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Passo a passo para criar uma live no Youtube com sucesso

Live no Youtube. Live no Instagram. Live no Facebook. Atualmente, mais do que nunca, a internet descobriu o poder das transmissões ao vivo, seja p...

Por Francis Trauer - Dia 14 de May de 2020 às 00:05

Live no Youtube. Live no Instagram. Live no Facebook. Atualmente, mais do que nunca, a internet descobriu o poder das transmissões ao vivo, seja para gerar engajamento com um determinado público, trazer oportunidades de negócio ou simplesmente, oferecer entretenimento.

Estimativas de startups de tecnologias e especialistas da área, revelam que praticamente 80% do tráfego da internet é feito por vídeos. Estatisticamente falando, 1 bilhão de vídeos são assistidos todos os dias.

Neste contexto, criar e inserir uma live no youtube com as estratégias certas pode ser algo muito interessante para impactar o público, gerar engajamento, despertar conexões com a  sua marca e propor um formato de vídeo atraente e adequado é importante.

É certo que as lives de cantores e artistas estão predominantes neste momento e, ao que tudo indica, esse formato continuará sendo promissor. Uma pesquisa divulgada pela MindMiners  revela que 76% dos 500 participantes vão continuar acompanhando live no youtube e nas redes sociais mesmo após a pandemia.

Diante disso, como criar e divulgar a live no Youtube do jeito certo? A equipe da NerdWeb reuniu algumas informações valiosas sobre esse assunto e vai te mostrar os principais passos  de como fazer isso. Confira!

1. Defina o objetivo da live no Youtube

Tal pessoa está ao vivo agora. Empresa x marcou uma live no Youtube

Se você está recebendo notificações como essas com certa frequência e não consegue acompanhar tudo ou nem sempre acha que todas as lives são relevantes, saiba que essa reflexão também serve para sua empresa.

Antes de criar uma live no Youtube, é preciso definir a finalidade dessa estratégia. Como a live vai agregar valor à vida da persona do seu negócio? 

A live que tem como objetivo gerar entretenimento? Angariar mais inscritos no canal? Lançar uma novidade? Oferecer conteúdo exclusivo?

Criar uma live no Youtube sem objetivos claros pode exigir um empenho que poderia ser dedicado às outras alternativas. Reflita.

Para ficar mais claro, que tal analisar um caso recente de live no Youtube que gerou sucesso? 

Em abril de 2020, uma ONG organizou a maior live do mundo, chamada de “One World: Together Ar Home”. Em português “Um  Mundo: Juntos em Casa”. De Lady Gaga à Rolling Stones, o evento teve oito horas de duração e arrecadou US$ 127, 9 milhões para a OMS com a finalidade de combater a Covid-19.

2. Analise o melhor horário antes de anunciar a live no Youtube

Por se tratar de um evento 100% online, engajar a audiência é um desafio e tanto. Por isso, antes de anunciar uma live no Youtube, estude o comportamento do seu público.

Não escolha um horário aleatório. Defina os horários que se encaixam melhor na rotina de quem você quem você pretende alcançar.

Os horários mais estratégicos podem variar de acordo com fatores como:

  • Nicho de mercado;
  • Rotina da persona;
  • Perfil e faixa etária do público. 

Dica Nerdweb: O próprio Google Analytics poderá te ajudar a analisar os horários nobres, as tendências  das redes sociais e a hora que as pessoas costumam ficar online.

3. Pense na qualidade do conteúdo da live

Conteúdo relevante e de qualidade é o mínimo para qualquer estratégia de marketing e isso não deve ser diferente quando o objetivo é criar sua live no Youtube.

Ofereça algo relevante para o seu público. Antes mesmo de criar um roteiro e imaginar cada passo da criação da live no youtube, é importante refletir se o conteúdo proposto se encaixaria em outros canais ou se é algo inédito para esse formato.

Nas palavras de Nikki Garvey, head de experiências do Youtube, é preciso fazer um balanço de conteúdo.

4. Cuide da qualidade técnica da live no Youtube

Você pode ter um roteiro incrível, objetivos bem definidos e um excelente conteúdo para criar a live no Youtube. Mas transmitir isso ao público pela internet requer uma preocupação com a qualidade do vídeo e da conexão com a rede para que nada se perca.

Além da possibilidade de transmissão ao vivo (celular e webcam), é possível gravar o vídeo e utilizar o recurso “Estreias do Youtube” para lançar seu conteúdo. No segundo caso, a plataforma  não é compatível com vídeos em 360 graus/VR180 ou com qualidade maior que 1080p. 

Para enviar o material, basta acessar a página youtube.com/upload e anexar o vídeo. Na sequência você terá a opção de programar a data e o horário da transmissão. Os espectadores do seu canal vão receber notificação 30 minutos antes da exibição.

É importante se atentar a outros detalhes na produção de vídeo como:

  • Enquadramento da imagem;
  • Nitidez e qualidade da gravação;
  • Cenário da gravação;
  • Qualidade do roteiro e edição, caso a live no Youtube seja gravada. 

Caso você precise editar o vídeo, o Adobe Premiere é um software clássico. Mas também existem aplicativos para fazer a edição no celular como o iMovie (iOS) ou InShot (Android).

Lembre-se de customizar o vídeo não só esteticamente, mas também em relação ao próprio formato,  edição de legenda e título com as técnicas de SEO para Youtube, além de uma linguagem que gera conexão com quem vai assistir.

5. Divulgue sua live nas redes sociais

Além de promover interação com os inscritos no seu canal do Youtube, seja durante a live com recursos de chat ou diálogo aberto e gravação de teasers e chamadas antes do grande dia, use as redes sociais para potencializar o engajamento.

Vale apostar nos stories do Instagram, em artes para as redes sociais, mensagens personalizadas no WhatsApp, e-mail marketing e gravação de chamadas ao longo da semana.

Tudo depende do seu nicho, do público, do canal utilizado pela persona da sua empresa e da viabilidade. Parcerias que se relacionam com o perfil da sua persona também são muito indicadas para gerar um alcance maior.

Agora que você sabe um pouco mais sobre como criar e inserir uma live no Youtube, que tal colocar o planejamento em prática?

Fazer uma live pode ser um desafio e tanto e por isso, se você puder contar com especialistas em marketing, sua única preocupação será em contribuir com o conteúdo  e analisar as ações que são mais viáveis e interessantes para sua marca. 

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Precisa de orientação para fazer uma live no Youtube? Converse agora com especialistas da Nerdweb e potencialize sua estratégia para trazer mais resultados!

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