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Tendências de SEO para 2021: aprenda a rankear em 1º lugar

Quer saber tudo sobre as tendências de SEO para alcançar o topo do Google em 2021? Continue lendo esse artigo até o final. Constantemente, o Goo...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Dec de 2020 às 00:12

Quer saber tudo sobre as tendências de SEO para alcançar o topo do Google em 2021? Continue lendo esse artigo até o final. Constantemente, o Google faz atualização dos algoritmos e, portanto, produtores de conteúdo e analistas de SEO devem estar atentos às mudanças para continuar reforçando as boas práticas para ranqueamento no site de busca.

Sabe o ditado popular que diz que quem não é visto, não é lembrado? É real! Se você tem uma empresa, investe em conteúdo orgânico e quer ganhar autoridade na web, mas ainda não usa as técnicas de SEO, saiba que em terra de internet, sua empresa pode nem existir perante a concorrência.

No fim das contas, não importa se você é um especialista nível hard em SEO, se é iniciante ou está aprendendo sobre como funciona a otimização dos mecanismos de busca, afinal, este guia de tendências de SEO para 2021 vale para ajudar todo mundo, ok? 

Nas próximas linhas, vamos falar sobre os principais fatores para ficar de olho e rankear em 1º lugar no Google. Continue lendo e saiba mais!

1. Conteúdo relevante é sempre tendência

Produzir conteúdo relevante e rico é sempre uma tendência para quem deseja conquistar bons resultados no Google. Aliar um conteúdo que responde às dúvidas do usuário, traz boas referências e se pauta em assuntos que são importantes e despertam curiosidade às técnicas de SEO ou Search Engine Optimization (SEO) é uma combinação perfeita.

Atenção: para seu conteúdo ser considerado relevante, não basta exagerar nas técnicas de otimização, escolher as palavras-chave mais estratégicas, fazer um bom título e não trazer informações que supram aquela necessidade da persona do seu negócio. 

Quando um conteúdo capta a atenção de uma pessoa a ponto dela clicar no site, mas se frustrar com o conteúdo, o resultado final não vai ser interessante para sua marca. Isso se chama ’clickbait’ que, na prática, significa uma tática “caça-cliques”. Conteúdos com essas características acabam não sendo relevantes, pois resume-se apenas a divulgação de informações e vão contra as estratégias de inbound marketing e relevância para os algoritmos.

Quer produzir um conteúdo interessante e otimizado para sua persona? Lá vão algumas dicas. Confira:

  • Entenda a jornada de compra da sua persona;
  • Estude as melhores referências de conteúdo e tenha atenção aos conteúdos da 1ª página;
  • Produza conteúdos completos e originais;
  • Tente produzir conteúdos sempre melhores dos que já estão ranqueados;
  • Responda as questões centrais levantadas no conteúdo;
  • Estude a melhor estratégia de palavras-chave considerando volume de buscas, especificidade do assunto e etapas do funil e jornada de compra da persona.

2. Invista em uma boa experiência para o usuário

Um site lento e que trava bastante ou não apresenta elementos que tornam a navegação boa afasta as pessoas. Portanto, investir em experiência do usuário ou User Experience (UX) é fundamental.

experiência do usuário

No caso de um site, mais do essencial, esse fator é levado em conta pelos algoritmos do Google. Quer fazer um teste para entender qual nota seu site teria hoje? O próprio buscador conta com ferramentas que podem te ajudar a conferir os pontos fortes e as melhorias que devem ser feitas no site

Neste caso, não esqueça: a experiência de página vai além de um conteúdo relevante. No Google Webmaster Central Blog, há muitos detalhes sobre o que é considerado pelo Google, mas para facilitar, fizemos um resumo de alguns pontos que merecem atenção. Confira abaixo.

Mobile Friendly

O smartphone é um dos principais dispositivos móveis que as pessoas utilizam para acessar a internet. Segundo a pesquisa TIC Domicílios, do IBGE, o celular é o meio mais usado por 99% dos brasileiros com internet, sendo que 58% dessas pessoas usam a internet somente por este aparelho.

Mobile Friendly

Portanto, não basta criar um site maravilhoso, sem considerar aspectos como: responsividade, adaptação  de layout, funcionalidades para smartphones, usabilidade e dimensões. Se você quer reduzir as taxas de rejeição do seu site e mandar bem em UX, considere isso.

Segurança na conexão

Conexões seguras são valorizadas pelo Google como fator de ranqueamento.O S da sigla HTTPS significa isso e quando um site é suspeito, o algoritmo não dá credibilidade para o site.

Pop-up

Pare e pense: quantas vezes você desistiu de continuar em uma página porque enquanto navegava, mil janelas de pop-up com anúncios abriram e prejudicaram sua leitura em determinado conteúdo? Isso é muito chato não só para o usuário como para o Google. Quanto mais anúncios desnecessários, maior a taxa de rejeição e redução das chances de ranqueamento. Fica a dica!

3. EAT

A sigla EAT está relacionada com três fatores que ajudam os algoritmos a classificar se um site tem qualidade ou não. São eles: especialização, autoridade e confiança. As atualizações do que interferem nestes critérios são feitas sempre e mudam bastante. 

Antes, a definição de palavras-chave e backlinks (hiperlinks posicionados de forma estratégica) eram muito relevantes e com o tempo, o foco no usuário e na qualidade do conteúdo apresentado passou a expandir. Hoje, é muito relevante ter uma produção que se encaixe nestes fatores de qualidade.

A especialização é o fato do seu site ser uma referência no assunto abordado. A expertise em uma área de atuação inspira credibilidade e confiança, certo? Os usuários podem avaliar os conteúdos e os sites e para o Google, essas percepções dizem se você cumpre esse requisito ou não.

Mais do que usar todas as palavras-chave, seguir boas estratégias de escaneabilidade do texto e escrever bem, o algoritmo avalia se o seu conteúdo responde de forma específica as dúvidas dos internautas.

Quando o assunto é autoridade, se as pessoas recorrem muito ao seu site ou se o seu conteúdo é mencionado por terceiros, indicando que você tem uma solução para determinado problema, saiba que isso ajuda a posicioná-lo como especialista. Autoridade é uma construção diária. 

Os robôs do Google consideram vários fatores, incluindo: experiência do usuário, segurança, citações em sites relevantes e bem posicionados, credibilidade nos conteúdos publicados e muito mais.

Por fim, a confiabilidade que conta para o posicionamento orgânico e faz parte não só das tendências de SEO em 2021, como deve ser premissa básica para qualquer produtor de conteúdo de sucesso.

Nós já falamos sobre a importância de um conteúdo que traz soluções e ajuda as pessoas, mas não custa repetir que isso é considerado. Páginas que respondem às dúvidas buscadas no Google, com fontes que possuem credibilidade e conquistam o selo de autoridades no assunto, recebem boas avaliações e, consequentemente, são cotadas para as melhores posições.

4. Otimização de imagens

As tendências de SEO em 2021 integram um conjunto com várias técnicas e estratégias e você já deve ter percebido que o ranqueamento é fruto de um bom trabalho em mais de uma área, né?

Se engana quem pensa que a escolha e a otimização das fotos que vão ilustrar o conteúdo não influencia os resultados orgânicos. Otimizar as imagens para o Google  pode aumentar o tráfego do seu site.  Tenha atenção aos seguintes detalhes:

  • Faça uma boa descrição da imagem, na tag “alt text”;
  • Preferencialmente, escolha imagens retangulares;
  • Arquivos pesados deixam o site lento, mas você pode usar serviços para otimizar o tamanho da foto como o TinyPNG;
  • Acrescente legendas explicativas nas suas fotos;
  • Nomeie os arquivos de acordo com o tema e com um URL explicativa.

5.Core Web Vitals

Na atualização de 2020, o Google anunciou o Core Web Vitals. Praticamente, a ferramenta é baseada em vários indicadores que ajudam em uma avaliação completa do site, considerando desde a velocidade para carregar a página até mesmo a estabilidade visual.

O principal objetivo deste recurso de ‘auditoria’ é indicar os pontos de melhoria para que os proprietários de site possam realizar e proporcionar uma ótima experiência aos usuários. 

É importante ficar de olho nesta atualização porque ela faz parte das tendências de SEO em 2021 e interferem na classificação dos sites, a partir das seguintes análises:

  • Velocidade da página e de carregamento do principal conteúdo ou LCP;
  • Tempo necessário para uma página tornar-se interativa ou First Input Delay (FID);
  • Volume de mudanças inesperadas de layout ou Cumulative Layout Shit.

 

Importante: proporcionar uma boa experiência para uma página é um trabalho de que exige fôlego e bastante dedicação. Afinal, o Google considera: segurança da página, otimização para mobile, certificados de segurança para uma navegação livre de softwares maliciosos e outros fatores que podem comprometer o desempenho do SEO.

Independente do nicho de mercado, O Core Web Vitals ajuda bastante e a segurança dos sites, sobretudo e-commerces que captam informações do cliente, faz toda a diferença na confiabilidade do site. Pense nisso!

6. Busca por voz

Admita: você provavelmente já fez o uso do “Ok Google” ou conhece alguém que prefere fazer pesquisa por voz. As assistentes virtuais estão ganhando um espaço cada vez maior em nossas vidas e fazem parte da nossa rotina. Logo, se a forma de procurar soluções e respostas está mudando, o SEO também será impactado.

Busca por voz

Aprender sobre como fazer SEO orientado para busca por voz está entre as tendências de SEO em 2021. Em resumo: é importante escolher palavras-chave no formato de cauda longa, cadastrar a empresa no Google Meu Negócio, investir em explicações boas e com uma linguagem agradável, entre outros cuidados.

Vale muito a pena ler tudo sobre essa tendência que está cada vez mais naturalizada e pode ficar ainda mais!

7. SEO local é uma das tendências de SEO em 2021

Muitas pessoas descobrem seu negócio ao fazer uma pesquisa no Google e se a sua empresa estiver cadastrada no Google Meu Negócio, as chances das pessoas agendarem uma visita, chegarem até você mais facilmente e terem resultados satisfatórios a partir da integração com GPS e proximidades aumentam muito.

Por isso, é extremamente importante se atentar ao SEO local e fazer o cadastro da sua organização nesta plataforma. No Google Meu Negócio, você pode incluir várias informações importantes para tirar as principais dúvidas dos clientes em potencial, como:

  • Endereço da empresa;
  • Horário de funcionamento;
  • Principais produtos e serviços;
  • Telefone;
  • Mapa de como chegar e mais!

O cadastro no Google Meu Negócio é gratuito e ajuda no SEO. Faça isso!

8. Busca semântica

Os robôs do Google são muito inteligentes e essa parceria com a Inteligência Artificial (IA) pode influenciar de forma muito positiva seus resultados e a construção da tão desejada autoridade perante os usuários que diariamente fazem milhares de pesquisas no maior buscador do mundo.

Assim como há ferramentas como o Google Keyword Planner, além da Semrush e outras que ajudam a mapear as palavras-chave mais estratégicas da internet, os mecanismos de inteligência artificial e os algoritmos conseguem captar a essência da intenção de quem faz uma pesquisa no Google.

Na hora da pesquisa por digitação, muitas vezes as pessoas podem cometer um erro de digitação ou fazer uma pesquisa que não seja tão completa e os robôs interpretam e buscam entender o contexto daquela busca.

Por isso é que construir conteúdos que respondam às dúvidas do usuário de forma nítida, prática e eficiente ajuda o Google a fornecer resultados assertivos e, claro, seu conteúdo ter um melhor desempenho nas posições.

Tudo ok para aplicar as tendências de SEO em 2021?

Esperamos que neste guia sobre as tendências de SEO em 2021, você tenha boas ideias de como melhorar o tráfego do seu site, atraindo mais pessoas e resultados para o seu negócio a longo prazo.

Os melhores resultados nascem de planejamentos cuidadosos, cumprimento de boas práticas à risca, muitas análises, conteúdo relevante, ferramentas certas e trabalho duro. A Nerdweb conta com especialistas renomados na área de SEO e experiência em diversos nichos. 

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Precisa de ajuda para aplicar as tendências de SEO em 2021 para o seu negócio de forma satisfatória? Converse com os especialistas da Nerdweb e vamos conquistar a internet juntos!

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