Redes Sociais

Como funciona o IGTV e como usar para negócios?

Quando lançou o IGTV, em junho de 2018, o Instagram tinha como proposta mudar a maneira como as pessoas consumiam conteúdo em vídeo nas redes so...

Por Francis Trauer - Dia 19 de Dec de 2019 às 13:12

Quando lançou o IGTV, em junho de 2018, o Instagram tinha como proposta mudar a maneira como as pessoas consumiam conteúdo em vídeo nas redes sociais.

Hoje, pouco mais de um ano e meio depois, podemos dizer que a ideia conquistou os usuários e é uma das grandes responsáveis pelo crescimento continuo da plataforma. Os últimos números indicam que hoje há mais de um bilhão de pessoas ativas no Instagram.

Se para os usuários os vídeos verticais de duração mais longa já são uma realidade, para as empresas nem tanto. São poucas as companhias que exploram esse formato da maneira correta. Embora ele tenha um potencial enorme de conversão, muitos ainda subaproveitam essa plataforma.

O que é o IGTV?

O IGTV é uma ferramenta do Instagram, também disponível como aplicativo próprio, que permite aos usuários compartilharem vídeos verticais com até uma hora de duração. Em linhas gerais, podemos dizer que eles são uma “evolução” dos Stories.

A ideia aqui é se transformar, de fato, em um concorrente da TV e do YouTube. A expectativa dos desenvolvedores do Instagram é de que os usuários se tornem criadores de conteúdo em vídeo no IGTV, nos mesmos moldes do que ocorre com os youtubers. O primeiro minuto de vídeo é exibido em meio aos Stories, mas para continuar o usuário é direcionado para uma seção à parte.

Por onde começar no IGTV?

Podemos considerar o IGTV como uma extensão do Instagram. Isso significa que você não precisa ter um novo perfil para postar seus conteúdos. Você pode consumir os vídeos diretamente no Instagram ou baixar o IGTV. Para criar o seu canal no IGTV é igualmente simples:

Passo 01: Toque no ícone de TV, localizado no canto superior direito da tela do seu feed. 

Passo 02: A partir dali você é levado para a página inicial do IGTV. 

Passo 03: epois, toque no sinal de “+” para adicionar um vídeo. Importante: ele deve ter no mínimo um minuto e no máximo quinze minutos. Vídeos com duração maior podem ser separados em partes e postados em sequência.

É simples, fácil e rápido e você não precisa fazer praticamente nada de diferente para publicar conteúdo. Entretanto, é importante ficar atento às características da plataforma para que você possa produzir vídeos que sejam condizentes com a expectativa do público dessa ferramenta.

Dicas: quais conteúdos postar no IGTV?

Uma das propostas do IGTV para se diferenciar dos Stories é permitir que os usuários postem conteúdos mais longos e, consequentemente, com melhor qualidade de produção. Para isso, fique atento a alguma especificações técnicas que os seus conteúdos devem ter.

As gravações devem ser feitas sempre na vertical, com taxa de proporção de 9:16. Opte por vídeos com no mínimo 30 FPS e com resolução mínima de 720 pixels. Contas verificadas podem publicar vídeos com até uma hora de duração enquanto aos demais usuários são permitidos vídeos de até 15 minutos.

Quais tipos de conteúdo valem a pena ser postados nessa plataforma? Lembre-se, a inspiração dos desenvolvedores foi criar um concorrente para o YouTube. Então, de certa maneira, pensar como um criador de vídeo para o YouTube ajuda a ter ideias que podem funcionar também no Instagram,

Vídeos de tutoriais, teasers, resenha de produtos e serviços, entrevistas, coberturas de evento e bastidores do dia a dia da empresa são alternativas que podem funcionar muito bem. Tenha em mente que além da qualidade da produção, o conteúdo também deve ser atrativo.

Provavelmente você não assistiria a um vídeo de 1 hora de duração focado no rosto de uma pessoa apenas se ela não tivesse muito conteúdo para mostrar durante esse tempo. Portanto, os conteúdos do IGTV são do tipo que requerem produção, como se fossem um programa de TV. Roteiro, cenário, apresentador ou narrador são figuras centrais nesse contexto.

Como lucrar usando o IGTV?

Bom, você já percebeu que o conteúdo postado no IGTV é diferente daquele postado nos Stories e mesmo no feed – embora o público seja similar. A diferença aqui é que as boas produções do IGTV requerem investimento, seja em tempo para planejamento ou em qualidade para a produção.

Por essa razão, é preciso ser assertivo e conhecer quais são as expectativas do seu público-alvo. Conteúdos já produzidos para o YouTube, por exemplo, podem ser reaproveitados, desde que sejam adaptados para o novo formato. Talvez eles sejam um bom caminho para começar.

Crie um hábito nos espectadores para que eles saibam quando haverá novas transmissões disponíveis. Optar por horários fixos, no caso de transmissões ao vivo, ou dias específicos da semana, no caso de liberação de conteúdo pré-gravado, é uma alternativa mais interessante do que disparar novas postagens aleatoriamente.

Porém, acima de tudo, conte uma história, com começo, meio e fim. Assim como em um programa de TV, você está diante de espectadores que estão dispostos a passar até uma hora do dia na sua companhia. Encontre formas de ser uma companhia agradável e garantir que ele volte mais vezes para outras transmissões.

É importante que o seu conteúdo tenha um link com seus produtos, com sua loja ou com a mensagem que você pretende transmitir. O bom uso do IGTV é uma ótima maneira de adquirir autoridade em determinados assuntos e você ainda pode se tornar uma referência no tema na rede social.

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Fonte(s): Hootsuite, Neil Patel, Planoly e Business Instagram 

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