O que é storytelling e como essa técnica pode ajudar a sua empresa?
Você sabe o que é storytelling? Parece ser um nome difícil, mas vamos explicar de uma forma mais clara... Pense em uma piada que você consider...
Você sabe o que é storytelling? Parece ser um nome difícil, mas vamos explicar de uma forma mais clara...
Pense em uma piada que você considere engraçada e imagine duas pessoas diferentes contando-a.
A primeira delas é expansiva e comunicativa, sendo capaz de interpretar o texto de maneira brilhante de forma que todos à sua volta darão muita risada. Já a segunda é tímida e fala pouco, se limitando a ler o texto escrito e, como resultado, nem todos acharão o conteúdo engraçado.
Se você já vivenciou situações como essas então viu na prática o poder que o storytelling tem. Além da história que se conta, é importante também saber como contá-la. Quando falamos de comunicação com os consumidores, o princípio é o mesmo.
O que é storytelling?
Podemos definir storytelling como a arte desenvolver, adaptar e contar histórias que sejam capazes de encantar os seus leitores. Para que isso seja possível, é preciso que o escritor saiba estruturá-la, com começo, meio e fim, e fique atento a aspectos como personagens, ambientes, conflitos e o público a quem aquele conteúdo se destina.
Embora esse conceito tenha nascido na ficção e se aplique especialmente à literatura e ao cinema, os profissionais de marketing e os produtores de conteúdo têm muito a aprender com ele se souberem como aplicar as suas técnicas às peças de comunicação que desenvolvem no dia a dia.
Mesmo temas já muito explorados podem revelar algo novo para o espectador ou leitor se a sua abordagem for única. A ideia aqui é que você seja capaz de guiar o seu público através de uma jornada, gerando identificação, despertando emoções e seduzindo o público-alvo a agir a partir daquele momento.
Quais são as principais características de um bom storytelling?
Sempre que vir a palavra storyteling, pense em “narrativa”. Quais são os elementos que fazem uma história ter uma boa narrativa? Você pode apontar diversos deles, dependendo do contexto que estiver em questão. Porém, seja em um filme, um livro, um texto para o seu blog ou comercial para o Instagram, há quatro elementos que se destacam.
1. Mensagem
Você se lembra dos contos de fada que leu na sua infância? Todos eles contavam uma história simples, mas com um final que trazia uma espécie de “lição”. A mensagem de uma história é a sua essência, é aquilo que fica depois de termos consumido um determinado conteúdo.
Quando a mensagem é forte, mesmo que a história seja contada de uma maneira simples, funciona. Agora, pense nos seus conteúdos: qual é a mensagem que eles transmitem, o que você está tentando dizer para as pessoas?
Quando a mensagem não é clara, por mais que os textos sejam bons, eles tendem a não “funcionar”. Você pode até consumi-lo, mas provavelmente se esquecerá dele em poucas horas.
2. Ambiente
Toda história se passa em algum lugar. A ambientação de uma história é um elemento fundamental tanto na literatura quanto no cinema. Você consegue imaginar as aventuras de O Senhor dos Anéis se passando no centro de São Paulo? Não daria certo, não é mesmo?
O mesmo vale para o seu conteúdo. Se a sua marca dialoga com escritórios, seus textos devem retratar a realidade vivida por esse público, os problemas enfrentados no dia a dia e soluções encontradas para resolvê-los. É importante ainda estar atento à realidade do seu público-alvo. Problemas cotidianos dos escritórios em Londres não são os mesmos do Rio de Janeiro. Portanto, adapte o conteúdo à realidade do seu público.
3. Personagem
Quem é o personagem da sua história? No marketing costumamos usar o conceito de persona para “dar um rosto” ao perfil do nosso público-alvo. Porém, para que haja uma identificação, é importante que o personagem da história seja alguém com as mesmas “dores” do público.
Essa característica faz com que aumentem as chances de identificação, potencializando as reações por parte do leitor. É a ideia do “se funcionou para Fulano, que tem os mesmos problemas que eu, então pode funcionar para mim”. Usar personagens reais dá ainda mais credibilidade à sua história. Por isso, busque ouvir seus consumidores e de voz a eles no seu conteúdo.
4. Conflito
Toda boa trama é aquela que tem um conflito a ser resolvido. Histórias nas quais nada acontece podem ser interessantes do ponto de vista expositivo, mas sem uma motivação para ir frente ou desafios para serem superados, não há tensão e não há clímax.
Desafios a serem superados possivelmente são o que o seu leitor espera quando acessa um determinado conteúdo em seu blog. As histórias contadas pela sua empresa devem levá-lo à resolução de problemas e à superação de desafios. Seja transparente e conte, da melhor maneira possível, como ele também pode fazer isso.
Qual a história que a sua empresa tem para contar?
É bem provável que na sua jornada como empreendedor a sua empresa já tenha ajudado muitas pessoas. Seja por meio de um produto ou serviços, muitas vezes não temos a noção do quão importante e impactante ele é no dia a dia de um consumidor.
Por essa razão, ouvir boas histórias é o primeiro passo para saber contá-las. Ao dialogar com os seus consumidores e compreender quais são os problemas e expectativas deles você compreenderá o quão significativa é a sua marca. E são esses sentimentos que deverão ser contados em forma de texto ou vídeo.
Lembre-se: todo conteúdo produzido pela sua empresa tem um propósito. Se ele puder ajudar os seus consumidores a irem do ponto A até o ponto B da jornada, então é sinal que as suas histórias estão fazendo a diferença.
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A Nerdweb tem uma equipe de marketing digital especializada, capaz de ouvir as suas histórias e transformá-las em grandes conteúdos. Consulte-nos e descubra como as técnicas de storytelling podem ser capazes de atrair mais consumidores para o seu negócio.
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