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O que é ROI? Saiba como calcular o retorno sobre o investimento no mundo digital

O mundo do marketing e da administração estão repletos de termos e siglas em inglês. Um deles, bastante frequente em muitas análises, é o ROI...

Por Francis Trauer - Dia 17 de Jul de 2018 às 19:07

O mundo do marketing e da administração estão repletos de termos e siglas em inglês. Um deles, bastante frequente em muitas análises, é o ROI. Saber o que é ROI é fundamental para qualquer empresário que faça algum tipo de investimento, seja lá qual for ele.

ROI nada mais é do que uma sigla para “Return On Investiment”, que traduzindo seria algo como “Retorno Sobre o Investimento”. Existe uma fórmula para se calcular isso e os resultados podem indicar se o seu investimento está indo no caminho certo ou se é melhor mudar de ideia o quanto antes. Vamos nos aprofundar mais nesse assunto.

Entendendo o que é ROI

A expressão “Retorno Sobre o Investimento” é bastante significativa para que você possa compreender qual é a exata proposta de se calcular o ROI. Em linhas gerais, podemos dizer que o ROI é o “valor” do seu dinheiro. Ou seja, se você investir R$ 1 em uma mídia específica, qual é o retorno que ela dará para você?

Para se obter esse dado, além de um cálculo específico, é preciso ter em mente que acompanhar métricas é fundamental. Muitas vezes, o investimento não apresenta um retorno de forma direta e isso pode tornar o cálculo um pouco mais confuso. Quando você sabe o ROI de uma determinada ação, então é possível justificar a razão de sua continuidade ou o motivo para o seu encerramento.

Aprendendo a calcular o ROI

A fórmula de cálculo do ROI é bastante simples e você mesmo pode calcular essa informação relacionada a qualquer investimento seu.

ROI = (Receita – Custo) / Custo

Para ilustrar melhor, vamos a um exemplo. Imagine que a sua empresa tenha ganho o equivalente a R$ 100 mil – portanto, essa é a sua receita. Para conseguir chegar a esse valor foi necessário fazer um investimento e, nesse caso, vamos considerar que ele foi de R$ 20 mil - portanto, temos aí o custo. Fazendo as contas vamos ter um ROI = 4.

Isso significa que nesse exemplo o retorno sobre o investimento foi de quatro vezes. Em outras palavras, seu investimento de R$ 20 mil resultou em R$ 100 mil, um ganho de 400%.

O uso do ROI em ferramentas de marketing e publicidade

Quando falamos de produtos, pode ser um pouco mais fácil de visualizar um cenário de ROI ideal: os custos somados para a produção de um item devem ser menores do que o valor de venda dele a um distribuidor ou ao consumidor final para que haja lucro. A mesma regra deve ser aplicada às ferramentas de publicidade e marketing.

Quando você opta por investir R$ 10 mil em uma campanha de marketing, deve ter em mente qual é o seu objetivo principal. Se o objetivo for puramente vender mais, é preciso saber quantas pessoas foram impactadas pelas suas ações de marketing e quantas delas vieram até à sua empresa e compraram um produto. A soma dos valores de venda deve ser maior do que o valor investido.

Contudo, elaborar um ROI como esse em se tratando de publicidade é algo simplista demais. As pessoas que foram impactadas também são uma conquista para a sua empresa, pois elas foram impactadas pela sua marca. Aqueles que vieram à sua loja e não compraram, idem. Por isso, é importante ter em mente quais métricas serão observadas já na fase de planejamento.

Uma campanha visando aumentar o número de seguidores em sua página oficial pode não resultar, necessariamente, em um aumento nas vendas. Contudo, o ROI será calculado em razão da meta, ou seja, se o valor do dinheiro que você investiu resultou no número esperado de seguidores. Se a resposta for “sim”, o ROI daquela ação foi bem-sucedido.

Não é quantidade, mas sim a qualidade

Pense da seguinte forma: vamos supor que seu objetivo é fazer uma campanha para aumentar as visitas no seu site e sua verba mensal é de R$ 10 mil. Durante um mês você usa a ferramenta de email marketing para divulgar conteúdo e ao final do período percebe um aumento de 10% nas visitas.

No mês seguinte, sua verba permanece sendo a mesma, mas agora ela será destinada a divulgação em redes sociais. Ao final do período você percebe um aumento de 25% nas visitas. Qual das opções funcionou melhor?

É simples de identificar, não é? Com os mesmos R$ 10 mil você aumentou em 25% as visitas usando uma ferramenta e 10% usando outra. Isso indica que o segredo não é necessariamente a quantidade que você gasta, mas sim a assertividade com que você investe. É possível investir menos e obter os mesmos resultados se você escolher os caminhos corretos.

É por essa razão que é importante contar com o auxílio de especialistas como a Nerdweb na hora de tomar essas decisões no mundo digital. Muitas empresas gastam altas quantias e não percebem que o retorno obtido poderia ser maior se usassem canais mais adequados. O cálculo do ROI e uso das métricas corretas serve justamente para isso: otimizar os seus investimentos.

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