O que é um podcast, para que serve e como criar um?
Um levantamento realizado pelo Deezer em 2019 apontou que o consumo de podcasts no Brasil cresceu pelo menos 67% no ano passado. Outros serviços d...
Um levantamento realizado pelo Deezer em 2019 apontou que o consumo de podcasts no Brasil cresceu pelo menos 67% no ano passado. Outros serviços de streaming, como o Spotify, o Apple Music e o Google Podcasts, também perceberam um aumento na demanda por esse tipo de conteúdo nos últimos 24 meses.
O formato vem sendo adotado ainda por grandes empresas de comunicação do mercado, como a Rede Globo, o que tem contribuído para a ampliação do público interessado e para a quantidade de conteúdo disponível.
Embora os podcasts não sejam exatamente uma novidade, esse formato de mídia nunca esteve tão maduro como agora e pode ser uma ótima oportunidade para o seu negócio pensar em como se relacionar com o público por meio de áudio.
O que é podcast?
Pense em um programa de rádio. Um podcast nada mais é do que um programa de rádio gravado e que o ouvinte pode escutar quando quiser. Além disso, para ouvi-lo você não precisa sintonizar uma emissora: basta acessar um serviço de streaming, um site específico ou fazer o download do arquivo digital.
A principal vantagem desse formato é a possibilidade criar conteúdo de nicho sobre qualquer tema. Enquanto uma emissora de rádio optaria pelos programas com maior apelo comercial, por exemplo, um grupo de amigos que goste de falar sobre um determinado tema pode criar um podcast sem maiores aspirações financeiras para falar sobre aquilo que gostam.
Para as empresas, esse formato pode ser uma maneira de dialogar com um público bastante seleto e segmentado. Embora os números de ouvintes de um podcast possam não ser tão expressivos quanto a audiência de um programa de TV ou de um site, por outro lado eles reúnem um público fiel e bastante orientado, o que pode significar resultados mais interessantes em sua estratégia.
Para que serve um podcast?
As razões pela qual se cria um podcast são inúmeras. Produtores de conteúdo veem neste formato mais um canal de divulgação de informações. Um grupo de amigos pode utilizar o formato como meio de expressão sobre um determinado assunto. Já para as empresas, essa pode ser uma oportunidade de produzir conteúdo de qualidade e se tornar referência em um determinado segmento.
Compartilhar conteúdo
Os podcasts são uma forma inteligente de compartilhar conteúdo com o público. Especialistas em um determinado assunto podem dar dicas de como utilizar um produto ou serviço, agregando valor ao conteúdo consumido pelos usuários. As possibilidades de temas são praticamente infinitas.
Fornecer notícias relacionadas ao mercado
Muitas empresas têm interesse em se posicionar como especialistas em um determinado segmento. Uma forma de fazer isso é por meio de podcasts que comentem notícias sobre o mercado. Uma financeira, por exemplo, pode falar sobre os aspectos econômicos mais relevantes da semana e dar dicas de investimento para ouvintes.
Gerar engajamento
Assim como acontece com os locutores de rádio, o publico costuma se identificar com bons comunicadores e passa a ouvir o conteúdo com mais frequência. Ao formar um público cativo para o seu podcast, você também aumenta as chances de convertê-los em consumidores e divulgadores dos produtos e serviços da sua empresa.
Oportunidade de lucro
Você não precisa, necessariamente, criar um podcast dentro do seu nicho de mercado. É possível também identificar quais são os programas que já se destacam ou têm uma base significativa de ouvintes e investir em ações comerciais com eles. Em muitos casos, essa pode ser uma das ferramentas mais eficientes em termos de assertividade para atingir um público-alvo específico.
Como criar um podcast?
Embora criar um podcast seja algo relativamente simples, criar um podcast de qualidade é uma tarefa que vai requerer um certo investimento. Antes de tudo, é preciso planejar como serão os programas, levantando os temas que serão abordados, estudando o que será falado e buscando convidados que tenham conhecimento sobre o assunto discutido.
A gravação do programa também requer atenção. Uma sala com boa acústica, microfones de qualidade para captar o áudio e softwares para gravação estão entre os pré-requisitos nos quais você terá que investir. Por fim, para que o conteúdo seja apresentado com qualidade, é recomendável que ele passe pelas mãos de um profissional para edição.
A última etapa é a de publicação e divulgação. Plataformas conhecidas de streaming de áudio como Spotify, Deezer ou Google Podcasts estão entre as mais populares, mas você também pode distribuir o conteúdo para download a partir do seu site ou até mesmo por intermédio de uma landing page.
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