Marketing

Como usar vídeos nas estratégias de marketing?

O consumo de vídeo marketing aumentou 165% nos últimos 5 anos. Você sabe como usar os vídeos na estratégia de marketing da sua empresa? Aprenda agora!

Por Nerdweb - Dia 23 de Outubro de 2020 às 00:10

Se você ainda não sabe como usar vídeos na estratégia de marketing da sua empresa, saiba que esse artigo foi criado para resolver os seus problemas! Afinal, como não investir no formato de conteúdo que domina as buscas na internet?

De acordo com a pesquisa Video Viewers, publicada pela Provokers e reproduzida em canais como o Sebrae, o consumo de vídeos na internet aumentou 165% nos últimos 5 anos. O mesmo estudo também revela que os brasileiros preferem assistir vídeos na web em vez de assistir televisão.

Pare e pense com a cabeça do consumidor por alguns minutos. Imagine que você precisa entender o passo a passo de uma tarefa complexa como fazer a reforma da sua casa por conta própria. Qual formato seria mais simples de entender: um artigo de várias páginas com todos os detalhes ou uma série de vídeos curtos e explicativos?

Se você escolheu a segunda alternativa, saiba que essa também é a preferência de mais de 90% dos brasileiros que assistem vídeos no Youtube com o objetivo de fazer reparos em casa, segundo dados da Video Viewers reproduzidos no relatório Think With Google.

Além de facilitar o aprendizado, investir em vídeo marketing é uma técnica que pode aumentar o número de conversões, potencializar o desejo de compra e despertar uma série de emoções no seu cliente.

Quer saber como usar vídeos na estratégia de marketing e engajar sua audiência conquistando os objetivos da sua marca? Leia mais!

O que é vídeo marketing?

Para início de conversa, o que é vídeo marketing? É uma estratégia diferente dos vídeos criados para as redes sociais do momento como o Tik Tok? Todo vídeo é vídeo marketing?

Essencialmente, vídeo marketing é um conteúdo em vídeo criado com objetivos específicos como:

  • Aumentar as vendas;
  • Engajar a audiência com foco em conversão;
  • Fortalecer a imagem da empresa;
  • Gerar autoridade para a marca em seu segmento a partir de conteúdos especializados.

De fato, o vídeo marketing é uma febre no mundo da internet. Da próxima vez que você checar seu Instagram ou Facebook, repare na quantidade de vídeos que aparecem na linha de tempo. Esse formato é considerado um dos reis do engajamento na web e até os algoritmos já estão entendendo essa preferência quando o usuário costuma assistir muitos vídeos.

Como usar vídeos na estratégia de marketing: dicas práticas

Agora que você já sabe o que é vídeo marketing, podemos partir para o tema tão esperado desse post: saber como usar vídeos na estratégia de marketing e alcançar os objetivos da sua marca na internet. Vamos nessa? Confira as dicas abaixo!

1. Comece com o porquê

Por que você quer criar um vídeo marketing? Para divulgar um produto do seu e-commerce? Para despertar o desejo de compra? Aumentar as vendas? Ter mais inscritos no canal do Youtube?

Esses objetivos precisam estar bem nítidos antes da produção do seu vídeo. Toda estratégia de marketing só obtém sucesso com um bom planejamento e a definição de metas é o primeiro passo para definir etapas importantes da criação do seu vídeo como:

  • Duração do conteúdo;
  • Roteiro do vídeo;
  • Plataforma de divulgação;
  • Estilo da produção;
  • Roteiro de edição;
  • Definição de métricas a serem analisadas e muito mais.

2. Defina o formato do seu vídeo marketing

 

Se você já sabe exatamente o que esperar do seu vídeo, é hora de escolher o formato que mais combina com a sua estratégia. Não faz ideia de qual escolher? Listamos os principais abaixo:

  • Tutoriais: vídeos que são usados para ensinar algo. São muito comuns em receitas, passo a passo de maquiagem entre outros aprendizados;
  • Entrevistas: o objetivo do vídeo é oferecer conteúdo relevante e mostrar como sua empresa é autoridade em um tema? Entrevistas com especialistas no assunto são sempre ótimas alternativas;
  • Teaser: impactante, direto e surpreendente. O teaser é um tipo de vídeo marketing indicado para anunciar lançamentos de produtos, serviços e novidades da sua marca.

 

“E se eu quiser apenas criar vídeos curtos para redes sociais mesmo?” Se identificou com a dúvida? Neste caso, você também terá um leque de alternativas, inclusive, há como usar vídeos na estratégia de marketing das suas redes sociais, usando os recursos que elas oferecem.

O Instagram é uma rede com muito potencial para esse formato e permite a criação de vídeos animados por meio do Reels que é uma função exclusiva para criar vídeos com efeitos especiais, músicas e filtros diversos, além dos vídeos animados pelos stories, vídeos longos para o IGTV e as próprias transmissões ao vivo.

O Facebook também permite a criação de lives, vídeos rápidos e o upload de produções localizadas no computador ou em canais como o Youtube.

Se você quer tornar seu vídeo marketing mais descolado e fazer uma edição caprichada, há vários aplicativos para criação e edição de vídeo que podem ser usados diretamente no celular. Fica a dica!

3. Invista em um roteiro simples, mas cativamente

O que faz alguns vídeos serem tão compartilhados e outros pausados na metade? A qualidade do roteiro, do conteúdo e da gravação são alguns fatores que podem ajudar a compreender o sucesso de um vídeo marketing.

O roteiro é a alma do seu vídeo. Por isso, escolha muito bem as palavras, o conteúdo e a forma de transmitir a mensagem para o seu público. Opte por uma linguagem mais simples e lembre-se que o diferencial de um vídeo é a naturalidade.

Na hora de escrever as ideias no papel, pense em um diálogo com o seu público. Vale a pena assistir referências e encontrar o seu tom!

4. Crie legendas para seu vídeo marketing

A acessibilidade é um fator de extrema importância para o marketing de conteúdo. Ao criar legendas para seu vídeo marketing, você não só está permitindo que as pessoas que não conseguem ouvir tenham acesso ao seu conteúdo, como também será contemplado por outros benefícios como:

  • Aumento do alcance do vídeo;
  • Melhora na experiência do usuário;
  • Maior chance de visualizações até por quem não pode ouvir o conteúdo temporariamente.

5. Use técnicas para otimizar os resultados do seu vídeo

Talvez você ainda não saiba disso, mas estratégias de marketing como inserção de Call To Action (CTA) e escolha de palavras-chave a partir dos critérios de SEO são elementos que podem e devem ser usados para trazer mais resultados para o seu vídeo.

No caso do CTA, o exemplo mais comum no Youtube é o famoso “Gostou? Inscreva-se no canal e deixe seu like”. Percebeu como essa frase simples estimula a pessoa que está assistindo a tomar uma iniciativa? Faça isso no seu vídeo!

O SEO, por sua vez, é essencial para atrair mais visitantes para o seu conteúdo. No caso do Youtube, temos um guia de como usar os mecanismos de busca para o seu canal bombar na internet.

6. Analise as métricas

Não esqueça de analisar as métricas do seu vídeo. Cada plataforma coleta métricas e oferece possibilidades de relatórios distintos, mas essencialmente é muito relevante entender os seguintes dados após a criação do seu vídeo marketing:

  • Número de pessoas que assistiram o conteúdo;
  • Número de comentários e/ou interações ao vivo;
  • Número de compartilhamentos;
  • Alcance do vídeo;
  • Tempo de visualização média. Ou seja: quantidade de minutos/segundos assistidos.

Esse passo é muito importante para entender se os objetivos da sua estratégia de marketing digital foram alcançados ou não.

Dicas extras para fazer um vídeo marketing de sucesso

Não poderíamos deixar de falar sobre alguns detalhes que vão tornar seu vídeo muito mais atrativo, com mais qualidade e certamente, contribuirão bastante com o sucesso da produção.

Na hora de gravar seu vídeo, faça o seguinte:

  • Monte um cenário estratégico e que remete à ação que você deseja;
  • Escolha um local bem iluminado para fazer uma gravação nítida e com qualidade;
  • Use tripé para que a imagem não fique tremida;
  • Teste o equipamento de som antes da gravação.

Por fim, lembre-se que independente do motivo para aprender como usar vídeos na estratégia de marketing digital da sua empresa ou iniciativa, é importante entender que os vídeos são produtos que geram conexões com as pessoas.

Segundo um relatório recente publicado pelo Google, o consumo de vídeos em família ou sozinho (a) com objetivo de entretenimento é uma tendência que aumentou bastante neste momento vivenciado pela humanidade.

Por isso, empresas, organizações e comunicadores que querem alavancar o uso de vídeos devem entender como as pessoas estão consumindo vídeos, sobre o que elas querem saber mais e quais são seus interesses.

Concluindo: esperamos que você tenha aprendido como usar vídeos na estratégia de marketing e coloque em prática as dicas de planejamento, definição de objetivos, formato, gravação e análise do material.

…..

Precisa de ajuda para criar um vídeo marketing para o seu negócio? Converse com o time de especialistas da Nerdweb!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.