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Links patrocinados: entenda o que é CPC, CPM, CPA e aprenda a calcular cada métrica

Para quem pretende investir em publicidade digital, conhecer alguns termos específicos relacionados à forma de contratação de anúncios é fund...

Por Francis Trauer - Dia 19 de MarpmThu, 28 Mar 2024 16:07:25 -0300 de 2019 às 20:03

Para quem pretende investir em publicidade digital, conhecer alguns termos específicos relacionados à forma de contratação de anúncios é fundamental. Assim, se você ainda não sabe o que é CPC, CPM e CPA, esse artigo sanará as suas dúvidas.

Nos três casos, tratam-se de siglas que indicam a forma de contratação de um volume de anúncios. Essas maneiras podem ser por quantidade de cliques, por quantidade de impressões de um anúncio ou ainda pelo número de usuários que efetivamente fez uma ação, como um cadastro ou download.

Qual delas é a melhor escolha para os seus negócios? Conheça um pouco mais sobre cada uma delas e descubra.

O que é CPC?

CPC é uma sigla para custo por clique. Nessa forma de cobrança, o valor a ser pago por uma empresa para o veículo leva em consideração o número de vezes que os usuários clicaram em uma determinada publicidade, independentemente do número de vezes que ela foi exibida.

Quem utiliza esse modelo de venda é o Google com o seu Google AdWords, por exemplo. Trata-se de uma forma de anúncio mais indicada para aqueles que buscam tráfego direto para o seu site e não necessariamente uma ampla exposição de uma marca ou produto.

Esse tipo de precificação é bastante indicado para iniciantes, por ser mais fácil de ser controlado e também por trazer resultados mais precisos. Por exemplo, se você precisa contratar mil cliques para o seu site sabe que receberá em troca do pagamento exatamente mil visitas.

A fórmula de cálculo do CPC é:

CPC = custo total / número de cliques

O que é CPM?

CPM é uma sigla para custo por mil impressões. Em outras palavras trata-se do valor a ser pago em uma publicidade a cada vez que ela for exibida mil vezes para os usuários. Em geral, esse valor é pré-determinado na hora da contratação e, da mesma forma, indica-se um limite de impressões a serem cumpridas.

Por exemplo, o CPM de um portal pode ser R$ 100 e o anunciante contrata até 20 mil impressões. Portanto, isso significa que o orçamento que ele tem disponível é de R$ 2 mil e caberá ao veículo se esforçar para atrair audiência de forma que seja possível exibir um determinado anúncio para pelo menos 20 mil pessoas.

Esse tipo de estratégia é mais utilizado junto a grandes portais, que têm grandes quantidades de tráfego, e pelas empresas que têm como estratégia o branding, ou seja, aumentar a percepção de uma marca ou produto na cabeça dos potenciais consumidores.

A fórmula de cálculo do CPM é:

CPM = custo total / (visualizações/1000)

O que é CPA?

CPA é uma sigla para custo por aquisição. Entre essas três opções, a comercialização de publicidade por CPA costuma ser a mais cara de todas, pois o valor a ser pago é devido apenas após o objetivo final da campanha ser atingido. É o caso de empresas que buscam clientes para cadastro ou download de materiais gratuitos, como e-books.

Isso significa que o publisher do conteúdo só receberá seu dinheiro quando o objetivo final for alcançado – o que representa um risco alto para ele. Por outro lado, para o anunciante, o risco é menor, pois o pagamento é feito apenas de acordo com aquilo que for contratado e efetivamente entregue.

Quando o custo por aquisição é mais baixo do que o lucro obtido em uma venda, por exemplo, então podemos dizer que a estratégia escolhida pela sua equipe de marketing digital foi a mais adequada. Caso contrário, há que se mensurar se tais investimentos valem de fato a pena.

A fórmula de cálculo do CPA é:

CPA = total investido / número de conversões

Qual é a melhor opção?

Não há uma resposta exata para essa pergunta, pois tudo depende de quais são os objetivos da sua empresa com uma campanha. Se a ideia for a exposição de marca, anúncios por CPA trarão pouco resultado. Já se a proposta for aumentar a conversão, apostar apenas em CPM pode não ser um bom caminho.

O importante é conhecer as possibilidades que existem e alinhar muito bem as suas expectativas com a equipe responsável pelo marketing digital da sua empresa. Eles também poderão orientá-lo com mais propriedade com relação a qual é a melhor escolha em cada uma das ocasiões.

Se você precisa planejar qual a melhor opção de anúncio online para sua empresa, conte com a Nerdweb. Nossos especialistas podem ajudá-lo a maximizar o seu investimento em publicidade na internet.

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