E-commerce

Como aumentar o tráfego com novas visitas no meu e-commerce

Quer saber sobre como aumentar o tráfego no e-commerce? Neste artigo, você terá um conteúdo exclusivo para aprender a fazer isso. Em tempos qu...

Por Francis Trauer - Dia 23 de Sep de 2020 às 00:09

Quer saber sobre como aumentar o tráfego no e-commerce? Neste artigo, você terá um conteúdo exclusivo para aprender a fazer isso.

Em tempos que as compras pela internet estão cada vez mais em alta — mais de 74% dos brasileiros preferem comprar online segundo uma pesquisa do NZN Intelligence — investir na experiência do cliente faz toda a diferença no sucesso do seu e-commerce.

Você concorda que o visitante merece comodidade, segurança e rapidez na hora de comprar a um clique de distância e além disso quer aumentar o tráfego de visitas no e-commerce?

Neste texto vamos falar sobre 6 passos que vão te ajudar a aumentar o tráfego do e-commerce do seu negócio. Confira!

1.Para aumentar o tráfego no e-commerce, invista em uma boa velocidade do seu site

O seu site demora mais de 2 segundos para carregar? Temos uma má notícia: quase de 50% dos visitantes desiste de esperar a página carregar e sai do site como revela um estudo da Kiss Metrics.

O Google concorda, viu?! Afinal, a velocidade de carregamento do site no desktop e no mobile é um dos principais fatores de ranqueamento do buscador.

Por isso, para aumentar o tráfego no seu e-commerce, busque especialistas que entendem do assunto. Abaixo você confere algumas ações práticas que podem auxiliar  nesse processo:

  • Verifique a qualidade e o suporte de acessos da hospedagem do seu servidor;
  • Certifique-se que  o certificado de segurança SSL do seu site é válido;
  • Otimize o armazenamento o cachê do seu site;
  • Teste a velocidade do seu site.

No caso da última ação, recomendamos que você use a ferramenta Think With Google. Você só precisa inserir o domínio do seu site e o Google gera um relatório com dicas personalizadas para o seu caso. 

2. Ofereça uma boa experiência para o mobile

85% dos brasileiros já fizeram compras pelo smartphone segundo pesquisa realizada pela  Panorama Mobile Time.

Ou seja, investir em uma boa experiência no mobile é o mínimo esperado pelo seu próximo cliente.

Uma dica para colocar isso em prática é apostar nas aplicações Mobile First ou Mobile Friendly, nesse caso, o desenvolvimento do e-commerce na versão para mobile é prioridade.

Ao criar um e-commerce nessas condições, o seu futuro cliente terá uma navegação mais agradável e isso pode influenciar bastante na decisão de compra.

Os benefícios da otimização também são muito evidentes para o posicionamento do seu e-commerce no Google. 

Desde 2016, o buscador considera as páginas da versão mobile para indexação. Portanto, cuidar da otimização do site é um bom caminho para aumentar o tráfego no e-commerce.

3. Faça SEO para seu e-commerce

Nos dois tópicos anteriores, falamos sobre alguns fatores de rankeamento que são importantes para alcançar uma boa posição no Google para sua empresa.

Não tem com abordar o assunto ranqueamento sem destacar a importância das estratégias de SEO para otimização do seu site.

As técnicas de SEO são muito variadas e independente do tipo de site, a principal vantagem da otimização é aumentar o número visitas no site de forma orgânica.  Se você quer aumento do tráfego no seu e-commerce, já coloque essa tarefa como prioridade máxima!

A seguir, vamos destacar algumas ações práticas que podem ajudar na otimização. 

Invista em um blog com conteúdo relevante

Antes de encher o carrinho no seu e-commerce, as pessoas buscam informações sobre o seu produto, acredite. 

Criar um blog especializado com conteúdos relevantes é uma estratégia  muito interessante tanto para reforçar a autoridade de mercado da sua marca quanto para atrair novos visitantes que estão buscando por assuntos relacionados ao seu produto.

Um planejamento de conteúdo atrelado às boas práticas de SEO pode aumentar o tráfego de e-commerce. 

É possível utilizar ferramentas especializadas para descobrir quais são as palavras-chave mais pesquisadas pelo seu público e mapear os temas que estão em alta na internet para produzir conteúdo para o blog que sejam realmente relevantes para o seu público.

Nomeie as imagens do jeito certo

O seu e-commerce é uma vitrine virtual que precisa ser tão bem cuidada quanto as vitrines de uma loja física. 

Sendo assim, use e abuse das técnicas de marketing sensorial e invista em imagens de qualidade para exibir seus produtos nos melhores e mais detalhados ângulos.

Na hora de salvar as fotos, nomeie os arquivos de forma explicativa. Afinal, os robôs do Google identificam as fotos por meio da leitura e não da visualização. 

Digamos que sua loja virtual é especializada em artigos de pet shop. Você pode nomear as fotos de uma coleira como coleira-para-cao.jpg em vez de um nome aleatório. 

A dica é simples, mas faz toda a diferença. Pode apostar!

Faça descrições completas dos seus produtos

Nas compras pela internet, seu cliente não poderá cheirar, tocar e ver de perto o produto. Por isso, nada de economizar nos detalhes na hora de criar uma  descrição do que você está vendendo. 

Uma descrição de sucesso pode aumentar o tráfego do site e convencer as pessoas a fechar a compra. Fizemos um checklist muito útil para dar um up nas suas descrições. Veja:

  • Crie uma descrição que cativa, destacando os pontos positivos do seu produto;
  • Destaque os benefícios do produto com bastante clareza. Mostre o que é, como serve, por que usá-lo e quais são os diferenciais;
  • Detalhe as medidas exatas do produto, acrescente fotos em diferentes tamanhos e ângulos e coloque as informações mais importantes;
  • Antes de escrever as descrições, pesquise as palavras-chave e faça uma busca na concorrência. Sua descrição precisa ser melhor e com a boa aplicação das palavras-chave, mais bem ranqueada.

Lembre-se: uma descrição boa é aquela que encanta desde a primeira linha, é útil e explica de forma simples tudo o que o cliente quer saber sem que ele precise acionar um canal de atendimento.

4. Invista em provas sociais

Você pode fazer uma descrição maravilhosa nos produtos do seu e-commerce  e ser encontrado pelo seu cliente ideal, mas saiba que nem sempre ele vai finalizar a compra de primeira após ler suas belas palavras.

As pessoas gostam de trocar experiências e pesquisam (de verdade) o que amigos, conhecidos ou outros clientes estão falando da sua marca. Neste contexto, investir nas provas sociais e destacar as avaliações do produto no seu e-commerce é usar um gatilho de persuasão para transformar seu visitante em cliente.

Destacar uma prova social consiste em expor o depoimento de clientes, influenciadores e parceiros  sobre o que você está vendendo.

Além dos reviews, outro exemplo interessante da prova social é destacar os selos de qualidade e certificações ligadas ao seu produto de forma visível (geralmente, perto da descrição).

5. Crie estratégias para fidelizar e beneficiar seu cliente

“Tenho um cupom de desconto para você”.

Que cliente não gosta de ouvir essas palavras mágicas?

Se você já tem um campo de assinatura da newsletter ou outro Call To Action (CTA) que direciona o cliente para uma base e-mails, utilize o cadastro dos clientes para se relacionar com eles e enviar promoções exclusivas, bem como códigos promocionais.

Como é possível analisar o comportamento dos visitantes no seu site por meio de ferramentas como Google Analytics, você pode usar esse recurso para mapear o histórico de navegação do cliente e bolar estratégias de relacionamento e promoções exclusivas com base nas preferências dele.

Gostou da ideia? Separamos algumas dicas extras para te inspirar a movimentar seu e-commerce com ações nesse estilo:

  • Promova sorteios;
  • Ofereça cupons em datas comemorativas;
  • Crie cupons de desconto para a primeira compra no seu e-commerce;
  • Defina uma estratégia de relacionamento personalizada para se comunicar com os visitantes do site conforme seus interesses.

6. Faça vídeos de demonstração do produto e exiba nas suas redes sociais

Naturalmente dinâmico, o vídeo é um formato que permite que você mostre como o produto funciona de forma lúdica, simples e realista.

Na dúvida sobre as vantagens desse recurso? Listamos as principais. Confra:

  • Com o vídeo, é possível mostrar seu produto em detalhes;
  • Os vídeos são campeões de engajamento nas redes sociais;
  • Com os vídeos, é possível passar todas as informações de forma prática;
  • Vídeos que mostram o produto na prática são mais reais e aumentam a credibilidade do e-commerce e das redes sociais do seu negócio.

Tudo certo para aumentar o tráfego no e-commerce?

Agora que você já sabe alguns macetes para aumentar o tráfego no e-commerce, vale pensar em outros pontos complementares como oferta de diversas opções de pagamento,  garantia de compra segura (temos um artigo sobre segurança em e-commerces)  e atendimento personalizado ao cliente.

Aumentar o tráfego no e-commerce é um trabalho que exige uma série de boas práticas conjuntas até mesmo para gerar tráfego qualificado para sua loja virtual, ou seja: visitantes que entram no e-commerce e de fato, fazem um passeio nas categorias e chegam até o tão cobiçado checkout.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você repensar sua estratégia e consiga vender mais online.

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