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O que é certificado SSL e por que usar no seu site?

Entenda qual é o significado dessa sigla e saiba porque atualmente é imprescindível contar com um SSL na sua página.

Por Nerdweb - Dia 13 de Dezembro de 2019 às 00:12

A segurança dos sites é um fator primordial para as empresas que estão na internet. Páginas inseguras e sem um certificado de segurança digital podem levar os consumidores a colocarem em risco as suas informações pessoais.

Para evitar que problemas maiores ocorram foram criados sistemas de criptografia que validam a autenticidade e a idoneidade de um domínio. Além da segurança proporcionada, essas certificações influenciam ainda no resultados das buscas. Vamos conhecer mais sobre os certificados SSL? 

O que é o certificado SSL?

SSL é uma sigla em inglês para Secure Socket Layer e se refere ao mecanismo de criptografia criado com o objetivo é aumentar a segurança dos dados compartilhados na internet. Sabe aquelas páginas cujo início da URL exibem “https” em vez de “http”? As do tipo https indicam que o certificado SSL está ativo. 

Em outras palavras, isso significa que todos os dados transacionados em sites com certificado SSL ativo estão mais protegidos se comparados aos que não tem. Isso porque essa forma de criptografia é mais eficiente e mais difícil de ser quebrada. Ainda que alguém tenha acesso aos dados, interceptando-os no meio do caminho, não conseguirá decifrá-los quando eles estão embaralhados.

Quais são os tipos de certificado SSL?

Existem vários tipos de certificado SSL, com diferentes níveis de proteção de dados. Os três mais comuns são os de validação do domínio, os de validação da organização e os de validação estendida. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

1. Validação de domínio

Este é o certificado SSL mais comum, encontrado na maioria das páginas. Seu nível de proteção é básico e sua função é validar o nível de confiança do domínio. A maioria dos provedores de hospedagem inclui esse tipo de certificado nos pacotes oferecidos aos clientes, mas é possível obter um SSL deste nível de forma gratuita no Wordpress. É recomendado apenas para pequenos blogs e sites, especialmente naqueles em que não há transação de dados bancários.

2. Validação de organização

O segundo tipo de SSL é o de validação de organização. Seu nível de segurança é considerado intermediário, pois além de validar o domínio ele faz verificação nas informações relacionadas à organização. Essa é uma forma de as empresas demonstrarem sua existência tanto no mundo virtual quanto no mundo real. E-commerces e empresas de médio porte devem recorrer a essa alternativa.

3. Validação estendida

É o mais completo de todos, compreendendo os dois níveis anteriores. Nesse caso, tanto o site quanto a empresa passam por um processo de certificação mais rígido e o resultado é o recebimento do nível mais alto de SSL existente no mercado. Empresas de grande porte e lojas virtuais com tráfego intenso devem buscar essa opção.  

Como saber se um site tem um certificado SSL?

É muito simples. Basta prestar atenção à URL do site no seu navegador. Se a página exibir a indicação de um cadeado, seguido da palavra “Seguro”, e o endereço for iniciado por “https”, então isso significa que a página tem certificação SSL com validação de domínio ou de organização.

Já as empresas com validação estendida exibem o nome ou a razão social em cor verde antes da URL iniciada por “https”. Essa identificação visual é importante para o consumidor, para que ele possa avaliar se é seguro inserir os seus dados na página ou não. A recomendação é para que ninguém forneça dados bancários ou de cartão de crédito se a página não obedecer a essas regras.

Por que usar certificado SSL em seu site?

A segurança é o principal motivo para se usar um certificado SSL no seu site. Isso aumenta a confiança do usuário em sua página e permite que sua empresa opções de pagamento via cartão de crédito, por exemplo. Trata-se de um recurso praticamente obrigatório para sites de e-commerce.

Porém, mesmo os sites menores e mais simples podem se beneficiar da configuração de um certificado SSL. Desde 2014 já foi sinalizado que sites com SSL obtém posições melhores nos mecanismos de busca se comparados a aqueles que não têm esse recurso. Portanto, só um bom conteúdo pode não ser suficiente para que o seu site se destaque perante os demais.

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