Como criar uma régua de relacionamento para e-commerce?
Construir uma régua de relacionamento para e-commerce usando e-mail marketing pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia na hora d...
Construir uma régua de relacionamento para e-commerce usando e-mail marketing pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia na hora de atrair novos clientes, ou fidelizar os que você já tem.
Sabe por quê? A régua de relacionamento para e-commerce reúne um conjunto de estratégias automatizadas que trazem análises do comportamento do seu público com base nas interações e respostas com e-mails enviados e contato com materiais. Com essa estratégia, é muito mais efetivo criar um trabalho que dá retorno e gera uma conexão engajadora com as pessoas.
Sabe aqueles ditados populares que dizem que um relacionamento não é feito de metades e que só uma pessoa não sustenta a relação se não houver reciprocidade? Quando o desafio é promover uma conexão com os clientes, essas máximas fazem muito sentido, embora o cenário seja outro.
Uma marca amada e que sabe nutrir o relacionamento com seus clientes transcende o mero propósito comercial. Gerar conexão é oferecer soluções que mudam o dia das pessoas, é compreender as dores e desafios da sua persona e desenvolver estratégias que atendem suas necessidades de forma personalizada.
Se você tem uma loja virtual, frequentemente dispara e-mail marketing e não tem retorno nas ações, pare agora o que está fazendo e separe um tempo para ler esse artigo. Nas próximas linhas vamos falar sobre o que é régua de relacionamento para e-commerce e como construí-la!
O que é régua de relacionamento?
Você tem a impressão de que o número de cancelamentos das suas listas de e-mail marketing aumentou e que as taxas de rejeição estão altas, mesmo com um investimento em conteúdo de qualidade, promoções exclusivas e outras ações que despertam o interesse do seu público?
Isso é um sinal de que sua régua de relacionamento para e-commerce não está funcionando do jeito que deveria ou, na pior das hipóteses, que você ainda não aplica essa estratégia de marketing no seu negócio on-line.
O que é régua de relacionamento, afinal? É um planejamento de ações que geralmente são automatizadas e possuem como finalidade analisar os resultados das suas ações e nutrir um relacionamento recíproco com a persona (ou personas) do seu negócio com base no que é relevante e desejado.
Esqueça o que te falaram sobre somente criar conteúdos, disparar e-mails, lotar a caixa de entrada das pessoas com promoções todos os dias e, assim, convencer a outra pessoa a comprar de você na base do cansaço.
Há várias pesquisas que comprovam que isso não funciona. Uma delas, publicada pela AutoPilot, revela que empresas que costumam enviar muitos e-mails por semana (geralmente de 4 a 12) não possuem muitos resultados bons em comparação aos negócios que enviam e-mails relevantes com uma frequência moderada.
Empresas que enviam e-mails de 2 a 4 vezes por semana, no máximo, conseguem o dobro de clientes em relação às primeiras que trabalham com uma quantidade variável de 4 a 12 e-mails.
Em síntese: a régua de relacionamento para e-commerce é composta por num conjunto de técnicas e ações que vão ajudar a sua marca enviar o e-mail marketing no momento certo para o seu público, respeitando aspectos como:
- Estágio do funil de vendas;
- Jornada de compra da persona;
- Preferências do cliente;
- Assuntos e conteúdos estratégicos;
- Frequência ideal de disparos.
Como criar uma régua de relacionamento para e-commerce?
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é régua de relacionamento para e-commerce e qual sua importância, vamos para as dicas práticas. Afinal, como construir uma régua de relacionamento? Existe um passo a passo? Como buscar referências? O que não dá para esquecer neste momento? Como avaliar se a estratégia está dando certo ou precisa ser ajustada?
São muitas perguntas, mas calma. Fizemos um resumo do que você precisa saber para criar sua régua de relacionamento para e-commerce. Confira!
1. Aposte no inbound marketing
Atenção, atenção: forçar relacionamento, enviar trocentos conteúdos para seus clientes e investir em estratégias mais agressivas para vender é coisa do passado. O futuro é inbound.
Inbound marketing ou marketing permissivo é um conceito pautado em estratégias de comunicação e marketing com foco em conteúdos relevantes para a persona do seu negócio. A ideia é encantar as pessoas, atrair pela relevância e respeitar todas as etapas da conversão e não resumir a divulgação dos seus produtos a anúncios forçados.
Entre as diversas vantagens de usar o inbound marketing para construir uma régua de relacionamento para e-commerce, é interessante destacar:
- Ao contrário das técnicas de outbound marketing, o inbound é direcionado para a conquista e manutenção do relacionamento do cliente;
- Os conteúdos e estratégias de inbound consideram os interesses personalizados das pessoas, suas necessidades e, consequentemente, geram mais engajamento positivo;
- O custo de aquisição por cliente ou CAC é muito mais acessível em relação aos anúncios, outdoors e outras ações focadas somente em venda e não conexão duradoura.
Concluindo: o inbound marketing é um conjunto de estratégias que são capazes de gerar um relacionamento duradouro e genuíno entre as marcas e seus clientes. A ideia não é forçar a barra e sim ser relevante, criar autoridade da marca e mostrar como a sua empresa pode ajudar a outra pessoa e, no momento certo, a conversão acontece.
A máxima de Bill Gates que diz que o conteúdo é rei faz muito sentido quando as técnicas de inbound são aplicadas. Além de serem essenciais na criação de uma régua de relacionamento para e-commerce, elas também são usadas de forma muito positiva para a geração de conteúdo em blogs, redes sociais, entre outros materiais relevantes.
2. Analise as métricas e faça testes
Fazer testes e analisar os resultados das suas ações, fazendo comparações quando possível é o básico que funciona. Se atualmente você usa ferramentas específicas para fazer o disparo dos e-mails, analise as taxas de abertura e rejeição e faça testes A/B para entender o que pode dar muito certo ou muito errado.
Caso você use também plugins e outras ferramentas de automação para entender o comportamento do usuário que visita sua loja, enche o carrinho e abandona a compra ou não demora muito para decidir o que quer e chega ao checkout, inclua essa análise de dados na sua rotina para planejar as ações.
3. Conheça sua persona (de verdade)
Para nutrir um relacionamento sincero e vantajoso com seu cliente, você precisa conhecê-lo.Faz diferença, você entender com qual frequência ele abre os e-mails, quais são os dias mais tranquilos na rotina, sobre o que ele gosta de ler, quais promoções ele quer receber e quais são as sessões de produtos que ele mais visualiza na sua loja virtual.
Todos esses detalhes são de extrema importância para definir o calendário editorial de conteúdo, os dias da semana mais estratégicos para disparo do e-mail, os cupons promocionais que mais fazem sentido para o momento de vida da pessoa, entre outras situações.
4. Defina uma frequência agradável de e-mails
Você pode criar conteúdos e promoções super interessantes, mas não vai adiantar nada enviar todos os e-mails de uma vez sem uma estratégia muito definida. O pior é que você também pode esgotar todas as ideias de uma vez só, irritando quem recebe os e-mails e não manter uma consistência no envio de conteúdos.
Quantidade não significa qualidade, mas periodicidade é muito importante quando o assunto é criar uma régua de relacionamento para e-commerce e mantê-la funcionando. Por isso, vale reforçar as dicas anteriores: faça testes e conheça as pessoas do seu negócio e suas respectivas preferências para não errar a mão.
5. Faça pesquisas com seu público
Tem coisa mais chata do que receber e-mails sem ter assinado nenhuma newsletter? A primeira coisa que muitas pessoas fazem nestes casos é sinalizar o conteúdo como spam ou bloquear o remetente.
Mesmo nas situações em que a pessoa quer receber os e-mails da sua empresa, é preciso ter muito cuidado para que a frequência não se torne cansativa ou para que o conteúdo enviado não seja irrelevante.
Existem ferramentas como a da RD Station que permite que você inclua formulários personalizados para fazer pesquisas com o público que podem fazer parte do corpo de e-mail ou aparecerem no momento em que a pessoa sinaliza que não quer receber mais seus e-mails. Preste atenção nestes detalhes, eles também podem trazer insights valiosos.
Quais são as vantagens da estratégia para uma loja virtual?
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que criar uma régua de relacionamento para e-commerce pode ser muito positivo para sua estratégia de vendas. Existem várias vantagens de apostar no e-commerce hoje, mas usar estratégias de marketing assertivas é essencial para que você possa usufruir dos benefícios a longo prazo.
Ainda com dúvidas sobre as vantagens da régua de relacionamento para e-commerce? Listamos abaixo as principais!
- É possível acompanhar e mensurar os resultados em tempo real com ferramentas de automação;
- Você pode fazer testes A/B com as ferramentas e avaliar o que performa melhor diante de seus públicos;
- É possível segmentar o envio de e-mails conforme a persona do seu negócio, no melhor dia e horário;
- O disparo de conteúdos e promoções fica muito mais efetivo, já que as pessoas vão receber e-mails sobre assuntos que realmente são de interesses delas;
- Com a frequência ideal de e-mails, as pessoas podem esperar pelo seu e-mail de uma forma positiva e não criar aversão a cada vez que notam a caixa de entrada cheia com muitas mensagens, sem assuntos interessantes;
- Você pode ajustar sua estratégia de forma personalizada, com foco em oferecer o que o seu cliente precisa, no momento certo.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para a compreensão do que é e como criar uma régua de relacionamento para e-commerce. Hora de colocar as mãos na massa!
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