Conteúdo

YouTube está de novo visual: confira as novidades

Em 2017, a Google anunciou a maior mudança de identidade visual do YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo, em seus 12 anos de vida. Além...

Por Francis Trauer - Dia 30 de Aug de 2017 às 13:08

Em 2017, a Google anunciou a maior mudança de identidade visual do YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo, em seus 12 anos de vida. Além de mudanças na interface gráfica da plataforma, nesta última terça-feira (29) foram oficializados um novo logo e um novo ícone, bem como a chegada de novos recursos para a versão móvel da plataforma.

As mudanças de marca e de serviço no YouTube começaram já há alguns meses e ainda devem se estender até o final do ano, quando finalmente vários testes forem validados e incorporados para todos os usuários nas mais diversas versões.

Novo logo e novo ícone

A principal alteração que chamará a atenção é o novo logo, que estreou nesta semana para todos os usuários do mundo. Se antes o vermelho destacada a palavra Tube, agora há uma separação do ícone da palavra para oferecer um design mais flexível, possibilitando que o ícone seja abreviado e reconhecido em qualquer tipo de tela e resolução.

O Google explica que essa pequena mexida vai garantir que o YouTube seja facilmente reconhecido com mais facilidade mesmo em telas pequenas, ao adotar a versão abreviada (apenas o ícone). Confira a mudança:

Na interface gráfica, os espaços em branco também foram mais ampliados para dar destaque ao conteúdo e às guias de navegação, privilegiando o conteúdo ao criar mais contraste com os menus. Já as áreas de "Cont"a e "Biblioteca" no foram colocadas no canto inferior para facilitar o toque na tela na versão mobile.

Novidades no desktop

O YouTube vem adotando a famosa interface gráfica Material Design há algum tempo. Com isso, o layout preenche melhores os espaços e utiliza-se do fundo branco e elementos mais simples e minimalista para que o conteúdo ganhe destaque, assim como o Facebook fez no Instagram. Vale lembrar ainda que existe agora o Tema Escuro nativo, caso o usuário prefira essa possibilidade.

Se antes a nova interface precisava ser ativada manualmente, agora ela já está ativa como padrão a todos os usuários, como o próprio YouTube diz em comunicado oficial:

Sabemos que são muitas mudanças, mas queremos deixar claro que uma coisa nunca vai mudar: a missão do YouTube. Essa plataforma nasceu da ideia de que todas as pessoas precisam ter a chance de compartilhar a própria voz e ver o mundo. Continuaremos trabalhando para que as pessoas possam se expressar e assistir os vídeos que mais gostam da maneira mais simples possível, em qualquer dispositivo.

Novos recursos no ambiente móvel

No total, são pelo menos 5 grandes mudanças que vão chegar aos aplicativos do YouTube para dispositivos móveis que serão liberadas nas próximas semanas a todos, conheça mais sobre elas:

1. Duplo toque para retroceder ou avançar

Em teste há algum tempo, a principal novidade introduzida na versão móvel do YouTube corresponde ao recurso de poder avançar ou retroceder a velocidade dos vídeos em 10 segundos com um duplo toque no lado esquerdo ou direito da tela, assim como já era permitido no desktop:

2. Arraste para mudar de vídeo

O Google não quer parar por aí: nos próximos meses será possível passar de um vídeo para o outro ao arrastar o dedo na tela da esquerda para a direita, por exemplo. 

3. Vídeos em todos os formatos

Além disso, os vídeos em verticais agora estão plenamente preparados para serem reproduzidos em sua plenitudade nos smartphones, sem as tradicionais barras escuras. O player de vídeo muda automaticamente conforme o tamanho. Horizontal, vertical, quadrado, não importa, ele reconhece e se adapta sozinho:

4. Maior navegação

Para encontrar conteúdos relacionados com mais facilidade, o Youtube vai acrescentar na área abaixo do player de vídeo uma nova forma de você encontrar outros vídeos. A plataforma ainda não explicou como isso vai funcionar, mas garantiu que as novidades visam prender a atenção dos visitantes, sobretudo nos apps.

5. Mude a velocidade

Nos apps para celular, você também pode alterar a velocidade dos vídeos, alterando entre 0,5x, 1x e 2x, por exemplo, assim como já é possível na versão desktop ao clicar na engrenagem e em velocidade. Dessa forma, você pode acelerar tutoriais ou mesmo colocar cenas marcantes em slowmotion. Legal, não é?

O que você achou da nova interface gráfica do YouTube e da novo logo? Conta pra gente nos comentários!

Fonte(s): YouTube Creator's Blog

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.