Conteúdo

YouTube vai remover recurso Video Editor e Slide Show no dia 20 de setembro

Usuários dos recursos precisam finalizar seus projetos e colocá-los online até a data limite para não perder todo o trabalho já realizado.

Por Nerdweb - Dia 25 de Julho de 2017 às 20:07

O YouTube vai desativar duas de suas ferramentas a partir do próximo dia 20 de setembro. Tratam-se do Video Editor (o editor de vídeos) e do Slide Show (o slide de fotos). O motivo principal para o encerramento desses recursos está na baixa adesão dos usuários nos últimos anos.

Afinal, o editor de vídeos é muito lento se comparado a ferramentas nativas, pois você precisa uplodear um vídeo e então depois baixar a cópia final. Segundo o próprio Google, "existem muitas alternativas de terceiros gratuitas e pagas disponíveis se você está buscando por um software de edição de vídeo". Em outras palavras, algo que foi muito útil em 2010 quando o recurso foi lançado não faz mais tanto sentido hoje.

Por outro lado, as ferramentas de "Melhorias" estéticas vão continuar funcionando, permitindo que você aperfeiçoe o vídeo aplicando filtros, desfoques e cortes rápidos. 

Como vai funcionar para quem ainda utiliza?

Se você ainda utiliza o editor de vídeos ou o slide de fotos, o prazo para finalizar um projeto é até o dia 20 de setembro de 2017. Depois dessa data, todos os projetos iniciados não estarão mais acessíveis. Contudo, qualquer vídeo publicado antes dessa data não será afetado. 

O YouTube permite que você faça o download dos vídeos do YouTube em 720p ou utilize o recurso Google Takeout para recuperar os arquivos originais caso você ainda queira utilizá-los em novos vídeos. Uma dica que eles dão também é em relação aos materiais para uso da Creative Commons. Você pode usar o filtro de busca e mandar uma mensagem privada para o criador dos vídeos para verificar se eles podem compartilhar o arquivo original da criação.

Alternativas ao Editor de Vídeos do YouTube

Se você utilizava a ferramenta de edição de vídeos do YouTube e precisa de apps gratuitos, uma solução interessante no Windows é o Avid Media Composer First. Já os usuários do macOS podem utilizar o tradicional iMovie. Quer algo online? Experimente o Magisto e o WeVideo!

Precisando de uma agência para produzir vídeos e GIFs animados de alta qualidade para as redes sociais da sua empresa, sobretudo do Instagram? Converse conosco da Nerdweb, temos uma equipe dedicada para criar peças criativas e personalizadas de acordo com a estratégia de marketing digital da sua empresa!

Fonte(s): YouTube

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.