E-commerce

10 dicas para reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais

Você sabe como reduzir o abandono de carrinhos e lojas virtuais? Separamos 10 dicas que vão te ajudar a evitar o problema. Leia mais!

Por Nerdweb - Dia 07 de Janeiro de 2021 às 00:01

Reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais é um dos grandes desafios a serem vencidos por quase todo empreendedor, independente do nicho. Pare e pense: quantas vezes seu cliente encontrou seu site, escolheu os produtos, encheu o carrinho, mas não finalizou a compra?  

Essa realidade é mais comum do que se imagina. Segundo um estudo da Baymard Institute, há vários motivos para esse problema que vão desde o frete caro, dificuldade para fechar a compra pelo site, falta de variedade na forma de pagamento, entre outros.

Atenção: não pense que esse problema é exclusivamente do seu negócio. Muitas pessoas passam pela mesma situação, por várias razões. Por isso, preparamos esse artigo com 10 dicas para reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais a partir de estratégias de sucesso. Continue lendo e confira!

Como reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais?

Antes de conhecer quais são as ações que você pode fazer para reduzir o abandono dos carrinhos em lojas virtuais, é interessante entender quais são  as situações que levam os consumidores a desistir de uma compra.

Quem trabalha com vendas on-line precisa estar atento às melhorias constantes que devem ser realizadas no site, afinal, para cada empreendimento há cenários específicos como, por exemplo:

  • Precificação alta: o produto custa mais do que o cliente está disposto a pagar;
  • Entrega demorada ou frete com valor acima do esperado;
  • Site lento e com problemas de usabilidade e navegação;
  • Ausência de formas diversas de pagamento:
  • Avaliações negativas dos clientes;
  • Informações confusas: muita informação, erros de descrição, ausência de fotos ou excesso de recursos podem distrair o consumidor;
  • Indecisão, especificidades da jornada de compra e fatores externos.

1. Aposte em uma barra SSL visível

Uma das grandes dúvidas por parte que quem faz compras on-line é a segurança. É por isso que vale muito a pena destacar os certificados de segurança visíveis no site.  Ao instalar uma barra SSL no site com elementos visuais, o cliente entrará no seu site, verá o símbolo e perceberá muito mais facilmente que o site é seguro.

Ao apostar em elementos visuais na sua loja para reforçar que o seu domínio é seguro e que todos os certificados de segurança são válidos, a mensagem fica muito mais acessível para todos os visitantes, especialmente para os usuários mais leigos.

2. Exiba selos e certificações

Você sabia que selos e certificações  podem ajudar a reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais? Desde que sejam verdadeiras, essas evidências demonstram o quanto sua loja é confiável e isso pode fazer com que o cliente se sinta mais seguro na hora da compra. Não sabe quais informações destacar no seu site? Listamos abaixo algumas opções que podem te ajudar. Confira:

  • Certificados SSL de segurança;
  • Ícones de forma de pagamento verificadas;
  • Certificados antivírus e antimalware.

Um estudo do Baymard Institute revelou que 18% das pessoas abandonam os carrinhos por não confiar na página de inserção de dados do cartão de crédito. Portanto, não dê margem para que os seus clientes duvidem da sua credibilidade.

3. Use provas sociais verdadeiras

Sem dúvidas, depoimentos positivos e verdadeiros sobre uma experiência com o produto podem ajudar a reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais.  Por isso, faça questão de mostrar provas sociais verdadeiras.

As provas sociais são estratégias baseadas em experiências reais das pessoas com a sua marca. Quando as pessoas fazem uma avaliação positiva do seu produto ou serviço, recomendam sua loja e compartilham isso com outras pessoas, a influência é bastante positiva.

Quer boca a boca virtual mais eficiente do que gente falando bem do seu produto? Uma pesquisa. De acordo com uma pesquisa da Nielsen, 92% das pessoas tendem a confiar muito mais na marca a partir da recomendação de um amigo ou familiar.  Reflita sobre isso!

Além de oferecer um bom produto e divulgar o que as pessoas estão falando da sua marca, você também pode usar outros gatilhos de marketing para promover a sua marca. São eles:

  • Destaque dos produtos mais vendidos;
  • Investimento da moderação de canais em sites de avaliações como Reclame Aqui;
  • Destaque de menções na mídia, além de depoimentos de pessoas influentes e muito mais.

Independente da prova social escolhida, o importante é que você lembre do essencial: seja verdadeiro com as pessoas e invista na qualidade da sua entrega. Com isso, o consumidor não fica frustrado e as pessoas vão se conectar com sua marca de uma forma diferente. Fica a dica!

4. Reforce os direitos do consumidor e fale sobre a política de troca

O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor Brasileiro prevê que todo cliente tem direito à troca ou receber o dinheiro de volta, caso o produto esteja com defeito ou não seja satisfatório. 

Durante uma compra pela internet, muitas pessoas pensam em abandonar o carrinho na hora de inserir os dados do cartão de crédito ao pensar na dificuldade de devolver a mercadoria caso algo dê errado. 

Se você quer mostrar credibilidade, ganhar a confiança do cliente e ter uma loja virtual conhecida por esses atributos, insira informações relevantes sobre a política de troca de produtos e sobre a garantia de forma nítida e acessível. Não vale falar sobre isso no rodapé do seu site em letras minúsculas, ok?

É importante priorizar as informações que sanem as dúvidas dos compradores e explicar sobre o prazo para solicitar a troca, bem como as condições de devolução do produto e garantias  que sua loja oferece.

5. Siga padrões de cores confortáveis para os clientes

Você já deve saber disso, mas não custa reforçar que é importante que você contrate uma empresa profissional para desenvolver o seu site. Quando se trata da opção do carrinho de compras, então, essas precauções devem ser redobradas para que tudo funcione da melhor forma possível.

Há diversos estudos de psicologia do consumidor que apontam que certas cores despertam sensações mais agradáveis do que outras em quem as vê. A posição de cada um dos elementos também não deve ser aleatória, mas sim definida de acordo com o comportamento esperado em cada uma das páginas.

Portanto, peça para a sua equipe de desenvolvimento ou para a sua agência de marketing digital elaborar propostas que possam resolver esses gargalos, reduzindo as chances de que o consumidor deixe de lado a compra por não confiar naquilo que está visualizando.

6. Priorize: mobile friendly e site ágil

Quanto mais lento o seu site for, maiores são as chances do visitante fechar a aba e fazer a compra no site do seu concorrente. Investir em uma boa velocidade de carregamento do site para o seu site é uma estratégia com eficiência comprovada na hora de reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais.

Não é por acaso que esse é um dos fatores de ranqueamento considerados pelo Google e que existem ferramentas como a PageSpeed Insights que são uma “mão na roda” para desenvolvedores que desejam melhorar esse aspecto em um site tanto na versão desktop quanto na versão mobile.

O conceito mobile friendly, por sua vez, é essencial para qualquer cenário, afinal, engloba uma série de fatores que juntos proporcionam uma melhor experiência para o consumidor e, consequentemente, ajudam a reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais.

Ao construir um site que se adapta ao smartphone, carrega fácil, não trava e contém todas as informações necessárias para que qualquer pessoa consiga comprar a um clique de distância, o caminho da conversão fica mais próximo da realidade. Inclusive, investir em mobile friendly é uma forma de melhorar o tráfego do seu site e  atrair mais visitantes  para seu e-commerce.

7. Invista em opções de pagamento variadas

Prezar pela comodidade do cliente  é a palavra-chave para vender mais na internet. A ideia de uma compra on-line é facilitar a vida e não complicar mais, caso contrário, essa pessoa certamente buscaria um método mais convencional, não acha?

Entender o perfil do seu público e oferecer mais de uma opção de pagamento. Quanto maior a variedade de formas de pagamento, melhores são as chances de absorver clientes. Para definir qual é a melhor opção para os perfis de pessoas que seu negócio atende, vale estudar os hábitos dos seus compradores.

No caso do e-commerce, por exemplo, a inclusão de sistemas de pagamento instantâneo como PIX e PayPal, além dos cartões de crédito e/ou boleto já virou tendência.  O PIX para e-commerce é uma atualização mais recente, mas que permite que a transação seja processada a qualquer momento do dia e, portanto, contabilizada na hora. Ou seja, mais agilidade no processamento do pedido e da sequência na linha de operação.

Afinal, como as diversas formas de pagamento podem ajudar a reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais? A resposta é intuitiva: maiores possibilidades de efetivar uma compra nas condições que são mais favoráveis para cada pessoa.

8. Ofereça mais de uma opção de frete

Você provavelmente já deve ter ouvido uma pessoa comentar: amei o produto, mas com o preço do frete, até desisti da compra. Acertamos? 

Acredite: esse caso não é isolado. A falta de opções de frete por diferentes transportadoras ou até mesmo o valor elevado do frete é comprovadamente um fator que faz com que as pessoas adiem ou cancelem a compra mesmo. 

Por isso, oferecer mais uma opção de frete, seja pelo serviço dos Correios ou por transportadoras parceiras pode ser muito vantajoso, já o consumidor tem mais liberdade para optar pelo que se encaixa melhor no orçamento e também pode escolher o que é mais vantajoso em relação à data de entrega, por exemplo.

9. Invista em benefícios para os clientes

Cupons de desconto na primeira compra, oferecer um bom atendimento no momento pré e pós-venda, investir em programas de fidelização ou criar promoções personalizadas para os seus clientes de acordo com o perfil de compra deles no e-commerce são algumas das vantagens que você pode proporcionar  para quem compra seus produtos.

Contudo, muito além de atrair as pessoas para sua loja virtual com descontos, existem estratégias que não só ajudam a  reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais, mas também ajudam as pessoas a se conectar com o que você faz por outras razões como: cuidado no atendimento e na entrega, relacionamento próximo, propósito e muito mais.

Para 2021, algumas tendências do mundo dos e-commerces  estarão ainda mais fortes. 

Entender o que o cliente busca e oferecer uma experiência vantajosa que considera desde o atendimento inicial da marca até a coleta de feedbacks do produto no pós-venda é um caminho para ouvir o consumidor, criar uma relação mais verdadeira com ele e assim, investir em ações inteligentes para reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais.

10. Simplifique o processo de checkout

O que diferencia experiências positivas e negativas na hora da compra? Se você quer reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais, priorize a agilidade que as vendas na internet existem, sem perder a qualidade da oferta.

No início, essa missão pode até parecer impossível, mas aos poucos, é possível chegar lá. Uma estratégia boa e simples é simplificar o processo de checkout. Afinal, preencher longos formulários com muitas informações é algo que pode demorar e muita gente abandona o carrinho por preguiça ou por não achar necessário  preencher tanta coisa.

Você pode não acertar todos os ajustes no processo de checkout, mas separamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar essa situação:

  • Faça testes;
  • Converse com alguns clientes para entender a visão deles com o processo de checkout do seu site;
  • Busque referências;
  • Faça análises do comportamento do cliente e acompanhe as tendências;
  • Invista na experiência do usuário, sempre pensando em facilitar o processo.

Em resumo: para reduzir o abandono dos carrinhos em lojas virtuais, não complique mais o processo.  Em terra de internet, as pessoas querem soluções imediatas e quanto mais burocrático o processo, menor a chance de conversão. 

11. Utilize o e-mail marketing para reconquistar o cliente

A jornada do consumidor é dinâmica e para cada perfil de pessoa, existem fatores que podem determinar o avanço ou abandono do carrinho. Porém, nutrir um bom relacionamento com os visitantes e clientes do seu e-commerce tem eficácia para reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais.

Afinal, além de promoções exclusivas e conteúdos de interesse do potencial cliente, você pode utilizar o e-mail marketing com outros conteúdos visando reconquistá-lo e ganhar sua confiança.

Antes de utilizar essa estratégia, é importante certificar-se de alguns detalhes como: confirmação do cliente para receber os e-mails, estágio da jornada de compra da pessoa que recebe os e-mails, segmentação eficiente da base de e-mails a partir de análises e evidências do comportamento no e-commerce e claro: estudo constante sobre a solução que você pode entregar para resolver o problema da persona e estimular a conversão de forma estratégica.

Outra dica para reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais com o e-mail marketing é apostar nas estratégias de remarketing com a ferramenta do Google Ads. Na prática, esse recurso ajuda a entender o comportamento de navegação do usuário, o tempo de permanência em cada página, as páginas mais visitadas e outras informações.

Para reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais, lembre-se:

Reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais é uma tarefa árdua e depende de um conjunto de soluções integradas. Bons especialistas em marketing para e-commerce podem te ajudar a entender melhor as especificidades do seu negócio e fazer uma análise completa de pontos que você pode melhorar.

Os resultados são construídos com o tempo e não basta apenas oferecer descontos ou proporcionar soluções imediatistas para seus clientes se você ter almeja ter uma estratégia de relacionamento e conversão a longo prazo na sua loja virtual.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você que deseja reduzir o abandono de carrinhos em lojas virtuais.

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