionar que diversas ações entram no escopo da interação, como: comentários, curtidas, clique para salvar o post, toque na tela para ampliar a imagem, compartilhamento com outras contas, repost e cliques em links.

Essas e outras ações do público são cruciais para consolidar o engajamento com a empresa. Entretanto, é preciso destacar que o conteúdo é fundamental para que exista a possibilidade de interação. Nessas horas, conhecer o interlocutor ajuda a entregar um conteúdo assertivo e que contemple o cliente de alguma forma. 

Entender o mecanismo por trás disso pode alavancar a visibilidade e o contato com o público, afinal, as redes consomem cerca de 28% do tempo médio que uma pessoa passa na internet (considerando um tempo estimado em 1h40).

Como calcular o engajamento

Não basta apenas criar estratégias para aumentar o engajamento, pois também é preciso medi-las para entender o que funciona e o que deve ser deixado de lado na internet. Para isso, são usadas algumas fórmulas que permitem avaliar as métricas e observar a efetividade das atividades desempenhadas. 

Uma das médias que ajuda a calcular o engajamento é conferida pelo Engagement Rate by Reach, ou o ERR. A fórmula divide duas variáveis: a soma de todas as interações pelo alcance do post, dessa forma:

ERR = soma de todas as interações ÷ alcance do post

Para descobrir a média, basta somar todos os valores de ERR obtidos pelo total de publicações. É importante lembrar de usar todo tipo de interação, desde salvamento até um repost, pois dessa forma os resultados ficam mais alinhados com a realidade. Para aqueles que querem o máximo de precisão sem muito esforço, vale considerar programas que desempenham essa função de cálculo (como Instagram Analytics).

Existe ainda a possibilidade de analisar o engajamento com base na quantidade de seguidores, pela taxa de  Engagement Rate by Post. Nesta modalidade, a metodologia usada substitui o alcance pelos seguidores que um perfil contabiliza. Assim, o cálculo se organiza da seguinte maneira:

ER Post = soma de todas as interações no post ÷ total de seguidores

Para ter a média, basta dividir o ER Post pela quantidade de seguidores, levando em consideração um recorte de tempo pré-determinado. É importante destacar que o alcance costuma variar entre uma publicação e outra, por isso os resultados conferem médias bem distintas entre si. 

Como aumentar o engajamento

Um dos principais conselhos para entender o funcionamento do engajamento é usar os dados a seu favor. Mais do que isso, é preciso interpretar tudo o que as redes proporcionam em termos de informação para dar uma “cara” a esses dados. Afinal, os números e as métricas dizem respeito às pessoas que geram eles. Pensando nisso, vale considerar as seguintes possibilidades:

profissional de marketing montando estratégias de engajamento no computador

Entenda quem é o seu público

O primeiro passo para criar um laço com o público é entender quem é ele. Para isso, a catalogação de dados, bem como a análise deles, pode ajudar a criar “personas” a quem o texto deve se dirigir. Para além de identificá-lo, vale entender quais são as demandas dessas pessoas e qual é a melhor forma de chegar até elas: com uma abordagem descontraída, informativa, e assim por diante. 

Elabore o conteúdo com estratégias

Depois de criar bases sólidas que indiquem dados sobre o público, o próximo passo é elaborar uma estratégia de comunicação assertiva. As redes sociais pedem objetividade, mas isso não necessariamente significa superficialidade. Dessa forma, a criação de conteúdos precisa pensar formatos válidos, entre vídeos, fotos e stories, e qual será a temática abordada.

Crie um canal de diálogo

A chamada para ação, o incentivo à interação e o contato com quem está do outro lado precisa ser pensado com calma. Isso porque não é interessante fazer perguntas, por exemplo, que não suscitam uma possibilidade de resposta. Perguntas retóricas ou sem muito potencial são oportunidades em vão que podem afastar o público da real intenção de interagir. 

Saiba aproveitar as oportunidades

A internet vive de assuntos momentâneos. Saber aproveitar as trends e os temas mais comentados tem um forte potencial de engajamento. Dessa forma, vale estar atento às redes e também às datas comemorativas, meses temáticos e outras oportunidades neste sentido. 

Por fim, é preciso lembrar que acompanhar as estratégias é fundamental para saber o que deve ser continuado ou não. Testar novas possibilidades e, sobretudo, usar a criatividade nelas, é um dos pontos cruciais no que diz respeito ao engajamento. 

Agora que você já sabe por onde começar, basta pegar as anotações e colocar em prática. A missão de criar base de usuários engajada pode parecer difícil, mas basta conciliar as métricas com boas estratégias. Continue acompanhando dicas sobre redes sociais e outros temas do mundo conectado no blog da Nerdweb

Fonte(s):

Resultados digitais e Neil Patel.

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