Negócios

Podcast: 5 ferramentas que irão te ajudar na gravação e edição

O podcast é um formato de conteúdo que revolucionou o mercado e já é ouvido com frequência por 19% dos internautas brasileiros.

Por tim - Dia 19 de Maio de 2020 às 00:05

O podcast é um formato de conteúdo com futuro promissor. Prático, acessível e democrático é um material que pode ser ouvido no desktop, no celular ou até mesmo no carro.

Uma pesquisa divulgada pela Deezer —  plataforma de streaming —  destaca que nos últimos anos, o consumo de podcast aumentou em quase 70% no Brasil. Outro levantamento, divulgado pelo Ibope revelou que cerca de 16 milhões de internautas ouve podcast três ou mais vezes por semana.

O interessante desse recurso é a possibilidade de fazer programas temáticos ou noticiosos. Formatos que podem se enquadrar nos mais diversos nichos e marcas. Se você tem uma empresa que está inserida no nicho educacional, por exemplo, aprender como gravar um podcast e editar esse material para oferecer ao seu público pode ser uma alternativa para inovar.

Além de um bom roteiro, é inegável que a edição desse tipo de material precisa ser cuidadosa. 

Afinal, ninguém quer escutar um programa com ruídos, falhas e outros problemas que afetam a experiência. Pensando nisso, listamos algumas ferramentas que irão te ajudar na gravação e edição de um podcast. Confira!

O que é podcast?

 O podcast é uma mídia está revolucionando o marketing digital e resgatando a proximidade que veículos como o rádio trazem ao ouvinte, com uma linguagem mais acessível, amigável e, dependendo do caso, divertida.

Essencialmente, essa mídia consiste em uma série de episódios gravados em áudio,  publicados na internet e geralmente, disponibilizados offline. A marca registrada de um podcast é a presença de um apresentador (também conhecido por host), independente do tema.

Antes do podcast assumir essa roupagem conhecida hoje, vale lembrar que desde a década de 1980, já existia,  nos Estados Unidos, o Radio Computing Services que estava ligado a um software de música e diálogos que eram reproduzidos nas rádios. O tempo passou, o gravador surgiu, o MP3 chegou e em 2001, a Applian Technologies lançava um gravador de áudio para computador.

Atualmente, smartphones já contam com ferramentas e plataformas como o Spotify, que são um meio fértil para a disseminação do podcast. Quer aprender como gravar um podcast e editá-lo? Veja abaixo!

Como gravar um podcast?

Essa dúvida é comum entre quem está começando a pensar neste tipo de conteúdo e também pode ajudar as organizações que já produzem esses programas aperfeiçoar as práticas!

O primeiro passo antes de pensar nas técnicas é imaginar o conteúdo que você deseja oferecer às pessoas. Por que seria um tema legal para podcast? Como dialogar com o público? Qual é a linguagem ideal? Como isso agregaria valor?

Feito isso, saiba que há várias formas de como gravar um podcast e é extremamente importante definir alguns fatores antes de iniciar seu projeto. São eles:

  • Objetivos do podcast;
  • Metas e expectativas de audiência;
  • Persona do podcast (ou da marca, conteúdo, empresa);
  • Duração e frequência dos episódios;
  • Nome e identidade do programa;
  • Canais de divulgação;
  • Pautas e roteiros;
  • Trilhas, vinhetas e elementos que vão compor a edição;
  • Tipo do microfone;
  • Local de gravação.

 Parece muita coisa, né? Felizmente, existem ferramentas que podem te ajudar não a criar  e saber como editar um podcast. Vamos destacar quatro neste conteúdo. 

1. SoundCloud

Clássico, o Soundcloud é um aplicativo que serve para gravar áudio e compartilhar seu podcast com milhões de usuários ativos em mais de 190 países. 

O destaque dessa ferramenta é que ela tem um caráter independente e ajuda a impulsionar criadores de conteúdo, artistas e a comunidade que gosta desse formato.

É uma plataforma que permite que os usuários façam upload de até três horas de áudio de forma gratuita. O aplicativo está disponível nos sistemas IoS e Android.

2. Audacity

O Audacity é um programa gratuito ideal não só para gravar um podcast como também para editar o material.

É possível exportar o áudio em diversos formatos e esse software é compatível com os seguintes sistemas: Windows, Mac e Linux, além das versões online e portable. Basicamente, o Audacity conta com as seguintes funcionalidades:

  • Integração com microfone de gravação;
  • Ferramentas de edição;
  • Recursos para fazer cortes e mixagens;
  • Recursos para aumentar/diminuir a velocidade do áudio;
  • Possibilidade de alterar os tons;
  • Exportação de áudio em formatos como Mp3, Wav e outros.

 É um programa bem intuitivo para quem quer aprender como gravar um podcast.

3. Adobe Audition

O pacote adobe não poderia ficar de fora das recomendações de como gravar e editar um podcast. O Adobe Audition é considerado um dos melhores softwares do mercado e permite que a pessoa crie, grave e edite o próprio podcast.

É um programa completo e compatível com os sistemas Windows e Mac. Existe uma versão de avaliação gratuita que pode ser usada por sete dias. Após o teste, o usuário precisa comprar a licença do software e no plano anual, o valor da assinatura é de R$90/mês.

4. Buzzsprout

Essa ferramenta online também é super completa. Você pode gravar, editar e fazer upload do seu podcast. É possível gravar até duas horas e a hospedagem do material é gratuita por um período de três meses.

O interessante do buzzsprout é que esse recurso ajuda a listar seu material em plataformas de streaming e fornece métricas que ajudam a analisar como está o engajamento.

Também é possível transferir seus podcasts antigos para a plataforma e customizar a apresentação. Demais, né?

5. MP3 Skype Recorder

Já pensou em agregar valor ao conteúdo do seu podcast com um convidado especial, mas não há possibilidade de fazer uma gravação presencial? O MP3 Skype Recorder é uma solução que grava conversas realizadas pelo Skype em formato MP3.

Ou seja, é possível utilizar a ferramenta para extrair sonoras que vão compor seu podcast. Legal, não é mesmo? O melhor de tudo é que você não precisa pagar nada e ainda pode configurar a qualidade do áudio antes da gravação!

Gostou das ferramentas? 

Agora é hora de tirar os planos do papel! Às vezes, você pode até ter um projeto de podcast na gaveta e sua marca possui algo relevante para compartilhar com as pessoas e fortalecer a autoridade no mercado de uma forma diferente. 

Com as dicas levantadas neste conteúdo, você pode gravar e editar um podcast de qualidade, sem ruídos, sem amadorismo e ainda ser reconhecido pelo conjunto da obra dessa produção. 

Escolha a melhor ferramenta para gravar e editar seu podcast e mãos à obra. Ou melhor, mãos, imaginação para criar o roteiro e voz para fazer a locução do seu conteúdo!

… 

Precisa de ajuda ou tem ideias, mas gostaria de um auxílio profissional para criar o podcast da sua marca? Tire suas dúvidas com os especialistas da Nerdweb!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.