SEO

Metade dos resultados da primeira página do Google são de sites com HTTPS

Mais da metade dos sites que estão no resultado da primeira página do Google possuem HTTPS, a versão mais segura do protocolo de transferência ...

Por Francis Trauer - Dia 24 de Apr de 2017 às 17:04

Mais da metade dos sites que estão no resultado da primeira página do Google possuem HTTPS, a versão mais segura do protocolo de transferência de dados que combina HTTP e SSL. A pesquisa foi realizada pela Moz, especialista em SEO, contemplando mais de 10 mil palavras-chave.

Segundo a empresa, essa mesma métrica era 30% nove meses atrás e o crescimento prevalece contínuo, embora sem grandes saltos. Isso sugere que a adoção por parte dos sites aumentou muito e não que o algoritmo do buscador tenha realizado uma mudança brusca.


Polêmica e futuro

Embora o estudo da Moz não conclua que o Google privilegia quem usa HTTPS, o pessoal da Rank Ranger afirma o oposto:


Contudo, a própria Moz explica que ambos utilizam métricas diferentes. Ao projetar o ângulo da curva de crescimento, estima-se que até dezembro de 2017 aproximadamente 70% dos sites que tenham HTTPS habilitado vão figurar na primeira metade do resultado de buscas. Aliás, o próprio Google incentiva a adoção do SSL para que os usuários estejam cada vez mais seguros.


Uma especulação do Google ainda não dar um boost ou penalidade para quem adotar o HTTPS é que muitos grandes players do mercado ainda não converteram 100% dos seus links. O próprio YouTube e a Amazon não são 100%. A Best Buy, grande varejista de eletrônicos nos EUA, por exemplo, ainda não implementou.

O que sua empresa deve fazer?

Muito embora a Google ainda não tenha realizado uma grande recompensa ou penalizado pelo HTTPS, o navegador Chrome (que é o líder de mercado brasileiro) tem intensificado constantemente a divulgação de mensagens para usuários alertando que sites sem HTTPS não estão completamente seguros e que estas páginas podem coletar dados sensíveis.

Sendo assim, é fortemente recomendado que todos migrem para o HTTPS o quanto antes, uma vez que o certificado de segurança não é tão caro e pode trazer vários benefícios como percepção dos usuários e, quem sabe, no futuro evitar penalizações.

O seu site ainda não possui HTTPS? Fale com a Nerdweb, criamos sites já com o certificado de segurança para você estar bem posicionado.

O que é HTTPS e SSL?

Ainda confuso? Não tem problema, a gente explica! HTTPS é um acrônimo que significa Hyper Text Transfer Protocol Secure, que em português pode ser traduzido literalmente para “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”.

Esta é a versão de protocolo de transferência de dados entre a internet e computadores mais segura, fazendo uma codificação que requer autenticação entre ambas as partes. Isso significa que entre suas troca de dados não há como um terceiro conseguir capturar informações.

Isso é especialmente importante principalmente em sites que você pode preencher formulários, como sites de lojas virtuais onde você cadastra seu cartão de crédito. Quando um site possui HTTPS, o ícone de um cadeado é exibido pela grande maioria dos navegadores, denotando que a troca de informações será mais segura.

Mas e o tal do SSL? Na verdade, o SSL é a abreviação de Secure Sockets Layer, a ferramenta que encripta as páginas antes de serem transmitidas pela internet. Portanto, HTTPS é nada mais do que a junção de HTTP + SSL, adicionando o S ao final.

Gostou das explicações? O seu site já possui HTTPS? Não deixe de comentar e tirar suas dúvidas na área de comentários abaixo!

Fonte: Moz

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.