Redes Sociais

Instagram esconde número público de curtidas e visualizações em postagens no Brasil

Se você estiver navegando pelo Instagram a partir desta semana e perceber que o número de curtidas e visualizações públicos das postagens não...

Por Francis Trauer - Dia 17 de Jul de 2019 às 18:07

Se você estiver navegando pelo Instagram a partir desta semana e perceber que o número de curtidas e visualizações públicos das postagens não está aparecendo, não se assuste: trata-se de uma nova iniciativa da rede social para “desestimular a competição por números".

A novidade deve ser incorporada aos poucos nos perfis dos usuários brasileiros. O país é o segundo a receber esse tipo de teste – o Canadá foi o pioneiro nessa experiência a partir de maio. As estatísticas, no entanto, não desaparecerão de uma vez, apenas ficarão restritas aos donos dos perfis.

Experiência visa “diminuir a competitividade”

A remoção das curtidas e das visualizações logo abaixo das postagens não é definitiva. Segundo o Facebookl, é um teste que está sendo conduzido em alguns países. Até então, somente os usuários canadenses tinham “perdido” o direito a ver essas informações.

A mudança, entretanto, não deve afetar a visualizações das curtidas por parte dos usuários. Eles continuarão a ter acesso às estatísticas dos seus posts normalmente. No entanto, não verão mais o número de curtidas dos outros, sejam eles seus amigos ou não.

De acordo com os desenvolvedores da rede social, a ideia é diminuir a competitividade entre os usuários. Ou seja, não se trata de deixar ninguém “no escuro”, mas sim de reduzir a pressão que recai sobre instagrammers e criadores de conteúdo para obtê-los.

Ainda, segundo eles, a ideia por trás dos testes é tentar entender se uma mudança como essa pode ajudar as pessoas a focarem mais na produção de conteúdo e em boas histórias do que em postagens que sirvam meramente para atrair curtidas.

Resultados iniciais são animadores

Os primeiros resultados analisados pela equipe do Instagram no Canadá se mostraram bastante animadores. Porém, a empresa prefere ser cautelosa em relação às expectativas e destaca que ainda trabalha compreender de que maneira essa mudança impacta no conteúdo produzido na plataforma.

Internamente, o Instagram leva essa iniciativa como um teste: o número de usuários que deixarão de ver o número de curtidas e visualizações é limitado e há um período específico para a execução da avaliação. O Instagram, contudo, não informa qual é esse período.

Influenciadores estão receosos com a mudança

Bons números de visualizações e curtidas são um dos argumentos mais fortes para que marcas avaliem suas publicações e para que influenciadores consigam bons contratos de publicidade e propaganda. Muitas vezes, antes mesmo que um cliente entre em contato solicitando números mais detalhados, as empresas já tomam as suas decisões.

Dessa forma, a mudança proposta pelo Instagram vem dividindo opiniões. Alguns acreditam que ela será prejudicial no que diz respeito à valorização daqueles perfis mais influentes. Outros, entretanto, defendem que o “fim” da disputa aparente para se obter curtidas pode resultar em um ambiente menos tóxico, no qual a qualidade prevalecerá.

De qualquer forma, resta acompanhar de perto para sentir qual será o impacto por aqui. Sabemos que o público canadense é bastante distinto do brasileiro em muitos aspectos, portanto poderemos ter resultados também diferentes.

Com alcance de até 66 milhões de usuários brasileiros no Insta, entendemos a relevância do tema para todas as marcas, por isso a Nerdweb já vem acompanhando diariamente a evolução deste novo cenário na rede social que mais cresce no país.

Que tal conhecer mais sobre as possibilidades do Instagram para seu negócio? Venha bater um papo aqui na Nerdweb e aumente o potencial da sua marca nas redes sociais. ;)

Leia mais:

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.