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Como fazer thumbnails matadoras para o YouTube

Embora muitas empresas busquem estratégias para aumentar o número de inscritos no YouTube, são poucas as companhias que dão a devida importânc...

Por Atendimento - Dia 06 de Feb de 2020 às 00:02

Embora muitas empresas busquem estratégias para aumentar o número de inscritos no YouTube, são poucas as companhias que dão a devida importância para as thumbnails. Elas são responsáveis por atrair boa parte do tráfego de visitantes que chegam ao canal a partir de pesquisas ou de vídeos relacionados.

Além de funcionarem como um chamariz para novos visitantes, elas também são responsáveis por dar uma identidade visual ao canal. Em outras palavras, ainda que de forma instintiva, o espectador cria expectativas em relação a um conteúdo de acordo com a miniatura que vê. Thumbnails mais profissionais indicam a possibilidade de um vídeo de melhor qualidade.

O que é thumbnail?

Sabe aquela imagem em miniatura que você vê antes de clicar em um vídeo? Essa é a thumbnail. Se você não fizer o upload de uma imagem na hora que estiver configurando o vídeo, o próprio YouTube irá sugerir um dos frames do conteúdo como miniatura. Embora isso seja prático, infelizmente essa é uma opção pouco efetiva se comparada às possibilidades que se abrem com a criação de thumbnails matadoras.

Pense nelas como um cartão de visita: você faria qualquer coisa no seu cartão de visita ou daria a ele a devida atenção para que a apresentação fosse agradável aos olhos de quem vê? A resposta é óbvia, não é mesmo? Se essa é uma peça de comunicação tão importante, por quais motivos você não daria a devida atenção a ela?

Como criar thumbnails matadoras para o YouTube?

Agora que você já sabe que essa peça é fundamental na comunicação com os seus espectadores, é importante conhecer algumas estratégias que podem auxiliá-lo a criar miniaturas com maior impacto visual. Uma boa thumbnail pode significar mais visitantes em seu conteúdo, ainda que eles não sejam inscritos no canal.

1. Aposte em fotos de qualidade

Embora o YouTube sugira frames do vídeo como opção de thumbnail, nós recomendamos fortemente que você não os utilize. Essas imagens automáticas nem sempre representam exatamente o conteúdo que você pretende mostrar. Em vez disso, opte por tirar fotos específicas e editá-las. Miniaturas personalizadas têm um índice maior de cliques.

2. Atenção às especificações técnicas

Quanto maior for a sua thumbnail, melhor será a qualidade da imagem exibida para o usuário. Para não errar, fique atento às especificações técnicas sugeridas pelo próprio YouTube:

  • Resolução mínima de 1280x720 pixels (com largura mínima de 640 pixels);
  • Formatos aceitos: JPG, GIF, BMP ou PNG;
  • Tamanho limite de 2 MB.

Dica: prefira imagens com proporção 16:9, pois elas são mais utilizadas nos players do YouTube. 

3. Usar ou não usar textos?

Embora não exista nenhuma regra sobre usar ou não usar textos nas thumbnails, o importante aqui é que você tenha em mente que falamos de uma miniatura que deve causar impacto visual. Isso significa que muito texto ou fontes com legibilidade ruim são ações que dificultam a leitura e afastam o usuário. Se optar por usar texto, faça com que ele tenha no máximo 4 palavras. Atenção à posição do texto: nos celulares, o tempo do vídeo aparece sobreposto à thumbnail no canto inferior direito, portanto evite posicionar texto nesse ponto.

4. Não faça clickbait

Muitas pessoas tentam atrair mais usuários para os seus vídeos fazendo textos “clickbait”, ou seja, chamativos, mas que não correspondem ao conteúdo do vídeo. Acontece que uma das métricas mais importantes no YouTube é a taxa de retenção, o tempo que o usuário assiste ao seu vídeo. Quando o conteúdo não corresponde à thumbnail, o usuário vai logo embora e isso derruba essa estatística do seu canal, tornando-o menos interessante na hierarquia do algoritmo do YouTube.

5. Seja criativo

Criar uma identidade visual para o seu canal ajuda o espectador a reconhecer com mais facilidade os seus conteúdos. Se for possível, crie um padrão visual que possa ser facilmente ressaltado. É possível substituir as thumbnails de vídeos antigos, portanto é possível planejar com calma formas de aumentar a visibilidade do seu canal. Vá no Gerenciador de Vídeo do canal, localize um vídeo e clique em “Editar”. Depois, é só clicar em “Personalizar miniatura” e enviar a nova thumbnail.

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A sua estratégia de comunicação contempla uma atenção especial às miniaturas dos vídeos no YouTube? Pensar nesse e em outros detalhes é fundamental para potencializar os seus resultados nas redes sociais. A equipe da Nerdweb está à sua disposição para orientá-lo com as melhores estratégias para aumentar a visibilidade e as taxas de retenção do seu canal. 

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