Campanha de Natal: 3 estratégias de Marketing para vender mais
Não é novidade para ninguém que o Natal é uma comemoração que movimenta — e muito! — o comércio ao redor do mundo. Entretanto, de anos p...
Não é novidade para ninguém que o Natal é uma comemoração que movimenta — e muito! — o comércio ao redor do mundo. Entretanto, de anos para cá, o tópico que ganha ainda mais destaque para essa celebração é a venda via comércio eletrônico.
Aliás, somente para ter uma ideia, de acordo com dados da Neotrust/Compre&Confie divulgados no Valor Econômico, em 2020 o e-commerce faturou R$21,8 bilhões no período do Natal — o que representou um crescimento de 55% na comparação com o ano anterior.
Entretanto, vale ressaltar que o período analisado para a pesquisa foi entre 15 de novembro e 24 de dezembro. Ou seja, a Black Friday também está incluída no estudo, e ela também é uma data em que muitos consumidores aproveitam descontos para comprar os presentes natalinos com antecedência.
Para esse ano, as expectativas para o Natal são, como sempre, altas. Por isso, criar uma campanha de Natal eficiente e, também, conhecer estratégias para vender mais no natal, pode te ajudar a alavancar os resultados do seu negócio nesse período. Confira nossas dicas para ter sucesso!
Como se preparar para a campanha de Natal e vender mais?
Prepare o seu estoque com antecedência
O Natal é apenas no final do ano, porém é comum que as pessoas comecem a comprar os presentes natalinos com antecedência, inclusive, conforme citamos acima, na Black Friday.
Por isso, dentre as estratégias para vender mais no Natal destaque para a capacidade do seu negócio preparar-se com antecedência e garantir que o cliente vai encontrar aquilo que deseja na sua loja, seja ela física ou virtual.
Assim sendo, uma dica é garantir que logo no início do mês de novembro o seu negócio já esteja com a campanha de Natal decidida e preparada para a demanda que ela irá gerar na sua empresa.
Desenvolva uma estratégia de marketing especial para a campanha de Natal
A campanha de Natal pede por um cuidado e atenção especial. É possível, sim, utilizar como base a sua estratégia de marketing ao longo do ano e, também, verificar o que a sua loja fez no Natal do ano passado para ter uma ideia do que funciona para o seu público.
Entretanto, o Natal é sempre uma data para identificar novas oportunidades de negócios. E, para isso, ele exige ações e campanhas diferenciadas.
Neste cenário, lembre-se de fazer uma campanha de marketing completa. Isso significa que ela deve incluir todos os seus canais de comunicação e vendas. E, é claro, cada um desses canais deve contar com mensagens em formatos distintos, que façam sentido para o público.
Por exemplo: postagens no blog relacionadas ao Natal, passando pelas publicações e interações em todas as suas redes sociais, e-mail marketing, Landing Pages para conversão, push no seu aplicativo (caso você tenha seu próprio app), mensagens no WhatsApp, SMS, investimento em mídia paga, uso de pop ups personalizados, entre outros.
Como você pode perceber, são diversos os canais pelos quais você pode desenvolver sua estratégia de marketing e se comunicar com o seu público. Use-os de forma estratégica tanto para divulgar ofertas atrativas, como também para aproximar o relacionamento com o público geral, leads e clientes.
Entre no clima natalino
Outra dica para se preparar para a campanha de Natal é: entrar no clima natalino! Garanta que a sua loja, seja ela física ou digital, esteja de acordo com a comemoração. Esse cuidado faz com que a sua marca acolha os clientes e eles sintam que estão participando de algo especial. Ou seja, gera uma experiência de compra mais positiva e completa.
3 ações para vender mais na sua campanha de Natal
Pois bem, além de se preparar com antecedência, entrar no clima natalino e desenvolver uma estratégia de marketing exclusiva para a data, selecionamos outras boas estratégias para vender mais no Natal que você pode aplicar no seu negócio. Confira:
1. Invista em mídia paga e segmentada de forma eficaz
Investir de forma estratégica em mídia paga é uma excelente maneira de aumentar o alcance da sua marca e das suas promoções e ações. E para ter eficiência tem que começar a campanha uns 2 ou 3 meses antes do período.
Entretanto, para que essa campanha tenha sucesso, ela deve ser cuidadosamente segmentada. Ou seja, é preciso que a sua campanha seja entregue para pessoas estratégicas. Assim sendo, quanto mais segmentada for a sua campanha de Natal, maior será a sua chance de alcançar o seu objetivo de conversão. Para fazer isso, saiba em quais mídias o seu público-alvo está presente e invista na segmentação dos anúncios via Google Ads e Facebook Ads, por exemplo.
- Para saber mais sobre o assunto, acesse: Como anunciar no Google Ads? Confira neste mini guia completo
2. Facilite a vida do cliente: aceite diversas opções e condições de pagamento
Você não quer que o consumidor acrescente os produtos no carrinho e desista de fazer a compra porque a sua loja aceita poucas formas de pagamento, não é mesmo? Por isso, lembre-se de que o seu objetivo é facilitar a vida do cliente nesse aspecto.
Além disso, lembre-se também de que nessa época do ano as pessoas estão, normalmente, mais dispostas a gastar. Afinal, o décimo terceiro cai na conta e o clima natalino toma conta.
Aproveite este momento favorável e ofereça diversas formas de pagamento para que isso não seja um empecilho aos consumidores. O uso de Pix, por exemplo, pode ser um grande diferencial para a sua loja garantir que o cliente feche o negócio naquele momento.
Porém, além do Pix, o pagamento via boleto bancário e a capacidade de aceitar diversos cartões de débito e crédito podem fazer a diferença para você aumentar as suas vendas no Natal.
- Confira também: O impacto do PIX no e-commerce
3. Aposte nos descontos progressivos e campanhas de frete grátis
Outras boas estratégias para vender mais no Natal estão relacionadas com o desconto progressivo e campanhas de frete grátis. Isso porque, como as pessoas estão mais dispostas a gastar, os descontos progressivos estimulam a compra de mais de um produto, aumentando o ticket médio do cliente. Com esse formato de oferta, quanto maior o valor da compra, maior o desconto que o consumidor irá receber.
Além disso, é possível estudar a possibilidade de oferecer Frete Grátis a partir de determinado valor de compra, já que essa estratégia também pode fazer com que o cliente opte por gastar um valor acima do planejado “simplesmente” para não pagar o valor do frete.
Coloque em prática essas estratégias para vender mais no Natal e garanta que o seu negócio termine o ano de forma positiva! E para ficar sempre por dentro das melhores dicas e estratégias para o seu negócio, acompanhe o nosso blog e não perca nenhuma novidade.
Fonte(s):
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