Redes Sociais

10 dicas para ganhar seguidores no Instagram

Como ganhar seguidores no Instagram ? Aprenda a ter mais sucesso nas redes sociais da sua empresa com 10 dicas que separamos para você!

Por Nerdweb - Dia 16 de Setembro de 2020 às 00:09

Afinal, como ganhar seguidores no Instagram?

Essa pergunta não vale um milhão de reais, mas é muito frequente entre os empreendedores que usam o perfil comercial do Instagram para fazer negócios na internet.

Se identificou? Saiba que você está no artigo certo. Neste conteúdo, a equipe da Nerdweb reuniu 10 dicas infalíveis para te ensinar como ganhar seguidores no Instagram.

Mas atenção: vale lembrar que o número de seguidores da sua rede social não significa que sua estratégia está certo. 

Mais do que ter fãs que seguem sua marca no Instagram, é preciso manter sua audiência engajada e trazer resultados de fato. 

Acreditamos que é possível ganhar seguidores no Instagram que se relacionam de forma genuína com sua marca, então não espere um manual de receitas milagrosas para ganhar vários seguidores em 5 dias, ok?

Sem mais enrolação, vamos para as dicas práticas? Continue lendo!

Como ganhar seguidores no Instagram e por que investir nisso?

Como ganhar seguidores no Instagram e por que investir nessa rede social?

Antes de responder essa pergunta, precisamos destacar  que o  Instagram é uma das redes mais queridinhas do momento, tanto que 1 bilhão de usuários utilizam essa rede social no mundo inteiro.

Além disso, mais de 50% dos internautas brasileiros já compraram alguma coisa pela internet após se apaixonar por um produto enquanto conferia o feed. Tem até uma pesquisa do Facebook IQ sobre isso!

Em resumo: há várias vantagens em usar o Instagram Business e recursos especiais para quem utiliza a conta comercial como o Instagram Shopping, os stories, os conteúdos em múltiplos formatos de foto, vídeo e muito mais.

Por esses e outros motivos, aprender como ganhar seguidores no Instagram certamente fortalecerá o sucesso da sua marca nas redes. 

Preparamos um checklist com dicas que serão detalhadas ao longo desse conteúdo para te ajudar nessa missão. São elas:

  • Use o Instagram para construir uma comunidade com hashtags e conteúdo relevante para seu público;
  • Conecte o Instagram às outras redes sociais;
  • Capriche na produção de fotos de qualidade;
  • Invista em conteúdo relevante e variado;
  • Explore o IGTV;
  • Faça parcerias interessantes para sua marca;
  • Monitore suas métricas e muito mais!

São muitos detalhes e na hora de colocar as dicas em prática, há variáveis que podem surgir de acordo com o seu nicho. Mas fique tranquilo (a), vamos te explicar tudo.

1.Conecte o Instagram às outras redes sociais

As pessoas precisam saber que a sua marca tem uma conta no Instagram, certo? Portanto, conte para elas.

Após fazer o seu perfil comercial, conecte a conta às outras redes sociais como o Facebook. Para fazer isso, é bem simples. Após fazer login no aplicativo, clique no menu que fica do lado direito da tela e selecione a opção “contas vinculadas”.

Hoje é possível conectar o Instagram as seguintes redes:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Swarm;
  • Tumblr;
  • Ameba;
  • OK.ru.

Ao fazer isso, o seu conteúdo pode alcançar outras pessoas. Fica a dica!

2. Invista em hashtags

Como ganhar seguidores? Mais do que parecer como o símbolo do jogo da velha, as hashtags funcionam como palavras-chave para que as pessoas descubram seu conteúdo e se conectem ao seu perfil.

Se você quer atrair os instagramers de plantão, invista nas hashtags perfeitas. Tenha cautela nessa análise, afinal, quantidade não é qualidade na hora de investir nesse recurso. O mais importante é estudar as personas do seu negócio e seus interesses. 

Dica extra: leia nosso guia completo para escolher as melhores # para o Instagram da sua empresa e acertar em cheio a estratégia!

3. Invista em fotos de qualidade

Você já deve ter ouvido a expressão “Instagramável”, certo?

Em outras palavras, essa expressão quer dizer que o conteúdo visual em fotos e vídeos conta muito para uma rede que é tão visual. Os usuários sentem-se mais impactados com imagens que chamam a atenção e são harmônicas.

Se você trabalha com moda, por exemplo, investir na produção de ensaios que estejam alinhados ao branding da empresa e humanizem o produto é mais interessante do que tirar fotos caseiras do produto em si.

Fotos bem produzidas valorizam o que você oferece, chamam a atenção e despertam o desejo de compra nos usuários.

4. Explore o IGTV

O IGTV é uma ferramenta muito útil para diversificar seus conteúdos no Instagram. É basicamente uma TV dentro do Instagram e você pode explorá-lo de muitas formas, tal como:

  • Produção de entrevistas;
  • Coberturas de eventos;
  • Promoção de conteúdos exclusivos;
  • Produção de conteúdos de storytelling e muito mais.

Atualmente, os vídeos são os reis do engajamento. No Instagram, isso não é diferente. De acordo com uma pesquisa realizada pela HubSpot  sobre o assunto, postagens em vídeo engajam até 2x mais  do que conteúdos estáticos. Fica a dica!

5. Use os stories

Os stories trazem um mundo de possibilidades de interação da sua marca. Ao apostar neste recurso, você está investindo na interação com quem mais importa: seus seguidores.

Promover o relacionamento com seus fãs é uma forma de engajar, ouvir o consumidor e, consequentemente, aumentar o número de seguidores.

Lá vão algumas dicas para produzir conteúdo nesse formato:

  • Criação de conteúdo sobre os bastidores da sua empresa;
  • Produção de vídeos curtos de até 15 segundos;
  • Utilização de filtros interativos;
  • Produção de enquetes;
  • Repost de conteúdos gerados pelos usuários;
  • Menção de usuários e parceiros;
  • Utilização de figurinhas com CTAS que direcionam o usuário para o site de um parceiro, para a loja do Instagram e outros canais.

6. Invista em conteúdo relevante

Não importa se você prefere os stories, o feed, o IGTV ou quer falar sobre conteúdos relevantes para o seu público de forma divertida com recursos como o reels  (o sucesso do momento que chegou para competir com o Tik Tok), o importante é produzir conteúdo relevante e que toca sua audiência.

O que o seu público quer encontrar no Instagram? Como oferecer conteúdos relevantes? Como engajar sua audiência?

Ter sucesso nessa missão e ganhar seguidores é um trabalho que exige estratégia, planejamento, clareza no posicionamento e conteúdo de qualidade (isso inclui a produção de legendas, fotos, vídeos, escolha de hashtags e muito mais.

Há um provérbio famoso que diz o seguinte: “Roma não foi feita em um dia”. Essa reflexão vale para produção de conteúdo relevante e conquista de seguidores no Instagram.

Separamos algumas dicas para te ajudar a melhorar suas estratégias:

  • Estude seu nicho de mercado;
  • Pesquise sobre sua persona;
  • Entenda as dores do público que busca sua marca;
  • Construa um calendário editorial com datas comemorativas que estão ligadas ao posicionamento da sua marca;
  • Tenha uma frequência de postagens. Não adianta fazer um post e sumir da rede social;
  • Faça análise das métricas de alcance e entenda os níveis de engajamento.

7.Interaja com seus seguidores

Um estudo divulgado pelo próprio Instagram revelou que mais de 50% dos usuários da rede seguem uma marca por se identificarem com ela e por causa do conteúdo divulgado.

As interações também são muito relevantes para construir essa relação com quem está do outro lado do smartphone. Não é por acaso que especialistas afirmam que o Instagram é uma rede de trocas.

Ou seja, interaja com a sua audiência. Curta os comentários. Faça o monitoramento da sua rede social e se relacione com seus seguidores. Mostre que a opinião deles é importante, afinal, a rede social da sua marca foi construída para alcançá-los, não é mesmo? 

8. Faça parcerias

Os influenciadores digitais, popularmente conhecido como influencers, podem te ajudar a ganhar seguidores engajados no Instagram. 

Quando uma marca divulga um produto ou serviço, obviamente há um tom de voz definido e, na maioria das vezes, com uma estratégia mais institucional. Os influenciadores se conectam às pessoas, compartilhando experiências a partir dos testes com produtos e serviços.

É uma forma bem diferente de alcançar as pessoas, certo? 

Há influencers especializados em diversos nichos e com audiências distintas. Estude bastante sobre os que possuem um público parecido com o seu e avalie. Parceria é algo muito importante se tratando de alcance e conquista de novos fãs!

9. Invista em anúncios patrocinados

O Instagram é uma plataforma de negócios. Portanto, invista em anúncios patrocinados com CTAS que combinam com os objetivos da sua estratégia.

Sem dúvidas, é uma forma de aumentar a visibilidade do perfil da sua marca e fortalecer suas vendas na internet. Pelo Gerenciador de Negócios do Facebook Ads, é possível construir campanhas segmentadas por interesses como:

  • Local;
  • Interesses;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Profissão e muito mais.

Ao criar um anúncio online assertivo, as pessoas que você deseja alcançar podem chegar à sua marca por um clique.  Vale a pena testar essa estratégia, viu?

10. Monitore resultados

Não há como ganhar seguidores no Instagram  seguindo todas essas estratégias, sem monitorar resultados.

Produza relatórios, avalie as suas ações. Defina metas para alcançar seguidores e faça comparativos. Você só vai entender que as dicas estão funcionando quando parar para analisar os resultados, seja de forma mensal, quinzenal ou trimestral.

Fazer marketing para o Instagram é algo diário e sem análise, você só irá investir energia em ações que não necessariamente funcionam com o seu público.

Defina os objetivos e conte com profissionais especialistas. Não caia no papo de que “qualquer um faz”, monitorar resultados, entender os algoritmos e as atualizações da rede é um desafio constante.

Há ferramentas que podem te ajudar a visualizar as métricas como o próprio estúdio de criação do Facebook, além do aplicativo.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você entender como ganhar seguidores no Instagram. Temos certeza que vale  a pena entender melhor essa rede social para construir sua comunidade e atrair seguidores que interagem com sua marca.

Nada de comprar fãs com ferramentas de automação, viu? Ao seguir essas dicas de como ganhar seguidores no Instagram, a ideia é que você tenha contato com pessoas reais e de que fato vão trazer retorno para suas redes sociais.

Gostou das dicas, mas precisa de ajuda para gerenciar o perfil comercial do Instagram da sua marca? Converse com os especialistas da Nerdweb agora mesmo e tire suas dúvidas!

FIQUE POR DENTRO!

Fique atualizado com as últimas noticias, dicas e novidades da Nerdweb.