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ROI x ROAS: Entenda a diferença e aprenda como calcular

Você sabe o que significam e, mais do que isso, sabe como calcular ROAS e ROI? Acredite: ter esse conhecimento pode fazer toda a diferença na ho...

Por Francis Trauer - Dia 08 de Dec de 2021 às 00:12

Você sabe o que significam e, mais do que isso, sabe como calcular ROAS e ROI?

Acredite: ter esse conhecimento pode fazer toda a diferença na hora de você montar o seu planejamento de marketing e, também, calcular se os resultados das suas campanhas e ações realmente estão sendo efetivos.

E é para te ajudar a compreender melhor essas métricas que preparamos esse material. Acompanhe e entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que é ROAS?

Antes de entender como calcular ROAS e ROI, é preciso conhecer o que são essas siglas.

Assim sendo, ROAS é a sigla de Return on Advertising Spend. Traduzindo para o português, seria algo como “Retorno do Investimento feito em Publicidade”.

Isso significa que o ROAS é uma métrica que calcula os resultados que foram obtidos por meio dos anúncios e campanhas de marketing feitas por meio de mídia paga. Ou seja: ao investir uma quantia de dinheiro em um anúncio, quanto ele gera de retorno para a sua marca?

Qual a diferença entre ROAS e ROI?

À primeira vista e entendendo a definição de ROAS, parece que ele é igual ao ROI. Entretanto, apesar de ambas serem métricas extremamente relevantes para o seu negócio, elas apresentam suas diferenças.

Enquanto o ROI (Return Over Investment, ou Retorno Sobre Investimento) pode ser entendido como uma métrica estratégica, o ROAS é mais tático. Essa é a principal diferença entre ambos.

Para compreender melhor:

O ROI mede o lucro gerado pelos anúncios em relação ao custo deles. Assim, ele calcula a contribuição que a mídia paga traz para os resultados finais da empresa.

Por outro lado, o ROAS calcula a receita bruta do seu investimento em anúncios. Assim sendo, ele pode ser entendido como uma métrica que indica especificamente o sucesso e a eficácia das suas campanhas pagas. Seus valores são a prova máxima de que os seus anúncios precisam (ou não) ser melhorados.

Entenda que elas são métricas essenciais e complementares para acompanhar e analisar a performance do seu negócio. Por isso, saber como calcular ROAS e ROI é de extrema importância para você conhecer de perto o desempenho da sua empresa.

Ademais, se você quer saber um pouco mais sobre o ROI, confira: O que é ROI? Saiba como calcular o retorno sobre o investimento no mundo digital

Como calcular o ROAS?

Calcular o ROAS é mais fácil do que você imagina! Isso porque, para fazer o cálculo dessa métrica, basta envolver dois valores: pegue a receita (ou retorno) que foi obtida por meio das suas campanhas publicitárias e subtraia o valor pago nesses mesmos anúncios pagos.

Ao obter esse resultado, divida-o pelo mesmo valor dos custos e… Pronto! Você já chegou no valor do seu ROAS. Simples, não é mesmo?

Para visualizar melhor, a fórmula para saber como calcular o ROAS é a seguinte:

ROAS = ( Receita – Custo ) / Custo

Essa fórmula parece familiar para você?

Se sim, não se assuste: isso acontece porque ela é a mesma fórmula utilizada para o ROI. Assim sendo, para saber como calcular ROAS e ROI você utilizará a mesma fórmula! O que irá mudar são os valores aplicados e, também, o objetivo de cada cálculo.

Fatores que podem influenciar no ROAS da sua empresa

O seu objetivo, é claro, é alcançar um bom retorno sobre os seus investimentos feitos em marketing pago, certo?

Entretanto, além de saber como calcular essa métrica, é importante ficar atento a outros fatores que influenciam diretamente o seu resultado. Dentre eles, destaque para:

Custo por clique

O custo por clique é uma maneira que você pode optar por pagar pelas suas campanhas nas plataformas de anúncio.

Ao utilizar essa estratégia, você só paga quando alguém clica no seu anúncio.

Por exemplo, você dispara uma campanha no Google para uma palavra-chave específica qualquer. Quando uma pessoa pesquisar por esse termo, o seu anúncio irá aparecer sinalizado logo nos primeiros resultados de busca. Se a pessoa se interessar e clicar nele, você irá pagar por esse clique.

O seu objetivo é fazer com que as pessoas cliquem no anúncio. Entretanto, o “pulo do gato” é definir o quanto você irá pagar por esse clique.

Para isso, existem fatores que influenciam no preço do clique, como a qualidade do seu anúncio e se existem muitas outras empresas competindo por essa mesma palavra-chave ou público.

Como o custo por clique influencia o ROAS

Mas por que estamos falando tudo isso? Porque o valor que você paga por clique irá influenciar no resultado do seu ROAS. Vamos exemplificar usando dois cenários.

Em ambos os cenários você conquistou 50 clientes que compraram o seu produto pelo mesmo preço, R$100. Isso significa que o seu faturamento em ambos os casos foi de R$5.000.

  • Clientes: 30;
  • Preço do produto: R$100
  • Faturamento: R$ 3.000

 A diferença é que: no primeiro cenário, você pagou R$10 por clique por cliente. Isso significa que o custo foi de R$300 e o resultado do seu ROAS é de 10. Ou seja, a cada R$1 investido, você teve um retorno de R$10.

No segundo cenário,você pagou R$20 por clique por cliente. Isso significa que o seu custo foi de R$600 e, consequentemente, o resultado do seu ROAS é 5. Ou seja, a cada R$1 investido, o retorno foi de R$5.

Sim, em ambos os cenários você lucrou. Entretanto, no primeiro cenário o seu ROAS foi maior.

Segmentação do público

Para ter um bom ROAS é essencial fazer uma boa segmentação de público antes de rodar os seus anúncios. E segmentar o público significa filtrá-lo de acordo com critérios como região, idade, etapa do funil, gostos pessoais, entre outros.

É muito importante fazer uma segmentação eficiente e adequada antes de disparar as campanhas pagas.

Afinal, se você disparar um anúncio de fundo de funil (focado em conversão/compra imediata) para pessoas que ainda estão no topo do funil (começando a pesquisar sobre o assunto), você irá apenas perder dinheiro e, também, corre o risco de soar muito afobado, afastando essa pessoa da sua marca.

Assim sendo, para aumentar o ROAS, direcione seus anúncios para o público certo em cada caso.

- Veja também: Funil de vendas: Descubra tudo sobre essa estratégia

Conversão nas landing pages

Seu ROAS tende a ser mais alto de acordo com a maior taxa de conversão dos seus anúncios. Afinal, isso significa que as suas campanhas pagas trouxeram mais retorno para o seu negócio.

Ainda, para aumentar as chances de ter uma boa conversão nos anúncios, é essencial levar o seu público para o lugar certo. Ou seja, ao clicar na campanha, para onde essa pessoa será direcionada?

Normalmente, essas campanhas levam as pessoas para as landing pages otimizadas para a conversão. Assim sendo, aposte em landing pages eficientes, que realmente consigam converter essas pessoas, transformá-las em clientes - e, é claro, aumentar o seu ROAS.

Com essas informações, você com certeza entendeu melhor sobre o que significam e, também, como calcular ROAS e ROI. Por fim, mas não menos importante, se você tem o objetivo de potencializar os resultados da sua empresa e contar com uma equipe multidisciplinar especializada na gestão do marketing digital como um todo, entre em contato com a Nerdweb e conheça todas as nossas soluções personalizadas para o seu sucesso.

Referências: Klick Pages, Fleeg, Rock Content, Blog Auaha

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