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O que é remarketing? Conheça essa importante estratégia de marketing digital

O mundo digital proporciona uma série de possibilidades que antes seriam impensáveis nas lojas tradicionais. Dentre elas, uma técnica que você ...

Por Francis Trauer - Dia 10 de Jan de 2019 às 19:01

O mundo digital proporciona uma série de possibilidades que antes seriam impensáveis nas lojas tradicionais. Dentre elas, uma técnica que você precisa conhecer é o chamado “remarketing”. Você sabe o que ele significa? Se a sua resposta foi um “não”, você precisa considerar essa possibilidade para o seu e-commerce.

O remarketing pode ser considerado como uma das ferramentas mais eficientes da atualidade. Se você navega em sites de comércio eletrônico, certamente já se deparou com ela, mesmo que ainda não saiba ao certo como funciona. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse recurso integrado ao Google Ads?

O que é remarketing?

Remarketing é uma ferramenta do Google Ads que permite identificar os usuários que passaram pelo seu site em um determinado período, oferecendo a eles, via exibição de anúncios, novas oportunidades para que voltem à sua página, muitas vezes diretamente em ofertas específicas. A técnica hoje é amplamente empregada pelas principais lojas virtuais do país.

Experimente navegar em um e-commerce grande do país. Note que, depois de algumas horas, ao acessar outras páginas, os anúncios exibidos serão, em grande parte, do site que você já visitou. Além disso, em muitos casos os banners exibem ainda links diretos para produtos específicos que você tenha visitado.

Essa assertividade na exibição de anúncios resulta em um potencial enorme de que o cliente volte àquela página e faça uma compra. A grande vantagem desse tipo de estratégia é que a exibição de anúncios deixa de ser um tiro no escuro, ou seja, você sabe que, de alguma forma, aquelas pessoas que estão vendo os banners se interessam (ou já se interessaram) pelos produtos que você comercializa.

Como o remarketing funciona?

O remarketing é uma prática conhecida também como retargeting. Via Google Ads, é possível oferecer ao visitante a opção de gravar um cookie em seu navegador. É de suma importância que você avise os usuários, via mensagem na tela inicial, que a política do seu site prevê esse tipo de comportamento. A maioria dos usuários não vê problemas em aceitar a gravação de cookies.

A partir desse cookie, que fica salvo no navegador, o sistema de exibição de anúncios do Google Ads dará prioridade para a exibição de conteúdo que tenham relação com os cookies salvos. É justamente aí que entram em cena as sugestões de anúncio para a sua página ou mesmo para um produto específico que tenha sido visitado por ele.

Outra vantagem desse método é a possibilidade de definir o prazo do cookie. Você pode exibir anúncios com prazo de validade de 24 horas ou de uma semana. Tudo depende da estratégia que você prevê para o remarketing dos seus produtos. A constante lembrança de marcas e produtos que foram visualizados resulta em um retorno frequente do usuário ao site para finalizar a compra – ou mesmo para buscar produtos similares.

Exibição também nas páginas de busca

Os banners não são apenas a única maneira de se aproveitar do remarketing via Google Ads. Existe também a possibilidade da sua loja aparecer melhor ranqueada nos resultados de busca daquele usuário. O segredo, novamente, é o cookie que fica salvo no navegador. Ele faz com que os seus anúncios sejam priorizados por um determinado período, o que significa que você não perderá aquele cliente de vista tão cedo.

O remarketing pode ser considerado uma estratégia matadora para “carrinhos abandonados” – aquelas compras que são deixadas de lado na última hora por uma série de razões. Como um determinado produto volta a ser oferecido para o cliente com maior frequência, as chances de que ele finalmente se convença e conclua a compra são muito maiores.

Por fim, as técnicas de remarketing podem ser utilizadas como uma tática de branding, na qual o alto índice de exposição a uma determinada marca auxilia o consumidor a se lembrar com mais facilidade de sua existência. Lojas que ainda não têm o seu nome consolidado junto ao público podem usar essa estratégia para se tornarem mais conhecidas, enquanto as grandes lojas podem ser mais assertivas, direcionando o consumidor diretamente para um produto recém-visitado.

Para decidir qual é a melhor estratégia em cada caso, não deixe de conversar com os profissionais de marketing digital da Nerdweb. Nós disponibilizamos a infraestrutura completa para atender às suas necessidades, de forma que a sua empresa obtenha os melhores resultados possíveis.

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