Conteúdo

Marketing de conteúdo: a oportunidade de alavancar suas vendas

Você conhece o poder do marketing de conteúdo para atração de novos clientes e fidelização dos atuais? Bill Gates diz que o conteúdo é rei,...

Por Francis Trauer - Dia 25 de Feb de 2021 às 00:02

Você conhece o poder do marketing de conteúdo para atração de novos clientes e fidelização dos atuais? Bill Gates diz que o conteúdo é rei, mas o especialista e CEO da TopRank Marketing Online vai além: o marketing de conteúdo não é rei, é todo reino.

Nós não só concordamos com as duas reflexões, como vamos te apresentar ao longo deste artigo várias evidências que comprovam a importância dessa estratégia para os negócios atualmente.

Seja para disseminar informações relevantes e educativas, solucionar problemas, gerar engajamento, criar conexão com as pessoas ou reforçar a autoridade de uma pessoa,ou empresa diante de um determinado assunto, a criação de conteúdo é uma ferramenta poderosa e que pode trazer muitos resultados positivos para sua marca.

Quer saber qual a relação do marketing  de conteúdo com as vendas? Continue lendo esse post e saiba mais!

O que é marketing de conteúdo?

Existem algumas definições do que é marketing de conteúdo, mas a perspectiva que o autor Rafael Paz traz no livro Marketing de Conteúdo: a moeda de século XXI é um ponto de partida para refletir sobre a importância desta estratégia para as marcas

O marketing de conteúdo é uma estratégia projetada para atrair potenciais clientes por meio de materiais que engajam, são educativos, trazem informações relevantes e são úteis para o aprendizado e solução de problemas.

Ao contrário da publicidade tradicional, o marketing de conteúdo envolve as pessoas de forma natural pela oferta de soluções que agregam valor às suas vidas. A longo (ou curto prazo, dependendo de cada perfil), a pessoa passa a confiar cada vez mais na marca e isso pode gerar conversão.

Não é brincadeira. Investir em marketing de conteúdo é uma oportunidade de alavancar suas vendas ao mesmo tempo, em que seu negócio contribui com informações relevantes para as pessoas. Dados da Content Trends não nos deixam mentir:

  • Empresas que investem em marketing conteúdo recebem 1,3 vezes mais visitas em seus canais;
  • Investir em marketing de conteúdo é bom para conhecer o número de visitantes mensais.  Mais de 54,1% dos negócios que utilizam essas estratégias têm acesso a um panorama mais detalhado de visitas;
  • Investir em marketing de conteúdo gera mais leads qualificados. Em comparação às empresas que não fazem isso, o resultado é 1,4 vezes maior.

Como construir uma estratégia de marketing de conteúdo relevante?

O primeiro passo para ter sucesso em uma estratégia de marketing de conteúdo é entender quais são os objetivos da sua marca, com quem você quer falar e de que forma pode criar conteúdos que sejam relevantes. 

Se engana quem pensa que apenas produzir conteúdo de forma aleatória é algo que traz resultado. Sem uma estratégia bem definida, não há resultados. Por isso, preparamos um mini passo a passo com ações que são importantes neste cenário.

1. Crie uma persona e entenda muito bem seu público

O marketing de conteúdo só faz sentido quando as pessoas que leem, assistem ou acompanham o que você fez reagem de forma positiva, compartilham os conteúdos, acessam o seu site ou canal constantemente e contam para outras pessoas sobre o que viram.

Para engajar e manter seu público interessado nos conteúdos, você precisa compreender quem são essas pessoas, o que elas fazem, quais canais acessam, qual a faixa etária delas, como elas preferem consumir conteúdo e outros detalhes.

Criar uma persona (a representação ideal do seu cliente) baseada em pesquisas, entrevistas, análises e métodos que permitam que você conheça melhor as pessoas que compram seu produto ou contratam o serviço é indispensável para elaborar as ações de comunicação.

Reflita: como o conteúdo fará sentido para as pessoas se elas não se identificarem com a linguagem, com o canal escolhido e com os temas abordados? Conheça quem você quer atingir e assim poderá fazer marketing de conteúdo especializado e efetivo.

2. Defina objetivos para seus conteúdos

É muito importante definir objetivos para sua estratégia de marketing de conteúdo dar resultados. O que você deseja alcançar com esses conteúdos? Quais são os canais mais adequados para fazer essa produção? O que você espera que o leitor faça após ter contato com os conteúdos?

Sem essas reflexões, a produção de conteúdo pode até ser atrativa, mas sem assertividade. Tem dúvidas sobre quais são os objetivos possíveis para uma estratégia de marketing de conteúdo? Listamos alguns exemplos:

  • Defina uma meta. Exemplo: atrair 500 visitantes para o blog da empresa nos próximos 600 meses por meio de conteúdo, gerar engajamento nas redes sociais, se posicionar como autoridade no assunto, converter visitantes em leads;
  • Estude a persona e atrele os objetivos dos conteúdos com base na jornada de compra correspondente ao momento dela. Não adianta querer converter um possível cliente no primeiro contato, é preciso educar a audiência e instigá-la a continuar acessando o que sua marca faz;
  • Use os conceitos do funil de vendas e da jornada de compra do consumidor para montar sua estratégia. Dessa forma, será mais efetivo analisar se o conteúdo faz sentido para o seu público no momento ou se você pode usar a pauta com objetivos futuros.

Dica extra: use técnicas de inbound marketing para elaborar seus conteúdos de forma mais precisa, definindo metas específicas para cada produção.

3. Faça um bom planejamento

Por trás de toda estratégia de marketing digital que deu certo, existe um bom trabalho de planejamento e no marketing de conteúdo, o planejamento é o começo de tudo.

Na etapa do planejamento, o profissional de marketing de conteúdo faz a coleta de todas as informações relevantes sobre os objetivos do trabalho, sobre quem pode ajudar na construção das pautas, além das preferências da persona que a empresa quer impactar, dos canais mais estratégicos e dos objetivos.

É nesta fase também que a equipe cria um calendário editorial, mapeando todas as oportunidades de falar sobre determinado assunto, com a análise de datas comemorativas, formatos interessantes para construir conteúdos, dias estratégicos para postagem e programação de conteúdos e muito mais.

Se você trabalha com redes sociais, já deve ter ficado na dúvida sobre qual é o conteúdo ideal para publicar em cada rede social, certo? Aliar um bom planejamento de marketing de conteúdo a um calendário editorial organizado vai facilitar muito o seu trabalho, acredite!

Não caia no erro de sair criando conteúdo de forma aleatória e postar quando der na telha. Isso não dá resultado a longo prazo e complica a análise do que dá certo ou não para a sua empresa pela falta de objetivos na estratégia.

5. Invista em SEO

Como diz a sabedoria popular, quem não é visto, não é lembrado. Em terra de internet, milhares de empresas disputam a atenção dos usuários todos os dias por meio de vídeos, textos, infográficos, e-mail marketing e tantos outros conteúdos.

Neste cenário, além de buscar relevância e qualidade nos conteúdos produzidos pela sua empresa, invista em SEO para aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce ou blog.

 

Se o Google identificar que você está fazendo um bom trabalho, o seu conteúdo será ranqueado no buscador e ganhará mais autoridade, visibilidade e mais chances de atrair as pessoas certas no momento exato.

Além de mapear as palavras-chave mais estratégicas para o nicho de atuação da sua empresa, é importante entender que o SEO é uma estratégia muito mais aprofundada. 

Não é à toa que as tendências de SEO para 2021 destacam a necessidade de criar sites que oferecem uma boa experiência para o usuário no desktop e no mobile, além da otimização de imagens, da necessidade de melhorar o desempenho dos sites e outras ações.

Marketing de conteúdo para e-commerce x impacto nas vendas

O marketing de conteúdo é um universo com muitas possibilidades, mas como mencionamos no início do artigo que investir nessa estratégia é uma oportunidade para alavancar suas vendas, nada melhor do que falar sobre a importância do conteúdo no e-commerce.

Em uma loja virtual, a estratégia de marketing de conteúdo é assertiva quando há um excelente planejamento de SEO. Aliás, é isso que determina qual é a melhor forma de criar as descrições dos produtos, os títulos das páginas e muito mais!

Também é muito válido criar um blog para seu e-commerce. Diversos estudos comprovam que investir neste conteúdo para seu e-commerce ajuda a atrair mais visitantes que podem evoluir no funil de vendas e comprar seus produtos em algum momento da jornada.

Dúvidas sobre os benefícios do marketing de conteúdo? Vale a pena lembrar:

  • Produzir conteúdo relevante e otimizado é fundamental para seu e-commerce conquistar uma boa posição no Google;
  • Fazer marketing de conteúdo sobre assuntos ligados aos seus produtos é algo que pode trazer soluções para o seu público e mostra que você é um especialista;
  • Boas descrições de produtos com informações relevantes podem determinar a decisão de compra;
  • O marketing de conteúdo é uma moeda de troca para as pessoas, lembre-se disso e seja útil!

Conte com a Nerdweb

Esperamos que esse artigo sobre marketing de conteúdo tenha sido interessante para te mostrar o quanto essa estratégia pode fazer a diferença na reputação do seu negócio e na vida das pessoas que procuram soluções na internet e descobrem empresas a partir dos conteúdos que elas disponibilizam.

Lembre-se: o conteúdo é o reino todo. Ou seja, não espere seu concorrente elaborar uma estratégia incrível e envolvente para valorizar o poder das narrativas.

...

Precisa de ajuda para criar sua estratégia de marketing de conteúdo? Fale com a Nerdweb!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.