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O que é persona? Aprenda como criar personas para o seu negócio

Se você pudesse atribuir um rosto e uma personalidade ao seu cliente ideal, como ele seria? Embora muitos se contentem com uma definição de púb...

Por Francis Trauer - Dia 28 de Jun de 2019 às 22:06

Se você pudesse atribuir um rosto e uma personalidade ao seu cliente ideal, como ele seria? Embora muitos se contentem com uma definição de público-alvo, quando se trata de estratégias de marketing definir qual é a persona da sua empresa pode fazer muita diferença.

Porém, o que é persona exatamente e por que esse conceito tem ganhado cada vez mais importância nas estratégias de marketing digital? Muito se deve ao fato de que hoje temos mais dados dos usuários disponíveis e, assim sendo, temos melhores condições de atribuir um perfil para os nossos consumidores.

O que é persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela deve ser construída a partir dos dados coletados pela sua empresa no que diz respeito ao público-alvo de um produto. Em outras palavras, podemos dizer que a persona é uma versão mais elaborada do público-alvo e que permite ao empresário tirar melhores conclusões sobre para quem ele está vendendo.

como fazer persona

Pense como se você estivesse criando um personagem para um romance. As características desse personagem serão atribuídas a partir da coleta de dados que a sua empresa faz. Mais do que número frios, a persona permite atribuir um rosto, histórias pessoais, motivações e objetivos de vida para esse cliente. A partir do momento que sabemos exatamente com quem estamos dialogando fica mais fácil pensar em estratégias que nos permitam obter mais êxito. 

Um exemplo simples para que você compreenda melhor: a linguagem que você usa com seu pai, de 55 anos, e com seu filho, de 5 anos, é a mesma? Provavelmente não, certo? Isso porque cada um tem características e históricos diferentes. Quando você se adapta a cada um deles, além de demonstrar empatia, tem mais chances de estabelecer uma comunicação sem ruídos.

Qual a diferença entre persona e público-alvo e por que criar uma persona?

Embora tenham características bastante similares, persona e público-alvo não são a mesma coisa. Como já mencionamos, podemos dizer que a persona é uma versão mais completa e humanizada do público-alvo. Mais do que números frios, quando enxergamos um rosto à nossa frente temos mais facilidade em dialogar com ele.

persona o que é

Vamos exemplificar para que fique mais claro. Suponha que você é proprietário de uma construtora. O público-alvo dela são homens da classe A, com idade entre 40 e 50 anos, moradores de Curitiba, e com poder aquisitivo acima de dez salários mínimos mensais. A sua estratégia, portanto, é atingir essas pessoas. Mas que rosto, que desejos e medos teria alguém com essas características. É aí que entra em cena a persona.

Rubens de Souza é empresário, tem 45 anos e renda média de 15 salários mínimos. Casado, ele tem um filho de 10 anos. Aos finais de semana, gosta de passear no shopping com a família ou descer para o Litoral. Com casa própria e um padrão de vida estabelecido, ele vê nos imóveis uma oportunidade de investimento mais segura, pois teme as incertezas do cenário econômico e político atual.

Pronto. A partir dessa persona é que você sairá em busca de clientes que se encaixem minimamente nesse perfil. Convenhamos, fica muito mais fácil pensar em maneiras de se comunicar que impactem e agradem o Rubens de Souza do que alguém que ainda não conhecemos, não é mesmo?

Como criar uma persona?

Apesar de ser divertida a ideia de criar uma persona, isso não significa que os seus atributos possam ser aleatórios. O perfil desejado deve seguir as indicações dadas pela análise do público-alvo. Evite “achismos” e fuja da percepção interna que os colaboradores têm dos consumidores. Vá a campo e faça entrevistas para conhecer pessoalmente quem são esses clientes.

persona

Você pode observar o comportamento delas também pelas redes sociais. Facebook, Instagram e Twitter dão bons indícios relacionados aos locais que seus clientes frequentam, os gostos musicais que têm e os programas de TV a que assistem. Isso tudo deve ir parar em um banco de dados e a partir dessas informações você terá insights para criar a sua persona.

O cenário ideal é montar um roteiro de perguntas que se assemelhe a uma conversa mais informal e ter a oportunidade de conversar pessoalmente com diversos clientes. Isso fará com que você entenda melhor quem são eles e por quais razões consomem os seus produtos.

Ao elaborar a estratégia de marketing, sempre se atendo ao perfil do público-alvo e da persona, pergunte-se: “será que o Rubens leria notícias nesse site?”, “será que o Rubens gostaria dessa proposta?”. Se a sua conclusão for “sim”, então é uma boa ideia seguir adiante; se “não”, talvez seja preciso rever alguns pontos da sua estratégia.

Algumas ferramentas legais para criar persona na internet

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