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A importância da análise de dados para tomar decisões estratégicas inteligentes

Coletar informações e realizar a análise de dados para a tomada de decisão. O mundo digital nos acostumou a uma realidade na qual fazer investi...

Por Francis Trauer - Dia 23 de Oct de 2019 às 17:10

Coletar informações e realizar a análise de dados para a tomada de decisão. O mundo digital nos acostumou a uma realidade na qual fazer investimentos de forma aleatória deixou de ser uma possibilidade plausível.

Quando se trata de estratégias de marketing digital, são poucas aquelas que não levam em consideração os números. Quando navegamos na internet nossas ações se transformam em dados e esses dados podem nos ajudar a entender melhor quais serão os comportamentos dos usuários.

É por essa razão que tomar decisões sem estar respaldado por dados, sejam eles quais forem, pode representar uma grande perda de tempo e dinheiro para a agência e seus clientes.

Qualidade sobre quantidade: identificando os melhores dados

Pense da seguinte maneira: é melhor impactar dez pessoas e vender para cinco delas ou é melhor impactar cem pessoas e vender para as mesmas cinco? Embora em ambos os casos o resultado final seja o mesmo, é bem provável que a ação que impactou um número maior de pessoas custou mais caro e envolveu mais trabalho.

É justamente aí que reside a ideia do uso de dados em prol da assertividade. Não se trata de impactar indiscriminadamente um número significativo de pessoas, mas sim se impactar usuários que tenham interesse real em se tornar consumidores. Em outras palavras, em um primeiro momento não é a quantidade que importa, mas sim a qualidade.

Os dados podem servir como um parâmetro fundamental para a tomada de decisões. Investir em marketing digital é fazer escolhas a todo momento. Essas escolhas devem levar em conta não apenas o valor disponível para divulgação, mas também o perfil dos usuários que receberão as mensagens.

Inteligência em prol da eficiência

Engana-se quem acredita que somente às grandes empresas a análise de dados é uma ferramenta eficaz. É justamente o contrário. Pelo fato de possuírem menos recursos, essas companhias de pequeno e médio porte têm menos possibilidades de errar. Portanto, o uso de dados pode ser um diferencial ainda mais significativo.

A assertividade é a possibilidade de reduzir as chances de erro ao valor mínimo possível. Isso faz com que mesmo campanhas com pouca verba possam obter bons resultados. Lembre-se novamente: em linhas gerais, não é a quantidade que faz a diferença, mas sim a qualidade das ações executadas a partir daquilo que as probabilidades numéricas sugerem.

Todavia, nem todos os dados disponíveis são relevantes. É preciso encontrar sentido em como agrupá-los para obter as melhores análises. É justamente aí que entram em cena os especialistas em marketing digital. A eles cabe interpretar as variáveis e, de acordo com os objetivos de uma empresa, orientar quais são as ações passíveis de oferecerem os melhores resultados.

Dê adeus ao “achismo”

Quantas vezes você já teve uma impressão sobre um determinado assunto e, ao conferir dados estatísticos, percebeu que estava enganado? Certamente isso já ocorreu várias vezes com você – e isso é absolutamente normal. 

O mundo ao qual temos alcance é uma versão limitada do que ele realmente é. Dentro da nossa “bolha” temos visões que podem ser distorcidas da realidade se considerarmos um universo maior de pessoas. É justamente para evitar erros análise como esses que o uso de dados como suporte para a tomada de decisão se mostra a melhor ferramenta possível.

Ao deixarmos o “achismo” de lado, passamos a analisar o mundo como ele realmente é. Ou seja, se os dados dizem que a maioria das pessoas considera o seu produto ruim, ainda que você discorde, então é sinal que provavelmente há alguma coisa de errado, sendo necessário dar uma atenção especial ao tema.

Trazendo esse conceito para a realidade do marketing digital, é fundamental conhecer qual é o perfil do público com o qual você está dialogando. De nada adianta “rejuvenescer” a sua marca, apostando em uma linguagem mais jovem e descolada, se o seu público-alvo é composto por pessoas mais velhas que se comunicam de maneira formal.

Deixe a sua comunicação nas mãos de especialistas

Além da análise de dados propriamente dita, o mundo do marketing digital se destaca pelo seu dinamismo. Há inúmeras ferramentas para captura e análise de dados e estar atento à serventia de cada uma delas requer muito investimento e estudo. Essa capacitação para a elaboração de projetos é algo que se aprende conhecendo as múltiplas possibilidades que cada canal oferece.

Para quem não é da área, pode ser difícil dar conta de acompanhar movimentações tão intensas além do dia a dia do negócio. Em outras palavras, apostar naquilo que você “acha” e não deixar que os números o convençam pode significar ações menos eficazes, com um custo maior e resultados abaixo da expectativa.

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