Aprenda como usar um podcast na sua estratégia de marketing digital
Você já pensou em como usar podcast na sua estratégia de marketing digital e quais são os benefícios de apostar nessa tendência? Vamos come...
Você já pensou em como usar podcast na sua estratégia de marketing digital e quais são os benefícios de apostar nessa tendência?
Vamos começar o artigo com dois dados impactantes para te mostrar que você está no caminho certo.
De fato, o podcast está em alta no Brasil: mais de 50 milhões de pessoas já escutaram algum podcast na internet.
Outro dado interessante divulgado pela pesquisa Perspectives from the global entertainment and media outlook (2019-2023) é sobre monetização do formato: os podcasts movimentaram US$ 1 bilhão de receita até o final de 2019.
Se você não sabe como usar podcast na sua estratégia de marketing digital, mas está mais animado ainda após esses dados e deseja aprender sobre o assunto, saiba que esse artigo é para você.
De forma geral, o podcast é democrático, acessível, prático e fácil de consumir seja no computador, no celular ou no carro. É um formato que gera proximidade com o público e pode tornar sua estratégia mais dinâmica de várias formas.
Gostou da ideia e quer saber mais sobre os benefícios do podcast, como produzir e encaixar seu próprio programa em uma estratégia de marketing? Nas próximas linhas, vamos responder todas essas perguntas com exemplos práticos. Boa leitura!
Por que usar podcast na sua estratégia de marketing digital?
Diversificar os formatos de conteúdo da sua marca é uma maneira de oferecer conteúdo prático e rápido para seu público em um formato agradável.
Já parou para pensar que em meio à rotina agitada do dia a dia, muita gente não tem tempo (nem paciência) para ler textos e consumir conteúdo de profundidade?
Usar o podcast na estratégia de marketing digital é uma ação que pode ampliar bastante o alcance do seu conteúdo.
Ainda na dúvida sobre incluir ou não o podcast nas ações de marketing de conteúdo da sua empresa? Listamos alguns motivos para te mostrar que esse caminho pode trazer resultados interessantes para sua marca. Olha só:
- O podcast gera proximidade: as pessoas podem ouvir o conteúdo em qualquer lugar, a qualquer momento;
- O podcast pode ser produzido em vários formatos: entrevista, programa informativo, noticiário, bate-papo, entre outros;
- A versatilidade do podcast não se limita a formato. É uma proposta que pode ser utilizada para praticamente qualquer nicho de mercado;
- É um formato interativo e com uma produção bem planejada, certamente é o tipo de estratégia que fideliza o público;
- O custo de produção é baixo;
- É um tipo de conteúdo que fortalece a identidade da sua marca e gerar conexão com as pessoas de maneira natural, lúdica e atrativa;
- É uma estratégia que gera influência nos hábitos de consumo.
Especialmente no caso do último tópico, vale destacar uma pesquisa do Spotify for Brands que revela que mais de 81% dos ouvintes de podcast já procurou um produto e/ou serviço, conectou-se à marca ou falou dela para outras pessoas após ter contato com um anúncio veiculado durante um programa.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é e para que serve um podcast, chegou a hora de ver quais são os principais passos para produzir seu próprio podcast. Vamos falar mais sobre isso nos próximos parágrafos!
Saiba como usar podcast na sua estratégia de marketing digital
Saber como incluir o podcast na sua estratégia de marketing digital é algo que pode render ótimos frutos a longo prazo com as pessoas que se relacionam com a sua marca. Sabe por quê? O público que ouve podcast tem uma característica em comum: a fidelidade!
As estatísticas não nos deixam mentir. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters aponta que mais de 64% dos apaixonados por esse tipo de conteúdo ouvem podcasts há pelo menos cinco anos.
Já falamos no início do artigo e não custa repetir: assim como o rádio, o podcast é um formato que gera proximidade com o público por fazer parte da rotina das pessoas em todos os momentos.
Imagine a seguinte situação: digamos que você tem uma escola de inglês. Uma das metodologias mais indicadas para o aprendizado do idioma é a escuta, certo? Ao criar audioaulas e conteúdos em áudio relacionados à temática, seus alunos terão um leque de opções para praticar o segundo idioma em qualquer ocasião.
Outro exemplo interessante é das empresas que se encaixam em segmentos muito específicos e/ou técnicos. Ao optar por um formato mais livre e que permite a criação de narrativas em áudio, a chance de descomplicar um assunto de forma prática é muito maior. Concorda?
Já está pensando em mil e uma ideias? Veja as dicas abaixo e saiba como encaixar um podcast na sua estratégia de marketing!
1. Antes de tudo, conheça seu público
O áudio marketing é uma tendência que veio para ficar. Em tempos de “textão”, ouvir áudios facilita muito a vida das pessoas. Isso significa sinal verde para usar o podcast na sua estratégia de marketing digital? Depende!
O seu público consome conteúdo em áudio? Em quais plataformas que as pessoas que a sua marca pretende alcançar estão inseridas? O áudio é o melhor formato para explorar a proposta de valor da sua marca na hora de resolver um problema da persona do seu negócio?
Faça o exercício de responder essas perguntas antes de criar um podcast. Se a resposta for sim para esse cenário, siga em frente e defina a criação do podcast pensando em quem mais importa: seus ouvintes!
2. Planeje um conteúdo relevante para seu podcast
Definir um conteúdo relevante para construir seu podcast vai muito além da escolha do tema que você deseja abordar.
Claro que um tema alinhado às expectativas do seu público é fundamental para iniciar a brincadeira, mas é importante que você faça um checklist com outros pontos relevantes para sua estratégia de marketing digital. São eles:
- Formato: defina se o seu podcast será um bate-papo, um programa com um único apresentador ou uma entrevista
- Duração: qual é o tempo ideal para falar sobre o tema proposto? Como produzir um conteúdo interessante e manter a audiência pelo tempo desejado?
- Linguagem: define o tom de voz da marca que será utilizado para interagir com os ouvintes
- Análise da concorrência: ouça podcasts do seu nicho de mercado e reflita sobre o que faria de melhor ou quais são os pontos fortes que podem inspirar a criação do seu podcast
- Objetivos do conteúdo: seu conteúdo será informativo, educativo ou de entretenimento? Definir um viés é essencial para construir o roteiro e produzir um conteúdo de qualidade.
Lembre-se: uma das principais forças para investir em um podcast na sua estratégia de marketing digital é a narrativa envolvente.
Portanto, traçar os objetivos do seu podcast é algo que contribui com a qualidade do conteúdo que por sua vez reflete no engajamento dos ouvintes e no sucesso da ação.
Procurando exemplos inspiradores para planejar sua produção? O nerdcast é um exemplo de podcast que alia criatividade a um nicho especializado do mercado: a cultura pop!
3. Grave seu podcast com regularidade e qualidade
Se você chegou até aqui e decidiu usar podcast na sua estratégia de marketing digital, saiba que para manter a audiência engajada na proposta é importante definir uma frequência para a gravação dos podcasts.
Jornais costumam fazer programas diários. Mas, a partir da temática, do planejamento de conteúdo e do perfil do seu público, você pode decidir por uma gravação semanal ou quinzenal, por exemplo.
Já fez isso? É hora de gravar o podcast com ferramentas de qualidade. Preparamos um checklist para te ajudar a colocar as mãos na massa. Confira:
- Escolha um ambiente com uma boa acústica para evitar ruídos;
- Escolha um bom microfone;
- Antes de comprar um microfone, converse com um especialista sobre detalhes como o número de participante e a estrutura do estúdio de gravação;
- Selecione um bom software de gravação.
4. Invista na edição profissional
Se a sua empresa tem condições de contratar um profissional de edição de áudio, não hesite. Uma edição de qualidade faz total diferença no resultado do seu podcast e no padrão do material que vai potencializar sua estratégia de marketing digital.
Da criação de vinhetas ao uso de efeitos sonoros, da redução de ruídos a outros detalhes da edição técnica, esse trabalho só valoriza o podcast e eleva a qualidade da produção.
Sem dúvidas, você não quer que a sua marca transmita um ar amador, não é mesmo? Não pode contratar um especialista em edição no começo, não entre em pânico. Temos um artigo com as principais ferramentas para gravação e edição de podcast.
5. Publique seu podcast e monte uma estratégia de divulgação
As pessoas não vão conhecer seu podcast se você não exibi-lo. Portanto, publique seu podcast em uma plataforma que tem um bom alcance.
Além do Spotify, são boas alternativas para te ajudar nessa missão são: Itunes e Google Podcast.
Lembre-se que para fidelizar o público e atrair ouvintes, você também precisa investir em estratégias complementares de marketing digital. Apostar nas redes sociais mais usadas pelos seus ouvintes é uma opção.
A essência do podcast é a conexão com público. Portanto, você também deve definir um nome, uma identidade, um propósito e um canal para expandir essa ideia e construir a autoridade da sua marca neste meio.
As pessoas não podem ver seu conteúdo em áudio e, por isso, você deve ter a clareza que para gerar interesse em seu produto, é preciso caprichar na produção fora dos estúdios de gravação também.
Ou seja: seu podcast precisa de uma identidade visual, de uma proposta de valor e de uma construção que toque a persona do seu negócio e gere o interesse.
Conquistar a atenção das pessoas com marketing de conteúdo é um desafio e tanto, mas ao seguir essas dicas, você terá mais conhecimento para incluir o podcast na sua estratégia de marketing digital.
Mas com as dicas abordadas neste artigo, você pode colocar as mãos na massa de forma mais estratégica, concorda?
Além de refletir sobre cada uma delas, ouça podcasts para inspirar sua estratégia e faça o exercício de pensar em como a proposta de valor da sua marca pode ganhar força com um formato mais acessível.
Ao refletir sobre como os conteúdos do seu negócio agregam valor para a vida das pessoas que ouvirem o que sua marca tem a dizer, podemos concordar que esse é o primeiro passo para pensar em qualquer estratégia e o principal motivo para produzir um podcast.
A monetização, as parcerias, os anúncios, o engajamento e a fidelização do público é uma consequência. Pense no seu ouvinte para dar os primeiros passos nesse universo e no que você pode ajudá-lo.
Precisa de ajuda ou tem ideias, mas gostaria de um auxílio profissional para criar o podcast da sua marca? Tire suas dúvidas com os especialistas da Nerdweb!
-
Cases07 de Mar de 2024
Guia completo de tamanhos de vídeos para redes sociais em 2025
-
SEO07 de Mar de 2024
As 15 melhores métricas para rastrear e analisar no seu site
-
Marketing07 de Mar de 2024
As principais estatísticas do mercado digital do Brasil em 2024
-
Marketing07 de Mar de 2024
Quais são os tipos de Account-Based Marketing e suas diferenças?
Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.