Aprenda a testar a velocidade do seu site e deixar sua página mais rápida
Que é importante investir em conteúdo de qualidade para o seu site isso provavelmente você já sabe. Porém, talvez você não tenha se dado con...
Que é importante investir em conteúdo de qualidade para o seu site isso provavelmente você já sabe. Porém, talvez você não tenha se dado conta que, quando falamos de otimização de páginas, a velocidade do site é um fator primordial.
Não se trata apenas de um item a mais no algoritmo. Um tempo de resposta maior do que três segundos, por exemplo, pode fazer com que o usuário abandone o seu site e prefira buscar informações em outra página. Além disso, páginas mais lentas perdem pontos no ranqueamento das buscas no Google.
Entenda: a velocidade de carregamento influencia nos resultados
Assim como a fórmula da Coca-Cola, o algoritmo do Google é um dos maiores segredos da indústria. Não se sabe ao certo quantos são e qual é o peso de cada um dos itens que compõem a fórmula – estima-se que mais de 200 fatores sejam considerados no cálculo.
Entre eles está a velocidade de carregamento das páginas. Dessa forma, sites mais lentos são penalizados e mesmo que tenham um conteúdo melhor do que o dos concorrentes poderão ficar mais para baixo na hora que os resultados são listados pelo Google. A ideia da empresa é que os primeiros resultados ofereçam para o consumidor uma mistura de boa conteúdo e agilidade.
Pesquisa elaborada pelo Aberdeen Group indica que cada segundo a mais no carregamento de uma página aumenta em 16% a insatisfação dos clientes. Portanto, trata-se de um aspecto técnico que precisa ser considerado pela sua equipe de marketing digital e desenvolvimento web.
Como testar a velocidade do site?
Você pode alegar que conexões mais lentas vão demorar mais para carregar a sua página, e é verdade. Porém, é possível estabelecer uma média a partir de ferramentas específicas para essa finalidade. O tempo “ideal”, infelizmente, é uma métrica que não existe.
Especialistas afirmam que até 2 segundos para carregamento de uma página é um valor satisfatório. Com até 5 segundos de carregamento sua página estará entre as 25% mais rápidas da web, mas pode ser que isso já não seja suficiente para colocá-lo em primeiro. Como regra, pense assim: quanto mais rápido, melhor.
Para fazer o teste e verificar em quantos segundos a sua página carrega há várias ferramentas, entre gratuitas e pagas. Aqui, citaremos cinco delas e vamos explicar em detalhes uma das mais usadas, o Google PageSpeed Insights. Você pode testar todas elas:
Como usar o Google PageSpeed Insights?
Entre todas as ferramentas da lista, o Google PageSpeed Insights é a mais simples e mais utilizada, servindo como um ótimo parâmetro para começar. Tudo o que você precisa fazer é inserir a URL de uma página e aguardar o resultado da avaliação.
O serviço divide os resultado em “desktop” e “mobile”, para que você saiba exatamente o que precisa fazer em cada uma das versões. As respostas são destacadas em verde (“aprovadas”), amarelo (“considere corrigir”) e vermelho (“você deve corrigir”).
O site é uma ótima maneira de compreender onde estão os problemas mais graves e agir rapidamente para melhorá-los. O simples fato de compactar as imagens que você utiliza na página, por exemplo, já pode ser suficiente para impactar positivamente na velocidade.
Invista na otimização das suas páginas
Se você já investe em conteúdo de qualidade para as suas páginas, considere imediatamente adotar soluções que possam aumentar a velocidade de carregamento do seu site. Muitas pessoas dão preferência a recursos estéticos que “pesam” no carregamento das páginas e acabam sacrificando a velocidade.
Lembre-se: é preciso encontrar um meio termo. Um site bonito e repleto de animações, por exemplo, provavelmente não é a melhor ideia para promoção de conteúdo em páginas de blog. Por isso, não deixe esse item em segundo plano, seja no desenvolvimento de um novo site ou na otimização de páginas existentes.
Na dúvida, consulte uma equipe de especialistas em marketing digital para descobrir quais ações são necessárias para tornar a sua página mais competitiva nos mecanismos de busca. A Nerdweb presta suporte completo nesse quesito para que o seu site se torne mais atrativo para os consumidores e para os algoritmos.
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