Marketing

Aprenda como gerar e nutrir um Lead

Confira nossas dicas para te ajudar a gerar leads o quanto antes e entenda a importância dessa estratégia para o sucesso do seu negócio

Por Nerdweb - Dia 02 de Dezembro de 2021 às 00:12

Toda empresa deseja conquistar novos clientes, certo? Para isso, é importante que ela desenvolva estratégias que atraiam novos prováveis consumidores e, também, desenvolva um relacionamento com eles. E é isso o que chamamos de gerar leads. 

Mas não se preocupe, abaixo vamos explicar melhor sobre o que são os leads, como gerar leads e a importância dessa estratégia para o seu negócio.

Inclusive, para se ter uma ideia da importância de gerar leads, de acordo com pesquisa feita pelo Content Marketing Institute, esse é um dos três principais objetivos de marketing das organizações e foi citado por 85% dos respondentes

Além disso, conforme pesquisa da Hubspot, a captação de leads é apontada por 61% dos profissionais de marketing como principal meta estratégica, ao lado do tráfego

E apesar de ser extremamente importante, pode-se dizer que gerar leads é um grande desafio para as empresas. Afinal, é preciso desenvolver uma estratégia inteligente que realmente desperte o interesse dos usuários para trazê-los para perto da sua marca. Continue acompanhando o artigo e passe a entender mais sobre! 

O que é lead

 

gerar-e-nutrir-leads-shopResumidamente, lead é uma pessoa que demonstra alguma forma de interesse a um tema relacionado a um serviço ou produto oferecido pela sua marca. Então, essa pessoa fornece, de forma orgânica, natural e espontânea um meio de contato (normalmente o seu e-mail) para dar início a um relacionamento com a sua empresa. 

Cabe à empresa utilizar esse contato oferecido pelo lead de maneira inteligente, educando-o sobre o tema que lhe interesse, enviando conteúdos relevantes e tratando-o de maneira personalizada para, com o passar do tempo, conquistá-lo de vez e torná-lo um cliente fiel do seu negócio. 

Qual a diferença entre leads, visitantes, prospects e contatos?

É comum que haja certa confusão entre os termos “leads, visitantes, prospects e contatos”, afinal. Mas vamos te explicar melhor o que cada um deles significa na estratégia de marketing digital

Visitantes

Os visitantes são aquelas pessoas que entraram em contato com algum canal de comunicação online da sua marca. Ele pode ter visitado as suas redes sociais, site, blog ou demais canais de mídia. 

Entretanto, o visitante nada mais é do que isso: apenas um visitante. Ele não forneceu nenhuma informação de contato para a sua marca e, por isso, ainda não é um lead.

Assim sendo, o objetivo do seu negócio, nessa etapa, é fazer com que esse visitante torne-se um lead, ou seja: você deverá fornecer algum conteúdo interessante para que esse visitante forneça seus dados pessoais para o seu negócio. A partir disso, ele se tornará um lead.

Contatos = leads

Contatos e leads são a mesma coisa. Eles são pessoas que passaram pela etapa anterior da jornada - ou seja, eram visitantes, forneceram informações pessoais para a sua marca, como e-mail ou telefone, - e, agora, você tem esses dados para se comunicar com esse lead.

Vale lembrar que essas informações podem ser fornecidas por meio de uma mensagem para tirar dúvidas sobre a sua marca, solicitação de orçamento, preenchimento de formulário para baixar algum material do seu negócio, inscrição em newsletter, entre outros.

Seja como for, ao fazer esse passo, o visitante torna-se um contato, ou um lead.

Prospects 

Após gerar leads, é importante qualificá-los, certo? Eles já demonstraram certo interesse pelo seu negócio e ofereceram seus dados pessoais. Então, agora é hora da sua marca qualificar esses leads e transformá-los em prospects.

Assim sendo, os prospects são os contatos já previamente qualificados pelo marketing. Eles estão em uma fase de abordagem social com mais chances de ser bem-sucedida e, é claro, resultar em vendas - ou seja qual for o seu objetivo com esse prospect.

Qual a importância em gerar leads?

gerar-e-nutrir-leads-informacaoGerar leads é uma ação essencial para gerar oportunidades de vendas para as marcas. 

Afinal, é a partir do desenvolvimento dessa estratégia que uma empresa constrói um relacionamento com os clientes em potencial.

A geração de leads é ideal para a companhia ganhar relevância, credibilidade e confiança. É o caminho para se conectar com os contatos e direcioná-los para a compra de maneira natural e fluida.

Isso acontece porque as informações que a empresa colhe de um visitante que se torna lead são extremamente ricas. É a partir dessas informações que a marca pode criar um planejamento assertivo de e-mail marketing, ofertas e conteúdos qualificados para serem enviados para essa pessoa. 

Resumidamente, é mais fácil conquistar uma pessoa e fazer com que ela se torne cliente do seu negócio se ela já demonstrou interesse anteriormente. Ou seja, é mais fácil transformar um lead em cliente do que uma pessoa “aleatória” em cliente.

Como gerar leads em 2021?

Para gerar leads o primeiro passo é entender que essa é uma estratégia que envolve a criação de um relacionamento. Isso mesmo. É preciso criar um relacionamento entre a sua marca e os seus visitantes para, então, convertê-los em leads. 

Assim sendo, a maneira mais eficiente de começar a geração de novos leads é produzindo e disponibilizando materiais ricos e úteis em informações em troca dos dados dos visitantes. 

Para isso, será importante criar uma estratégia assertiva de inbound marketing (marketing de atração), levando os visitantes até a página em que estará hospedado o material rico. O compartilhamento desses conteúdos em redes sociais e blogs chamam a atenção de potenciais clientes, que podem interessar-se pelo material que você está disponibilizando e, assim, tornarem-se leads. 

Ou seja, para fazer o download e/ou acessar esses materiais, eles deixarão seus dados de contato em troca. 

Essa estratégia do inbound marketing visa atrair, nutrir e converter os visitantes em leads por meio de conteúdos de qualidade. 

Vale lembrar que os materiais utilizados para a conversão podem ser em diversos formatos, por exemplo:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Planilhas;
  • Simuladores;
  • Calculadoras;
  • Quizzes e testes;
  • Demonstração do produto;
  • Teste grátis do seu serviço/produto por alguns dias;
  • Vídeos e webinários;
  • Podcasts, entre outros.

Seja qual for o formato do material escolhido para gerar leads, o importante é que ele seja relevante, rico e realmente atraia a atenção do visitante. 

- Você também pode se interessar por: Qual é a importância do Inbound Marketing para a sua empresa?

Pronto para gerar leads? 

Com essas dicas, tenho a certeza de que você sabe como gerar leads. 

Além disso, compreendeu melhor o que realmente é um lead e sabe a importância de desenvolver estratégias eficientes de conversão de leads em prospects e, então, em clientes.

Pois bem, que tal começar a criar o seu planejamento para essa estratégia dar certo? 

Se está com dúvidas para começar a colocar essa ação em prática, entre em contato com a Nerdweb e conheça nossas soluções de gestão de marketing digital e conte conosco para te ajudar a gerar leads qualificados para o seu negócio. 

Referências

https://neilpatel.com/br/blog/lead-o-que-e/ 

https://blog.leadster.com.br/marketing-leads-o-que-e-lead-e-como-gerar-leads/ 

https://www.agenciasense.com.br/blog/lead-o-que-e-como-gerar-e-nutrir/

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