Google BERT: o que é, como funciona e como o update do algoritmo vai afetar a SERP?
Uma mudança significativa está prestes a acontecer nos resultados das pesquisas do Google. A tecnologia BERT, já em funcionamento nas buscas em ...
Uma mudança significativa está prestes a acontecer nos resultados das pesquisas do Google. A tecnologia BERT, já em funcionamento nas buscas em língua inglesa, em breve estará disponível também em português e promete resultados mais precisos para os usuários.
Na prática, trata-se de uma tentativa do Google de aprimorar o seu serviço para que ele possa compreender melhor as buscas em linguagem “natural”, sejam elas via texto ou por comandos de voz. Para entender como essas mudanças impactarão o seu negócio, vamos conhecer mais detalhes sobre essa tecnologia.
O que é o Google BERT?
BERT é um sigla em inglês para Bidirectional Encoder Representations from Transformers. Trata-se de uma tecnologia de rede neural que visa melhorar o processamento de buscas feitas em linguagem natural pelos usuários. A novidade já está ativa para pesquisas feitas na língua inglesa e em breve deve ser aplicada para os demais idiomas.
A proposta do novo sistema é melhorar os resultados das buscas por meio da compreensão de nuances de contexto das pesquisas. De acordo com os especialistas, essa é uma das mudanças mais significativas no algoritmo dos últimos cinco anos desde que o RankBrain foi introduzido.
Como a atualização funcionará na prática?
Para ilustrar o refinamento pretendido nos resultados, a empresa divulgou alguns exemplos de como as buscas devem ser alteradas em função das mudanças no algoritmo. Vamos a um exemplo em inglês para ilustrar essa questão.
Tome como base a busca “2019 brazil traveler to usa need a visa” (algo como “2019 brasil viajante para EUA precisa de visto”). Nesse caso, a palavra “to” (“para”) tem um papel fundamental na busca. Até então o Google não entendia que, nesse contexto, o “to” era um delimitador da busca e listaria todos os resultados possíveis contendo a expressão.
No entanto, quem está pesquisando quer saber, nesse caso, se o viajante brasileiro para os EUA precisa de visto. Isso significa que as respostas opostas, de viajantes americanos indo para o Brasil, são irrelevantes. Contudo, elas eram as primeiras a serem exibidas.
O impacto ocorrerá não apenas nos resultados das buscas, mas também nos chamados Featured Snippets. Eles, inclusive, receberão as mudanças em outros idiomas antes mesmo da aplicação como um todo. O impacto será sentido com maior clareza provavelmente no primeiro semestre de 2020.
Como as buscas serão impactadas com essas mudanças?
O BERT pode ser considerado um evolução natural do RankBrain, método baseado em inteligência artificial para o buscador do Google. Embora a novidade não esteja substituindo a versão mais antiga, ela funcionará como uma tecnologia complementar, permitindo resultados ainda mais precisos para o usuário.
A compreensão de contexto inclui ainda sinônimos. Ou seja, mesmo que uma pesquisa não utilize uma determinada palavra, pelo contexto o Google pode exibir resultados mais precisos se nas respostas estiverem contidos alguns sinônimos para os termos em questão.
Na prática, para aqueles que já produzem bom conteúdo, o impacto deve ser positivo. Quem cria conteúdos pensando única e exclusivamente em fisgar palavras-chaves pesquisadas pelos usuários poderá perceber uma queda no tráfego, pois suas respostas provavelmente serão menos assertivas.
Contudo, para quem já desenvolve um bom trabalho, com conteúdo original e relevante para os usuários e, principalmente, em uma linguagem natural e adequada, certamente poderá perceber impactos positivos, ganhando até mesmo algumas posições em alguns termos de busca.
Ao menos por enquanto, ainda não é possível saber qual será o real impacto nas buscas em língua portuguesa. Porém, ao longo dos próximos meses, já com dados estatísticos do que que aconteceu nas buscas em língua inglesa e a possível liberação dessa atualização para cá é que poderemos ter uma visão mais próxima da realidade.
Conteúdo de qualidade cada vez com maior destaque
As mudanças no algoritmo devem privilegiar aqueles que produzem conteúdo de qualidade e que, de fato, procuram responder às dúvidas dos usuários com suas postagens. A ideia é que post “caça-cliques” tenham cada vez menos relevância, o que é ótimo para quem realmente investe em conteúdo original.
Na hora de planejar as estratégias de Inbound Marketing para 2020, entre em contato com a equipe de especialistas da Nerdweb e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Teremos prazer em indicar as melhores soluções para que você possa ter resultados positivos com essa novidade.
Fonte(s): Google AI, Resultados Digitais, Neil Patel, Blog Google e Cognitive SEO
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